Cultura Organizacional

Pilares das Trilhas de Aprendizagem

Pilares das Trilhas de Aprendizagem

Uma característica marcante das trilhas de aprendizagem como treinamento empresarial é a variedade de fontes de aprendizagem que se consegue explorar. Com elas, você pode aprimorar ainda mais a retenção de aprendizado dos profissionais e tem um conhecimento a mais aplicado no seu negócio. Esse conhecimento é bem comum nas instituições de ensino e na educação corporativa.

Por essa razão, neste texto você vai saber o que são trilhas de aprendizagem, quais são os seus principais pilares e ainda vai conhecer os resultados esperados nas empresas. Boa leitura!

O que são trilhas de aprendizagem?

As trilhas de aprendizagem são sequências de atividades complementares entre si. Dessa forma, o caminho do desenvolvimento torna-se mais diversificado e muito mais fácil.

Dependendo do nível da habilidade que deve ser capacitada, ao utilizar trilhas, você divide o ensino em materiais e módulos complementares a fim de reter e de potencializar o aprendizado do funcionário, em vez de lançar todo o conteúdo de uma vez só. Já imaginou como isso pode ser bom? Começar a estudar um conteúdo e se deparar com uma sequência de materiais complementares e de treinamento que deve seguir?

As trilhas de aprendizagem possibilitam que os investimentos em educação empresarial gerem mais retorno para o negócio. Afinal, os treinamentos são focados nas reais necessidades de cada profissional e desenvolvem atitudes, habilidades e competências que aumentam sua produtividade dentro do cargo.

Quais são os principais pilares das trilhas de aprendizagem?

A flexibilidade é a primeira característica das trilhas de aprendizagem. É possível trabalhar com soluções de aprendizagem elegíveis e com as obrigatórias. No caso de trilhas eletivas, os funcionários são incentivados a serem protagonistas de seu desenvolvimento, sendo que essa é uma das principais competências hoje em dia.

O conceito de experiência completa de aprendizagem é a segunda característica das trilhas. Elas são desenhadas com base no pré e nos pós-treinamento. Sendo assim, reflete-se sobre a sequência de experiências que podem ser proporcionadas aos participantes de modo que eles possam aprender as novas competências requeridas de forma efetiva.

Por fim, a terceira característica das trilhas é a diversidade de estímulos. Para que os objetivos de desempenho e de aprendizagem sejam atingidos, a educação corporativa pode utilizar diferentes recursos e soluções instrucionais. Podemos citar alguns exemplos, como cursos on-line ou presenciais, participação em seminários ou congressos, livros e apostilas, tutoria, fóruns, coaching, vídeos, participação em projetos, atividades on the job, entre outros.

Como são as trilhas de aprendizagem no ambiente corporativo e quais os resultados esperados?

Nas organizações, as trilhas de aprendizagem são comumente usadas para capacitar os profissionais a exercerem melhor suas tarefas, com uma sequência de conteúdos planejada do início até o fim do treinamento. O funcionário ganha o conhecimento e a corporação ganha a habilidade.

As trilhas de aprendizagem quando usadas são favoráveis aos colaboradores e à empresa, uma vez que orientam o melhor caminho para adquirir tal conhecimento, permitindo autodesenvolvimento e autonomia ao funcionário. Além das várias fontes de aprendizagem que podem ser usadas no momento de oferecer experiências e materiais complementares.

Essa sequência de experiências e de conteúdos pode ser elaborada com diferentes mídias. Isso quer dizer que você pode formar trilhas com fontes distintas de aprendizagem. Você pode ainda otimizar o tempo investido em produção ao disponibilizar o mesmo conteúdo para várias áreas.

Veja alguns resultados no uso de trilhas de aprendizagem:

  • nivela conhecimentos necessários;
  • permite que o profissional tenha uma visão mais clara das competências necessárias;
  • estimula o autodesenvolvimento, possibilitando que os funcionários tenham autonomia na escolha das trilhas que quer percorrer;
  • proporciona um ambiente de aprendizagem contínua;
  • potencializa o processo de aprendizagem por meio de diferentes estímulos.

Enfim, é muito importante utilizar as trilhas de aprendizagem para capacitar seus colaboradores a exercer as suas funções da melhor forma. Então, tire total proveito do que você produziu e leve em consideração todas as áreas que podem se beneficiar de determinado conteúdo. Por fim, explore as fontes de aprendizagem para garantir uma experiência completa e interativa para seus colaboradores.

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards