Carreira

Como lidar com pessoas de personalidade forte?

Equipe Aspectum
14/12/2022
Como lidar com pessoas de personalidade forte?

Provavelmente, em alguns momentos da nossa vida, vamos ter de lidar com pessoas de personalidade forte ou alguma pessoa que pense diferente de nós. Em muitas ocasiões, será possível optar por não se envolver ou se relacionar com esses indivíduos, mas o local de trabalho não é um deles. Todos os colaboradores que fazem parte de uma empresa têm as suas aptidões profissionais, bem como as suas características individuais. Muitas vezes, essas personalidades distintas podem beneficiar o negócio e tornar o trabalho mais produtivo.

Entretanto, também existem aqueles casos mais desafiadores, em que a pessoa tende a dificultar o trabalho e até mesmo desmotivar o time. Nesse contexto, quando se instala um problema de convivência no ambiente profissional, todos saem perdendo. O RH precisa saber lidar com esse tipo de personalidade, extraindo o melhor do colaborador e ajudando-o a se integrar no time, se for preciso.

Confira nossas dicas de como fazer isso da melhor forma possível para a organização e todos os envolvidos!

Procure entender a situação da perspectiva do outro

Antes de começarmos, responda a uma pergunta: o que é uma pessoa com personalidade forte? Muitos leitores, certamente, vão dizer que se trata de um indivíduo que não ouve a opinião dos outros, que têm dificuldade de seguir regras que não são as suas e que pode ser bastante competitivo.

Entretanto, se analisarmos essas características por outra perspectiva, vamos encontrar uma resposta mais interessante: são pessoas esforçadas, habilidosas e focadas, que gostam de liderar. Elas gostam do embate e do desafio, estando sempre em busca de uma solução.

A partir desse exemplo, pode ser possível fazer o famoso exercício da empatia, ou seja, se colocar no lugar do outro. O profissional responsável pelo RH de uma empresa deve, mais do que os outros, estar pronto para ouvir todos os lados de uma questão e buscar enxergar as situações pelas mais diversas perspectivas.

Então, antes de suspirar quando tiver que lidar com uma pessoa de personalidade forte, lembre-se de que ela tem a sua própria verdade, assim como todos os membros da equipe — mas tem também mais disposição para defender o próprio ponto de vista, o que pode ser positivo. Daí a importância de entender esse tipo de personalidade e usar isso em favor de todos.

Características de uma pessoa com personalidade forte

Pessoas com esse tipo de personalidade, geralmente, são ousadas, intimidadoras e diretas. Elas possuem opiniões convincentes. Contudo não são arrogantes. Além disso, possuem a habilidade de defender os seus argumentos, pois costumam ter discursos bem preparadores e coerentes.

Porém, toda a franqueza e a objetividade desse profissional podem ser entendidas como grosseria. O que, via de regra, pode gerar um sentimento de insatisfação entre os colegas.

Saiba como esse tipo de personalidade influencia no ambiente de trabalho

Como dissemos, a pessoa com personalidade forte pode, sim, oferecer vantagens para o ambiente corporativo, desde que se saiba aproveitar tudo o que um colaborador com essas características pode oferecer.

Como o profissional com esse perfil não tem tempo a perder, não gosta de ficar “enrolando” e nem fica escolhendo as palavras é facilmente mal interpretado, podendo ser querido por uns, mas hostilizado por outros.

Entenda como lidar com pessoas de personalidade forte

Já que estamos falando de ambiente de trabalho, precisamos ter em mente que estamos lidando com pessoas de diferentes culturas, diferentes níveis sociais, diferentes crenças, entre outras.

Nesse contexto, se você percebe que está lidando com uma pessoa difícil, o primeiro passo é identificar quais comportamentos desse colaborador geram conflito. Em seguida tentar entender o motivo pelo qual ele tem esses comportamentos e, assim, poder administrar as situações de conflito sem participar dele.

Não levar as coisas para o lado pessoal

Você pode estar pensando que na teoria é fácil, mas, na prática, pode ser complicado. O desafio, no entanto, é justamente iniciar uma conversa, buscando ver o problema de fora, mas com empatia.

Isso acontece porque, no geral, pessoas consideradas difíceis não estarão facilmente dispostas a ouvir feedbacks e a ceder. É aí que o profissional de RH precisa defender um lado da empresa ou encontrar um meio-termo, pelo menos.

Todos nós conhecemos a importância de não levar diálogos de ordem profissional para o lado pessoal. Mas isso pode ser difícil quando a pessoa tem bons argumentos e escolhas de palavras, além de pouca paciência. Isso pode diminuir as suas ideias para defender as dela.

A nossa dica, nessas situações, é manter o equilíbrio emocional e a postura profissional e, ao perceber que o colaborador está começando a se exceder, sugerir que a conversa continue em um outro momento, com um novo direcionamento.

Entenda a melhor forma de dar feedbacks

É essencial ter em mente o seguinte. Quando chega o momento de dar um feedback, seja bom, seja ruim, você precisa ser bem descritivo. Isso quer dizer que é preciso explicar a situação, descrevendo o comportamento que gerou o problema e o impacto disso tanto para a empresa quanto para o profissional e a equipe da qual ele faz parte.

O importante é não focar na pessoa, não criticar diretamente e trazer um feedback construtivo que permita à pessoa buscar de fato melhorar.

Ajude a pessoa a controlar o temperamento

Se você trabalha no setor de Recursos Humanos, certamente tem uma grande aptidão para lidar com as pessoas, independentemente de suas personalidades. Por isso, vale a pena usar os seus conhecimentos para tentar ajudar essa pessoa com personalidade forte a controlar o seu temperamento explosivo e até mesmo a sua postura intimidadora.

Como dissemos, por trás de atitudes mais difíceis, costumam existir pessoas muito inteligentes, capazes e apaixonadas pelo trabalho que fazem na empresa — caso contrário, elas não defenderiam as suas ideias com tanto envolvimento e afinco.

Vale lembrar que o seu trabalho com a equipe é ajudar na performance e na satisfação geral do time, manter uma cultura de diálogo aberto e influenciar mudanças comportamentais, e isso independe do perfil de cada colaborador.

Evite confrontos

A melhor forma de se posicionar para lidar com conflitos entre os colaboradores é investir no amadurecimento do seu time. Uma excelente alternativa é disponibilizar bons treinamentos e cursos para ajudá-los a se desenvolver e consequentemente ter mais maturidade. Além disso, o poder de comunicação da equipe de RH precisa ser relevante. Afinal, com uma boa comunicação é possível desenvolver o time com foco nos objetivos a serem alcançados. Logo, quanto mais o feedback for claro, mais resultados serão obtidos.

Use a inteligência emocional ao seu favor

Um grande sinal de inteligência emocional é descobrir como a outra pessoa afeta você e, a partir daí, traçar estratégias para lidar com ela. Um profissional de RH dentro de uma empresa, por exemplo, pode buscar entender porque esse indivíduo age de determinada maneira e como será preciso responder a partir disso. Em outras palavras é saber administrar melhor as emoções de todo o time no ambiente de trabalho.

Quando o profissional se posiciona com uma segurança inabalável, que deixa até o RH mais preparado sem argumentos, uma boa alternativa é estudar mais sobre o assunto antes de iniciar a conversa. Ao querer que esse colaborador ceda em relação a um projeto, por exemplo, conheça o projeto a fundo, a participação de cada profissional, as possíveis consequências e outras possibilidades.

Ou seja, busque as principais características dessa personalidade forte, descubra como ela pode fragilizar você e se fortaleça antes, a partir da sua inteligência emocional.

Tenha autocontrole

O ambiente corporativo exige que saibamos lidar com os mais diferentes tipos de personalidade, certo? Contudo, antes de saber como lidar com os outros, é fundamental saber lidar com as nossas próprias emoções. Ou seja, o autoconhecimento é a base da inteligência emocional, pois nos ajuda a não projetar as nossas próprias frustrações no outro. Nesse sentido, quando nos conhecemos, fica mais fácil controlar as emoções.

Conte com suporte especializado

Nem sempre o setor de RH consegue lidar sozinho com a diversidade de um time, especialmente quando falamos sobre as empresas que têm em seu quadro de funcionários centenas de colaboradores. É possível perceber que essa pluralidade é bastante falada e incentivada atualmente, mas poucas são as organizações que estão 100% preparadas para tal cenário.

Por isso, contar com o suporte de uma empresa especializada em treinamentos comportamentais corporativos faz toda a diferença. Assim, é possível desenvolver o melhor de cada talento, lidar com a diversidade de perfis e de personalidades no time e, assim, melhorar a performance organizacional.

Lidar com pessoas com personalidade forte pode ser um grande desafio. Contudo, especialmente dentro do ambiente corporativo, elas também podem se tornar uma excelente fonte de aprendizagem, principalmente para o setor do RH. Afinal, assim como na vida, lidar com o morno não nos oferece o estímulo suficiente para crescermos.

Do ponto de vista profissional, esses colaboradores vão fazer com que você saia da sua zona de conforto, se questione, trabalhe a sua empatia e fortaleça a sua inteligência emocional.

Portanto, podemos concluir que todo ambiente corporativo é composto por pessoas das mais diferentes personalidades. Quando é preciso lidar com um colaborador que apresenta um perfil mais difícil, que gera conflitos entre os membros da equipe, o desafio pode parecer maior.

Porém, quando lidamos com essas pessoas com empatia e entendemos que pessoas são seres humanos, descobrimos o que é necessário para formar um time de sucesso.

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