Liderança

Liderança Servidora: como ser um líder extraordinário

Liderança Servidora: como ser um líder extraordinário

Você já sabe que a liderança tem um papel fundamental nos resultados de um time e, consequentemente, da empresa como um todo. Afinal, dependendo da forma como o líder age e se posiciona, os colaboradores podem se sentir mais motivados e engajados para realizar as suas atividades e, inclusive, ter todo o suporte para correr riscos e dar o seu melhor.

Porém, existem diversos modelos de liderança que podem ser implementados em uma empresa, sendo que cada um deles possuem características próprias e funções diferentes. Um dos melhores modelos da atualidade é a liderança servidora, um conceito capaz de fomentar um ambiente para desenvolvimento de líderes extraordinários e resultados excelentes.

Quer saber tudo sobre o que é e como gerar uma liderança servidora na empresa? Então continue a leitura e descubra!

Quais foram as mudanças no perfil dos líderes nos últimos anos?

Antes de falar sobre o que é a liderança servidora, é importante entender o atual modelo de trabalho e necessidades de membros de uma equipe bem como compreender como a liderança se transformou com o tempo. 

Há alguns anos, quando se falava em liderança e gestão dentro da empresa, a primeira imagem que vinha à mente era a de um líder(chefe) autoritário, com pouco espaço para diálogo e que atuava colocando pressão e estresse sobre os colaboradores.

O bom líder do passado era, portanto, aquela clássica figura do chefe, que delegava uma série de atividades para os colaboradores e exigia prazos apertados e resultados positivos. O chefe não escutava os colaboradores, não aceitava receber feedbacks. Ele tinha como principal função o controle do trabalho do time, buscando sempre a maior produtividade, mas sem fornecer apoio, suporte e recursos para isso.

Por mais que esse modelo de gestão tenha tido efeito por algum tempo, especialmente advindo de uma mentalidade da era industrial, "manda que pode obedece quem tem juízo", hoje ele não é mais adequado tendo em vista que o perfil dos colaboradores e sociedade como um todo mudou e se atualizam ao longo dos anos. O mercado mudou, assim como as demandas dos times que atuam dentro das organizações também, e essa mudança de mentalidade, mudança na forma como se trabalha, como um líder se relaciona com liderados, como a liderança é exercida exige um reposicionamento do papel do líder, uma nova abordagem na forma como se liderar.

É nesse contexto que surge a necessidade de cuidado com os colaboradores, buscando meios de garantir a motivação e engajamento do time e reduzir os níveis de pressão e estresse dentro das organizações. Também é nesse momento que surgem alguns conceitos importantes para as empresas, como produtividade consciente, segurança psicológica e, juntamente a isso, a liderança servidora.

O que é uma liderança servidora?

Liderança servidora é um estilo de liderança no qual os colaboradores e suas necessidades são colocados no centro de todo o processo de gestão. Dessa forma, em vez de ser um líder centralizador e autocrático, que se coloca no centro dos processos e exige que os colaboradores atendam às suas demandas, o líder-servidor inverte esse papel, centralizando o time e se colocando à disposição para servi-los.

O conceito de liderança servidora foi criado pelo pesquisador e gestor Robert K. Greenleaf, nos EUA, em meados da década de 70. Ele surgiu quando Robert publicou um artigo no qual explicava o que entendia como liderança servidora e como esse tipo de líder se diferencia dos outros estilos de liderança.

A liderança servidora é, portanto, descrita como a de um profissional que é capaz de abrir mão das suas necessidades e demandas para garantir que o grupo é atendido. Em vez de manter o foco direcionado para o acúmulo e exercício do poder, como acontece em algumas lideranças mais tradicionais, o líder servidor é aquele que é capaz de distribuir o poder entre o grupo e atuar como um suporte para os colaboradores.

Dessa forma, ele dá autonomia para que o time atue e realize as atividades, se mantendo à disposição como um suporte, mentor, esclarecedor, facilitador. Sempre que os colaboradores precisarem de apoio, ajuda ou quiserem solicitar melhorias, o líder servidor entra como o agente catalisador, capaz de atuar e conectar soluções em prol do time e da melhoria da qualidade de vida e do bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho que muito é afetado por como essa relação se desenvolverá.

O servir no processo de liderança

Quando se fala em liderança servidora, algumas pessoas podem entender esses conceitos como opostos. Afinal, como é possível que uma liderança sirva aos colaboradores, em vez de ser servida? Isso não tiraria a autoridade do gestor e levaria à redução do respeito que a equipe tem com em relação ao líder?

A resposta para ambas as perguntas é não! Na verdade, o que acontece é exatamente o contrário. Na liderança servidora, como o próprio nome já indica, o servir ganha centralidade no processo como um todo, sendo que essa é a principal função do líder.

Isso está muito ligado a uma mudança de perspectiva em relação ao papel do líder de forma geral. Afinal, ao longo do tempo, foi-se percebendo que os resultados são potencializados quando o gestor muda de postura, se colocando à disposição do time em vez de demandar uma série de exigências e demandas. Na verdade, ele esclarece e engaja os colaboradores naquilo que deve ser feito e dá autonomia para que eles realizem as atividades. Quando precisam, eles é que buscam o líder para que ajude e solucione problemas, potencializando os resultados como um todo.

Isso faz com que os colaboradores tenham ainda mais respeito em relação ao líder. Afinal, eles não respeitam artificialmente seu líder servidor movidos por um sentimento criado de medo ou autoritarismo, mas por saberem que podem contar com um líder servidor atualizado, com competência mas acima de tudo credibilidade, autenticidade, que respeita e impulsiona. A relação de confiança se estabelece entre líder e liderados, e todos atuam como um time, juntando forças para gerar os melhores resultados para a organização como um todo.

O amor na liderança

Um outro elemento que se destaca quando se fala em liderança servidora é o amor. E aqui não estamos falando de amor romântico, como se lê em livros e se vê em filmes, mas sim do amor como um ações relacionadas à bondade, perdão, respeito e compromisso com o outro.

Dessa forma, o amor chega até a liderança servidora como uma forma de mostrar que o líder deve ser capaz de estabelecer um compromisso com os colaboradores, estando sempre à disposição para atender às demandas do time. Além disso, ele deve estabelecer uma relação de respeito com o time, deixando que ele testem novas possibilidades e perdoando erros, caso eles aconteçam.

Um outro elemento muito importante quando se fala em amor na liderança é a oposição à competição. Afinal, quando se fala em liderança servidora, a ideia é combater a suposta oposição que existe em líder e liderados ou mesmo o conceito que favoreça existir competição entre os próprios liderados. Na liderança servidora, não há exatamente uma hierarquia entre uns e outros, não há cultura de competição em especial alguma artificial, desleal, de efeitos mais de curto prazo. O líder não deve almejar poder sobre os colaboradores, mas sim servi-los, e fazer isso de bom grado, com amor no coração.

A espiritualidade e a religiosidade

Outro conceito muito ligado à liderança servidora é a espiritualidade e religiosidade. E isso se deve muito ao best seller "O monge e o executivo", um livro que trata sobre o papel e o perfil da liderança a partir dessa outra perspectiva, propondo que liderar é servir.

Mas qual a relação com a espiritualidade? A principal ligação aqui vem do fato de que o conceito de liderança servidora é inspirado no perfil de Jesus Cristo. Essa figura extremamente importante para espiritualidade e religiosidade não ganhou tantos seguidores à toa. Jesus era um líder, que guiava e orientava, mas que tinha como principal papel servir aos seus seguidores.

Ele curou e ajudou muitas pessoas e estava sempre à disposição para colocar as necessidades dos outros acima das dele mesmo. E o líder servidor pode se inspirar nessa figura de religiosidade para atuar junto aos seus liderados.

Quais são as características de um líder servidor?

Agora que você entende mais sobre o conceito de liderança servidora e quais são os principais elementos que compõem esse perfil, é hora de entender as características desse tipo de líder. Veja agora um pouco mais sobre elas.

Humildade

Uma das características mais importantes de um líder servidor é a humildade, sendo esse um dos hábitos no ambiente de trabalho que mais deve ser valorizado. Isso porque, para desenvolver uma liderança servidora, é essencial que o líder entenda que ele não está acima de nenhum dos colaboradores e que, apesar de estar na posição ou um momento como gestor, isso não significa que ele é melhor do que os outros, em qualquer nível que alguém o queira colocar, seja em conhecimentos ou mesmo confundir ser uma pessoa melhor. Sim, o líder servidor tem defeitos e está sempre em busca de maiores aprendizados, tanto no seu próprio desenvolvimento humano como para o desenvolvimento de sua liderança e geração de resultados.

Dessa forma, o líder servidor deve assumir uma posição de humildade perante os seus liderados. Isso quer dizer que você que pretende exercer uma liderança servidora deve colocar os seus colaboradores como prioridade em cada uma das estratégias e atividades que pretende desenvolver e buscar constante feedback.

Portanto, escute a equipe e tente entender o que os trabalhadores têm a dizer. Valorize cada um dos membros do time e entenda o que eles têm de melhor. Aprenda a reconhecer os seus erros e pedir ajuda sempre que necessário e dê o crédito a quem realmente merece, mostrando como a equipe está crescendo e gerando bons resultados para o negócio como um todo.

Empatia

Uma outra característica extremamente importante para que você seja um líder servidor na empresa é a empatia. Porém, essa palavra, apesar de estar em alta e ser muito falada na atualidade, nem sempre é definida com clareza. Portanto, é essencial que você entenda o que significa empatia para que realmente seja capaz de desenvolver a liderança servidora, em si mesmo e nos outros.

Empatia é uma palavra que diz respeito à capacidade de se colocar no lugar do outro e entender como ele se sente. Você nunca será capaz de efetivamente saber o que a outra pessoa está sentindo, mas é possível se colocar no lugar dela de forma a entender que ela está sentindo determinada emoção e que isso é válido. Além disso, a empatia também ajuda a estabelecer uma comunicação que seja adequada à pessoa que está escutando e entender qual a melhor forma de agir para não magoar quem está ao redor.

Dessa forma, o líder servidor precisa ser empático. Isso significa que ele precisa ser capaz de se colocar no lugar dos colaboradores e entender os seus sentimentos e particularidades, de forma a garantir que todos sejam tratados da forma como merecem. Além disso, sempre que perceber uma demanda diferente do trabalhador, seja ela profissional ou pessoal, tente entender a situação e busque a melhor forma de ajudá-lo, de acordo com as necessidades dele.

Generosidade

Generosidade é o contrário de egoísmo e essa é uma outra característica que um líder servidor deve desenvolver para se posicionar dessa forma. Afinal, ele precisa priorizar o time e, para isso, precisa estar disposto a compartilhar conhecimentos, ferramentas, técnicas e o tempo com os colaboradores.

Para entender melhor como isso é colocado em prática, vamos começar com a situação contrária, ou seja, imaginando um líder egoísta. Esse gestor não está disposto a compartilhar, por exemplo, o seu conhecimento adquirido ao longo da sua experiência. Mesmo quando sabe como ultrapassar determinado obstáculo, ele não auxilia o colaborador, exigindo que ele descubra a solução por si só.

Além disso, um líder egoísta acredita que seu tempo vale mais do que o da sua equipe e, na maioria das vezes, não compartilha-o com os colaboradores. Ele foca nas suas próprias atividades, sem lembrar que o time é a sua principal responsabilidade e deve ser a prioridade do seu trabalho.

Por outro lado, um líder servidor é generoso e combate esses tipos de comportamentos. Ele sabe que os colaboradores precisam de ajuda e entende que todos crescem mais quando contribuem uns com os outros. Portanto, ele compartilha tudo: seus conhecimentos, seu tempo, sua energia e seus recursos.

Compromisso com o crescimento da equipe

Por fim, uma outra característica muito importante de um líder servidor é o compromisso com o crescimento do time. Isso significa que esse profissional coloca como prioridade o desenvolvimento dos colaboradores pelos quais é responsável, buscando que eles estejam sempre aprendendo mais e adquirindo novas competências que podem ser essenciais no seu processo de trabalho.

Esse é, na verdade, um dos principais objetivos de uma liderança servidora. Todos os outros elementos devem convergir para proporcionar o desenvolvimento do time, fazendo com que ele cresça mais a cada dia. Dessa forma, ele deve identificar quais são os principais pontos de atenção e limitações do time e trabalhar de forma a potencializar o desenvolvimento e crescimento da equipe.

Quais os benefícios de contar com a liderança servidora na empresa?

Agora que você já tem clareza sobre o que é a liderança servidora, é hora de entender qual a importância disso para a empresa e os benefícios que o desenvolvimento desse tipo de liderança pode trazer. Veja agora os principais deles:

Melhora a motivação e engajamento dos colaboradores

Um dos principais benefícios que esse tipo de liderança pode trazer é o aumento do engajamento e da motivação do time. Afinal, quando os líderes assumem um papel servidor, desenvolvendo a empatia, humildade e generosidade, os colaboradores se sentem apoiados sabendo que têm todo o suporte necessário para a realização das suas atividades da melhor forma possível.

Aumenta a produtividade

Contar com um time capaz de gerar mais e melhores resultados é essencial para qualquer empresa, não é mesmo? Pois saiba que o investimento na liderança servidora pode ser um grande aliado desse aspecto dentro da sua organização.

Afinal, a liderança servidora se refere ao gestor que está sempre disponível para o time, buscando dar todo o suporte para os colaboradores. Dessa forma, eles aprendem e se desenvolvem mais ao longo do tempo, sendo capazes de produzir mais e com maiores níveis de qualidade. Isso sem contar com o aumento da produtividade gerado pela maior motivação e engajamento no trabalho.

Melhora o ambiente organizacional

Por fim, vale destacar que a liderança servidora ainda pode contribuir muito com o ambiente e o clima organizacional da sua empresa. Afinal, esse tipo de posicionamento do líder permite que os colaboradores se sintam mais confortáveis dentro da organização, garantindo ainda uma melhor relação entre todos os membros do time.

Isso porque a liderança servidora combate aquele antigo problema da oposição em líderes e liderados. Os colaboradores percebem que o gestor está com eles, trabalhando junto para construir melhores resultados. Ele está aberto para escutar o que o time tem a dizer e trabalha sempre para melhorar as condições de trabalho da equipe. Dessa forma, o clima que prevalece é o de colaboração, boa comunicação e transparência, o que melhora o ambiente de trabalho como um todo.

Como desenvolver líderes servidores na empresa?

Percebeu como a liderança servidora pode ser benéfica para a empresa? Então é a hora de descobrir como investir no desenvolvimento de líderes com esse perfil na empresa. Veja agora as nossas dicas de ouro sobre para isso:

Identifique os perfis de liderança na atualidade

Para traçar o caminho de onde você quer chegar, é importante que você tenha muita consciência sobre onde você está hoje. Afinal, esse é o ponto de partida para qualquer transformação dentro da organização, não é mesmo?

Portanto, comece entendendo quais são os perfis de liderança que você possui hoje. Para isso, entenda quais são as principais características dos gestores da sua empresa na atualidade e como eles se posicionam perante os colaboradores. Classifique os estilos assumidos por cada um deles, de forma a entender o quão distante eles estão de uma liderança servidora.

Isso porque existem estilos de liderança que estão mais próximos da servidora, como é o caso da liderança por influência e liderança positiva. Porém, um líder autocrático, por exemplo, ainda precisa desenvolver uma série de competências para que efetivamente seja um líder servidor dentro da empresa. Ter consciência disso é essencial para o sucesso.

Mapeie as competências e hábitos que precisam ser desenvolvidos

Após entender quais são os estilos de liderança predominantes na empresa, é hora de mapear as competências e hábitos que precisam ser desenvolvidos para que os gestores se tornem líderes servidores. Portanto, comece a entender quais as competências que cada um dos gestores já possui e quais ainda precisam ser desenvolvidas.

Para que esse processo ocorra de forma eficiente, é importante que você mapeie quais as competências cada um possui, fazendo uma lista com o nível de desenvolvimento de cada uma delas. Afinal, pode ser que um gestor tenha competência e empatia, porém, em um nível de desenvolvimento mais baixo do que outro. Cruze essas informações com as habilidades principais de um líder servidor e entenda quais são as prioridades no que se refere ao desenvolvimento do time.

Entenda quem são os potenciais líderes servidores

Ter exemplos também é essencial para que a liderança servidora faça parte da cultura da empresa como um todo. Dessa forma, identifique quais são os gestores que estão mais próximos desses desenvolvimento de forma a aprimorar as potencialidades de cada um para que eles se tornem um exemplo de líder servidor dentro da empresa.

Portanto, comece a realizar uma pesquisa para identificar quem são essas pessoas. Trabalhe a liderança servidora com elas, ensinando mais sobre o que significa esse conceito e como colocá-lo em prática dentro da empresa. A partir disso, tenha esses líderes como referência e ponto de apoio na hora de implementar outras estratégias para desenvolver as lideranças servidoras na empresa como um todo.

Invista em treinamentos e capacitações

Por fim, vale destacar que uma das estratégias mais importantes quando se fala no desenvolvimento de líderes é o investimento em treinamento e capacitações. Afinal, é essencial que você busque por cursos que ajudem e forneçam todo o suporte necessário para que o gestor desenvolva a liderança servidora dentro da empresa.

Portanto, busque por capacitações desse tipo. Você pode investir em treinamentos de liderança autêntica, positiva e servidora, por exemplo, assim como cursos voltados para uma competência específica, como empatia, humildade, comunicação e outros. Também é importante desenvolver outros elementos, como os níveis de consciência da gestão e trabalhadores, assim como hábitos de trabalho saudáveis, criando um ambiente propício para a implementação da liderança servidora.

Com esse artigo, você entendeu bastante sobre a liderança servidora, suas características e benefícios. Também descobriu algumas estratégias importantes para desenvolver esse elemento na empresa. Percebeu que uma das ações mais eficazes para o desenvolvimento de lideranças servidoras é investir em treinamentos e capacitações especificamente voltados para esse assunto.

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