Comunicação

Linguagens do amor no trabalho: mude seu ambiente corporativo

Linguagens do amor no trabalho: mude seu ambiente corporativo

Você já passou por algum problema de relacionamento em que a pessoa parecia não entender o apreço que você tinha por ela? Seja nas suas relações pessoais, seja até mesmo no ambiente de trabalho, sabe quando você valoriza um indivíduo, mas não consegue demonstrar da forma certa? Talvez isso tenha acontecido pela sua falta de conhecimento sobre as linguagens do amor no trabalho.

Não se preocupe, porque não estamos falando de um amor romântico… Na verdade, as linguagens do amor são uma ótima maneira de fazer os seus times se sentirem realmente valorizados por você, na medida certa para cada um. Quer saber como fazer isso? Acompanhe!

Por que as linguagens do amor são tão importantes no trabalho?

As linguagens do amor são como as pessoas expressam seus sentimentos e como elas percebem os sentimentos dos outros. Entre namorados isso fica muito simples de entender, mas no trabalho pode ser mesmo um pouco mais complicado.

Sabe aquela pessoa que sempre encosta em você enquanto fala ou então aquela que só se sente valorizada se uma bonificação entrar na conta no final do mês? Essas são linguagens do amor (ou de valorização) diferentes.

Em outras palavras, significa dizer que não adianta você oferecer um café para a primeira pessoa e nem um aperto de mão com contato visual para a segunda, porque elas não vão se sentir reconhecidas. O café é para quem tem a linguagem de presentes e o aperto de mão é para quem tem a linguagem de contato físico.

Qual é a sua relação com as linguagens de valorização pessoal?

Acredite se quiser, mas, cada pessoa tem uma linguagem diferente quando se trata de receber os sentimentos dos outros. De uma forma um pouco exagerada, é como se os seus colaboradores falassem cinco idiomas diferentes e se você não estiver disposto a aprender todos eles, só consegue se comunicar com um grupo específico.

Para isso, você precisa aprender as linguagens da valorização pessoal, que são uma abordagem menos romântica das cinco linguagens do amor no trabalho. Assim, você consegue abordar cada colaborador da forma como ele necessita, sem ser inconveniente.

Quais são as linguagens do amor no trabalho?

Agora que você já entendeu o que são as linguagens do amor no trabalho e como elas podem ser levadas para a empresa em forma de valorização profissional, vamos conhecer melhor cada uma delas. Fique de olho!

Palavras de afirmação

A primeira linguagem são as palavras de afirmação. De uma forma bem simples, são aquelas pessoas que precisam ouvir elogios, agradecimentos e pedidos de desculpa verbais para compreenderem o que você sente ou pensa sobre elas. PNão adianta deixar implícito que você está orgulhoso do seu desempenho.

Tempo de qualidade

A segunda linguagem se refere às pessoas que preferem passar tempo de qualidade com você. Nesse caso, é muito importante que você largue tudo o que está fazendo para dedicar 100% da sua atenção a elas quando estiverem em uma reunião, por exemplo. Nada de ficar espiando o celular ou se deixar interromper por outras pessoas.

Atos e serviços

Há ainda a linguagem dos atos e serviços, que são aqueles pequenos gestos que demonstram que você se importa — abrir uma porta, ajudar em uma tarefa ou se oferecer para buscar um material que está faltando. Essas pessoas não sabem lidar com elogios e dificilmente vão ficar à vontade com contato visual, por isso, o melhor que você pode fazer é ser uma pessoa servidora.

Presentes

Essas pessoas gostam de receber agrados e se sentem motivadas por isso. Pode ser uma bonificação, uma lembrança de uma viagem que você fez ou mesmo um livro sobre algum assunto mencionado durante uma reunião.

Toque físico

Ele exige cuidado para não haver uma interpretação errônea. Mas, em geral, inclui aquelas pessoas que se sentem mais seguras e confortáveis com um cumprimento com aperto de mãos ou até mesmo um abraço breve. O contato visual é importantíssimo. Mas, certifique-se de que a pessoa realmente usa essa linguagem, ou ela poderá interpretar como assédio.

Usar as linguagens do amor no trabalho aumenta significativamente a eficiência da sua comunicação com as pessoas. Como líder, isso é fundamental para que a sua equipe se sinta verdadeiramente percebida por você, o que pode ser muito motivador.

E aí, gostou das dicas? Então, siga-nos no Facebook e no Instagram para acompanhar outros assuntos!

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards