Comunicação

7 benefícios de uma boa comunicação interna na empresa!

7 benefícios de uma boa comunicação interna na empresa!

A comunicação interna na empresa é um assunto que abrange uma série de aspectos e ações fundamentais para tornar a transmissão de mensagens estratégicas entre os colaboradores de uma organização muito mais simples e assertiva.

Sendo assim, é imprescindível contar com alguns elementos como o alinhamento entre os objetivos da equipe, o fortalecimento da cultura organizacional e o índice de satisfação dos funcionários em relação à empresa.

A importância da comunicação no ambiente de trabalho

Portanto, separamos alguns dos maiores benefícios que uma boa comunicação interna pode gerar. Quer saber mais? Então acompanhe a leitura do artigo para conferir!

1. Fortalece a cultura da empresa

Cada organização tem seu modus operandi e é exatamente isso que ajuda o consumidor a diferenciar uma marca de outra na hora de tomar uma decisão de compra.

No entanto, fortalecer a cultura de uma empresa é uma tarefa que exige muita dedicação e necessita de bastante investimento, principalmente em treinamentos e atividades em grupo, pois são ótimas oportunidades de aprimorar as habilidades dos colaboradores e melhorar a comunicação interna de acordo com os valores e princípios da empresa.

2. Reduz a taxa de rotatividade

Empreendimentos que prezam por uma boa e efetiva comunicação interna tendem a reduzir significativamente a taxa de rotatividade dos colaboradores. Isso significa que, quando os profissionais trabalham em um ambiente em que há entrosamento entre a equipe, independentemente do cargo, eles se sentem muito mais satisfeitos em "pertencer" à organização.

Outra consequência direta é que eles passam a trabalhar mais motivados, aumentando a produtividade da empresa e trazendo melhores resultados diante do mercado em que ela atua.

Quando os funcionários sabem se comunicar e sabem que os líderes e gestores se comunicam abertamente com o time, não há motivos internos para que queiram se desligar da organização e procurar outra que os valorize mais, por exemplo.

3. Melhora o clima organizacional

Existem diversos fatores que influenciam o clima da empresa de maneira positiva ou negativa. O nível de satisfação dos funcionários é um dos principais deles.

Além disso, a valorização profissional, a interação com os colegas de equipe, o plano de comunicação interna e as políticas da empresa também têm grande impacto nesse aspecto.

Uma equipe que se identifica com a organização e, ainda, é estimulada a agir de forma cooperativa e manter boas relações interpessoais, fará questão de lutar pelos objetivos propostos e vestir a camisa da empresa.

Sendo assim, é importante que os gestores responsáveis pela comunicação interna atuem de modo que se reduza a distância entre os departamentos, já que isso resultará em uma equipe muito mais sintonizada e fortalecida.

Certamente, um bom clima em seu ambiente interno é um elemento que pode impactar positivamente os resultados da empresa, não é verdade? Afinal, um espaço harmônico e saudável é muito mais estimulante do que um local de extrema competitividade e falta de comunicação.

4. Melhora a resolução de problemas

Quando a equipe não fala a mesma "língua", existem muito mais chances de que ocorram problemas por causa de falhas e equívocos na comunicação entre os colaboradores.

Além disso, uma comunicação interna ineficiente torna ainda mais difícil que o time chegue a um consenso na hora de solucionar os problemas do dia a dia da empresa. Por isso, é fundamental investir em ações para estimular o engajamento e alinhar a comunicação, como treinamentos que simulam situações cotidianas.

Dessa forma os funcionários têm todo o tempo necessário para se conhecerem melhor e descobrirem como podem chegar a uma boa solução juntos, com a vantagem de que a organização não corre os verdadeiros riscos que aquela ocorrência geraria se fosse real.

5. Fornece feedback para mudanças

A capacidade de se comunicar com transparência, profissionalismo e respeito para com os próximos é uma virtude e deve ser estimulada entre os funcionários a fim de que a comunicação interna na empresa seja melhorada.

Somente dessa forma é que os membros da equipe podem trocar feedbacks entre si de forma que realmente gerem mudanças positivas dentro da organização e os faça crescer profissionalmente.

6. Evita conflitos entre os membros da equipe

O grande desafio para muitos gestores de empresas não é evitar conflitos entre entre colaboradores, mas sim desfazer rixas já estabelecidas por conta de diferenças não resolvidas.

O fato é que ter diversas pessoas com personalidades, comportamentos e culturas diferentes trabalhando juntas no mesmo espaço físico por um terço do dia, cinco vezes por semana, é o ambiente propício para que eventualmente aconteçam divergências e desentendimentos.

O problema é que quando não há uma boa comunicação interna na empresa, as pequenas diferenças que poderiam ser resolvidas com uma simples conversa, transformam-se em boatos e fofocas que, por sua vez, dão início a sérios conflitos entre os membros da equipe.

Uma dica útil para evitar esse tipo de problema é estabelecer um canal de comunicação no qual as informações e dados de todos os setores fiquem disponíveis de maneira transparente, eliminando margem para qualquer tipo de conspiração entre os colaboradores.

7. Aumenta a produtividade da equipe

O aumento da produtividade da equipe é apenas uma consequência quando a comunicação interna da empresa é profissional, clara e eficiente. Colaboradores trabalhando juntos, com objetivos alinhados entre si, tendem a trabalhar juntos para alcançar o que lhes foi proposto.

Agindo desse modo, também é possível poupar atrasos nos projetos por falta de integração entre os funcionários e evitar erros que possam afetar o ritmo da organização e até mesmo interferir nos prazos e gerar prejuízos.

Vale lembrar que investir na educação organizacional é o melhor caminho para melhorar a produtividade e otimizar a forma como os empregados se comunicam.

Como você pôde conferir neste artigo, a comunicação interna na empresa gera um grande leque de vantagens tanto para a organização quanto para cada membro que compõe a equipe. Além disso, mostramos como ações e medidas simples, como o investimento nas capacidades dos profissionais, podem aumentar a satisfação dos funcionários e incentivar seu engajamento.

Agora que você já conhece os maiores benefícios que uma boa comunicação interna na empresa pode gerar, não deixe de conferir também o nosso artigo sobre por que é tão importante aplicar uma pesquisa de clima organizacional!

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