Bem Estar

Os 35 melhores hábitos no ambiente de trabalho

Bons hábitos são capazes de transformar a vida em geral de qualquer pessoa, gerando maior organização, rotina, menor esforço, entre diversos benefícios dos hábitos saudáveis. Adicionalmente, promover uma mudança de hábitos no trabalho, isto é, especificamente no ambiente profissional, ao cultivar bons hábitos no trabalho também é uma atitude que traz muitos ganhos, tanto nas relações interpessoais quanto na própria produtividade e desempenho profissional.

É possível dizer que alguns hábitos profissionais populares têm o poder de fazer não só uma pessoa mais feliz no trabalho e na vida como para impactar para um ambiente saudável de trabalho. Afinal, quem cultiva um ambiente de trabalho organizado, por exemplo, levará boas rotinas para casa, e, o bom desempenho em um reflete no outro.

Se você é responsável por uma equipe, seja sendo um líder ou um gestor de Recursos Humanos, por exemplo, saiba que também é possível promover hábitos saudáveis no trabalho dentro de uma organização intencionalmente, o que é extremamente benéfico para as equipes como um todo, para os profissionais de forma individual e para os resultados a nível maior da corporação.

Descubra quais são hábitos de pessoas de sucesso que podem ser adotados por você e incentivados no dia a dia da empresa!

Os 29 melhores hábitos no ambiente de trabalho

Como dissemos, hábitos de pessoas produtivas são capazes de transformar a sua vida profissional e, até mesmo, a sua carreira — da mesma forma que acontece se você adotá-los em sua vida pessoal.

O exemplo mais simples e básico que ilustra isso diz respeito ao hábito de acordar mais cedo: muitas pessoas afirmam que tiveram o seu dia a dia mudado para melhor depois que começaram a sair da cama algumas horas antes. Na vida particular, esse bom hábito traz mais capacidade de organização para o dia, possibilidade de fazer uma atividade física e de se alimentar melhor etc.

Já em relação ao local de trabalho, é possível chegar mais cedo e se planejar melhor, não se estressar por chegar atrasado por causa do trânsito, entre outros benefícios.

Esse foi apenas um exemplo corriqueiro, mas existem vários outros hábitos que podem ser adotados no universo corporativo para alavancar a sua carreira, melhorar as relações com os colegas e, até mesmo, chegar ao fim do expediente com energia para curtir a noite com a família e os amigos. Veja só!

1. Buscar especialização

O mundo e a sociedade estão em constante transformação. Consequentemente, as empresas também devem se atualizar, bem como os profissionais. Independentemente da sua formação e área de atuação, sempre há coisas novas a descobrir — seja em relação a processos, tecnologias etc. Por isso, mantenha-se em movimento e busque especialização constante por meio da aprendizagem criativa. Assim, além de conseguir acompanhar o ritmo do mercado e as melhores oportunidades, você vai se sentir vitorioso a cada nova etapa.

2. Promover bons relacionamentos

Por mais que você trabalhe sozinho ou em home office, não é possível criar uma corporação de sucesso sozinho. Colegas, gestores, fornecedores e clientes fazem parte do dia a dia profissional, e promover o bom relacionamento com todos é um hábito benéfico para o seu negócio e, até mesmo, para a sua saúde. Afinal, relações melhores e mais tranquilas tornam os processos de trabalho mais fáceis, além de serem mais satisfatórias.

3. Saber como começar um diálogo e ter uma conversa crucial

Um ponto importante para manter esses bons relacionamentos é saber conversar. Acredite: há pessoas que não sabem começar uma conversa ou como falar de um assunto de opiniões divergentes, de alta importância e quando as emoções esteja afloradas — assim, elas vão sempre postergando decisões e projetos importantes ou deixando de transmitir informações cruciais para o time ou o seu líder. Evitar conversas difíceis gera um ambiente de trabalho tóxico e silenciar boas ideias ainda que divergentes deve ser um dos hábitos que você deve evitar no ambiente de trabalho.

4. Sorrir enquanto conversa

Se você é uma dessas pessoas que precisam melhorar as suas conversas, comece sorrindo. Isso mesmo! Por mais sério que o assunto seja ou do quanto seu interlocutor está na defensiva, um simples sorriso é capaz de suavizar a situação, conquistar a simpatia de quem ouve e mostrar que você está vindo em paz, em busca de soluções — e não de atritos. Sorrir mais, inclusive, é um ótimo hábito que pode (e deve!) ser levado para todas as esferas da sua vida, em especial em um ambiente de trabalho hostil.

5. Adotar a cultura do feedback

Muito se fala sobre a importância do feedback, mas você sabe como dar esse retorno ao seu time ou colegas? Focar nas críticas construtivas e abordar os pontos de melhoria com empatia e com solução é um excelente hábito para tornar essas conversas mais agradáveis, amistosas e realmente eficientes. Não há outro caminho para crescer no ambiente de trabalho sem que o da retroalimentação entre pessoas.

6. Procurar oferecer constante reconhecimento aos colaboradores

Todos nós temos os nossos objetivos pessoais e profissionais ao desenvolver um trabalho, não é mesmo? E por mais que ninguém queira elogios o tempo topo, ter o trabalho reconhecido pelo time e também pelos superiores dá um gás e tanto. Por isso, reconheça, parabenize e valorize sempre que você perceber que alguém teve uma ótima ideia e/ou desempenho — independentemente do seu cargo dentro da empresa.

7. Promover atividades físicas no trabalho

Na categoria de dicas de hábitos saudáveis, além de ajudarem a prevenir doenças e trazerem uma série de benefícios à saúde em curto e longo prazo, as atividades físicas dão uma sensação imediata de bem-estar — e que se prolonga por todo o dia. Se você ainda não adotou hábitos de saúde em seu dia-a-dia, uma corrida leve, caminhada, seja o esporte que for, tornará o seu estilo de vida mais saudável, comece hoje mesmo. E se é responsabilidade sua dentro da empresa, busque implementar um exercício para os colaboradores de tempos em tempos. Lembre-se de que um simples alongamento ou a meditação mindfulness podem fazer maravilhas pela saúde e pelo bom humor de todos!

8. Ler sempre

Os livros são grandes companheiros de quem quer se aperfeiçoar no trabalho e na vida. Descubra um livro novo todos os dias, participe de comunidades de leitores e troque o hábito noturno de ficar no celular por ler algumas páginas. Para começar a sua lista, procure pelos livros best sellers!

9. Ter uma boa noite de sono - descansar

E por falar em sono, você já ouviu falar em higiene do sono? Trata-se de algumas atitudes simples que vão melhorar a qualidade das suas noites, como dormir em um local com temperatura e iluminação adequadas, deitar e levantar sempre no mesmo horário e deixar o celular longe algumas horas antes de dormir. Lembre-se de que um descanso melhor vai garantir um dia mais tranquilo e produtivo.

10. Listar tarefas para o dia seguinte

Organizar-se é um hábito que só traz benefícios para a vida pessoal e profissional. Com os dias cada vez mais curtos e as listas de tarefas aumentando sem parar, é fundamental organizar os trabalhos por prioridades ou de qualquer outra forma que funcione para você. Vale, por exemplo, fazer a divisão por grupos, tempo que será necessário para cada tarefa etc.

11. Manter a cabeça aberta e com emoções positivas

Quando a sua energia está boa e a cabeça aberta para o que os outros têm a dizer, o seu dia flui melhor: as conversas com os colegas trazem melhores resultados e até o seu próprio trabalho se desenvolve mais. Além disso, abrir-se a novas possibilidades permite que você aprenda mais.

12. Saiba o que compartilhar ou não

Trocar ideias é ótimo, mas nem todos os pontos de vista precisam ser expostos, especialmente se você sabe que eles vão causar uma má impressão ou apenas provocar uma discussão desnecessária. Saber se calar e ouvir é tão importante quanto falar.

13. Seja disciplinado

Ainda que você faça listas ou crie uma outra forma de organizar o seu dia, é importante manter a disciplina e também ter consciência de que imprevistos acontecem — e a rota vai ter que ser alterada. Por isso, estar sempre pronto para priorizar é algo que pode impactar não só o seu rendimento, mas também o seu humor.

14. Manter uma rotina

As rotinas são essenciais até mesmo para os bebês, pois elas transmitem uma sensação de segurança — que é fundamental para você desenvolver o seu trabalho com mais qualidade, produtividade e criatividade. Por isso, por mais que os dias não sejam imutáveis, busque manter uma rotina de horários, tarefas e quaisquer outros pontos que sejam importantes para você e para o seu cotidiano.

15. Ser pontual

A pontualidade é mais do que um hábito, é sinal de boa educação. Se você ainda não consegue cumprir os seus horários (para estar em uma reunião, entregar um trabalho etc.), comece a mudar isso desde já. Ser pontual vai ajudar na sua imagem profissional e pessoal, bem como deixá-lo menos nervoso devido a correrias e atrasos.

16. Limitar distrações e dizer não à procrastinação

Hoje em dia, as distrações são inúmeras (como e-mails, celulares e conversas), e acredite: são hábitos que limitam a carreira. Quando percebemos, aqueles cinco minutinhos viraram meia hora e perdemos um prazo importante ou atrasamos um projeto.

Fique atento a esses pequenos escapes de tempo, que podem se tornar significativos ao longo do dia. Especifique um tempo para fazer uma pausa para descansar ou responder e-mails, por exemplo, e ajuste um alarme para voltar ao trabalho no momento certo.

17. Gerenciar o estresse e fazer pausas

Pausas ao longo do dia são uma necessidade para o seu corpo e mente. Por isso, avalie o seu dia e as suas necessidades e faça intervalos para se alongar, beber um copo d'água e comer uma fruta. Ao longo da semana, também estabeleça momentos de descanso, especialmente se você trabalha por conta própria ou não tem um horário fixo de trabalho.

18. Refletir sobre o seu dia

Muitas vezes, é preciso diminuir a velocidade para, então, voltar a acelerar. Portanto, pare um pouco para avaliar como estão sendo os seus dias, a sua rotina e produtividade. Ao fazer essa análise friamente, você pode perceber onde é possível melhorar, quais rotas devem ser ajustadas e quais maus hábitos estão prejudicando a sua vida e o seu trabalho.

19. Ter iniciativa

Profissionais com iniciativa são bem-vistos no mercado de trabalho, mas esse é um hábito que vai muito além de agir sem ser comandado. Trata-se de assumir o controle da sua vida e da sua carreira, ser proativo, não procrastinar e buscar o melhor para si sempre.

20. Ser honesto

Ser um colaborador em que é possível confiar pode fazer toda a diferença na sua profissão em curto e longo prazo. E aqui não estamos falando apenas de atitudes como não mentir ou não furtar. Ser honesto com as suas ideias e opiniões e mostrar-se uma pessoa que diz a verdade em relação ao trabalho, processos e prazos, por exemplo, são atitudes que fazem com que você se destaque e seja requisitado nos momentos mais cruciais da empresa.

21. Saber o seu propósito

Afinal, quais são os seus propósitos em relação ao seu trabalho? Quais são as suas ambições? Saber aonde você quer chegar é o primeiro passo para seguir o melhor caminho. Por isso, se você ainda não tem metas definidas (de curto, médio e longo prazo), faça o seu planejamento — mas lembre-se de ser realista e de estar pronto para mudanças no percurso.

22. Conecte-se com outros profissionais das diversas áreas

Não é por acaso que o networking é tão valorizado pelos profissionais de diferentes setores. Por meio de contatos variados e, até mesmo, diferentes da sua área de atuação, você pode encontrar novas oportunidades de trabalho, descobrir novos cursos e especializações ou, quem sabe, conhecer uma nova oportunidade que nem mesmo imaginava, mas que é perfeita para o seu momento de vida.

23. Prestar atenção em quem está sendo reconhecido e promovido

Não importa quem seja e que posição ocupa, todas as pessoas têm algo a ensinar. Esse já seria um grande motivo para você adotar como hábito a observação dos seus colegas. Aqueles que estão sendo promovidos e reconhecidos, então, merecem ainda mais atenção. Perceba o que eles estão fazendo em favor da empresa, troque ideias e inspire-se sempre nos bons exemplos.

24. Não se comparar com os outros

Lembre-se de que ter outras pessoas como fonte de inspiração é bastante diferente de copiá-las e se comparar. Cada pessoa é única, assim como todo profissional tem gaps de competência e perfis diferentes — e, dessa forma, coisas distintas a acrescentar à empresa. Tenha como hábito comparar-se apenas consigo mesmo e ser a sua melhor versão.

25. Identificar ineficiências

É fato que como indivíduo e também como profissional você tem as suas capacidades e talentos, sejam naturais (soft skills) ou adquiridos (hard skills). Mas certamente também existem ineficiências que podem ser identificadas e melhoradas. Não seja cruel com você mesmo, mas faça uma avaliação realista das suas atitudes. Assim que você perceber esses pontos, parta para a ação, apostando em especializações e treinamentos ou transformando hábitos ruins.

26. Evitar fofocas

A rádio peão é praticamente inevitável, mas é preciso ter cuidado, pois ela pode ser bastante nociva. Notícias falsas e fofocas em geral são capazes de destruir um ambiente de trabalho eficiente e pacífico. Inclusive, podem deixar os colaboradores ansiosos ou frustrados. Na dúvida, sempre procure o seu líder ou o setor de RH para esclarecer os boatos que estão circulando.

27. Acostumar-se com pressão

Queremos ressaltar neste tópico que se acostumar com a pressão não significa dar mais do que você pode e adoecer física e psicologicamente por causa do trabalho, certo? Mas as normas e as metas são comuns em quase todas as organizações, e é preciso se equilibrar para saber como lidar com elas da melhor forma.

28. Não se envergonhar em pedir ajuda

Um dos maus hábitos no trabalho para abandonar de vez é ter vergonha para buscar auxílio. Por mais que você invista na sua capacitação constante, esteja sempre atento e aberto às mudanças e novas ideias. Afinal, é um grande desafio executar tarefas sozinho o tempo todo. Pedir ajuda não é sinônimo de vergonha, mas sim um sinal de humildade e de que você está disposto a aprender. Por isso, sempre que precisar, peça auxílio aos colegas do time, seus líderes ou gestores.

29. Curta o seu trabalho

Trabalhe com o que gosta e você nunca vai ter que trabalhar na vida. Muito difundida, essa frase é uma verdade, mas sabemos que pode ser difícil colocá-la em prática. Enquanto o seu sonho profissional não se realiza, aproveite o seu trabalho, curta os momentos e as pessoas, veja os pontos positivos e exercite a sua inteligência emocional.

Os 6 melhores hábitos para ser um líder de sucesso

Além dessas dicas, que são válidas para todos os profissionais, existem alguns hábitos que os líderes e gestores podem (e devem!) adotar para ter mais sucesso em seu trabalho e também em suas relações com o time. Confira!

1. Tenha uma visão de longo prazo

Existem líderes que são mais focados no presente e outros que são muito visionários. Dependendo da realidade de cada empresa, um perfil ou outro pode ser o mais adequado, mas, de toda forma, ter uma visão de longo prazo é muito benéfica. Afinal, os planejamentos e as definições das metas e objetivos, entre vários outros fatores, só vão se concretizar com a análise do presente, mas com foco no futuro.

2. Mantenha o foco nos resultados

E por falar em foco, lembre-se de não se descuidar dos resultados que a empresa deseja alcançar. É claro que o ambiente de trabalho, os colaboradores e os processos devem estar sempre no seu campo de visão, mas mantê-los alinhados ao objetivo do negócio é a melhor maneira de garantir a satisfação de todos e a saúde da organização.

3. Saiba quando agir

Saber quando agir é um desafio para muitos líderes. Isso porque, atualmente, um líder que dá espaço para a sua equipe pensar e agir por conta própria é muito valorizado — não por acaso, já que esse perfil de profissional permite que novas ideias surjam em prol do negócio.

Mas também existem momentos em que é preciso intervir, seja orientando o time ou colocando a mão na massa para solucionar um problema. Conhecer o seu trabalho, as demandas da empresa e os seus colaboradores é a forma mais segura de agir na hora certa, ainda que em uma liderança a distância.

4. Faça ações corretivas e preventivas

Problemas são inevitáveis no dia a dia de uma empresa, dos mais simples aos mais graves. Como líder, é fundamental que você esteja preparado para, ao menos, a maioria deles. Anteveja as situações, acompanhe as metas e, ao traçar as suas rotas, tenha sempre um plano b em mente. Além dessas ações preventivas, treine sempre que possível as ações corretivas com o seu time, para que o problema seja resolvido quanto antes.

5. Seja um exemplo

Falamos logo acima sobre o quanto é importante se inspirar em outras pessoas. Como líder, seja você esse tipo de inspiração. Algumas pessoas têm uma capacidade maior de atrair e encantar as outras, mas todas podem ser um bom exemplo de alguma forma. Avalie as suas principais qualidades e o que levou você até o posto em que está e veja como pode ajudar os seus colaboradores a se aperfeiçoarem.

6. Preocupe-se com a sua equipe

Uma das formas mais sinceras e efetivas de se aproximar das pessoas é se preocupando com elas. Antes de ser um líder que dita as regras, seja um colega que tem a capacidade de ouvir. Muitas vezes, o colaborador só precisa registrar uma queixa ou ter a oportunidade de testar uma hipótese para que ele se sinta valorizado e transforme o seu trabalho. Outras vezes, um problema pessoal pode estar atrapalhando o desempenho de um profissional muito competente, mas uma boa conversa pode solucionar tudo em minutos!

Como você viu neste texto, são muitos os hábitos que têm o poder de transformar o ambiente de trabalho para melhor. Vale lembrar que boas atitudes são, principalmente, o combustível para transformações internas, que vão além do que ocorre dentro da empresa. Por isso, avalie as suas atitudes, o que você deseja mudar e comece com pequenos passos.

Independentemente da posição que ocupa, sempre há o que aperfeiçoar — e os ganhos serão percebidos no seu dia a dia, seja nos resultados do seu trabalho, nas relações interpessoais ou, principalmente, na sua forma de perceber os desafios e acontecimentos.

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