Liderança

Como preparar um treinamento de liderança na empresa

Como preparar um treinamento de liderança na empresa

Ao acompanhar sua equipe no dia a dia, o líder impacta diretamente a satisfação, a orientação e a produtividade dos colaboradores e liderados. Seu papel é fundamental para o rendimento da organização, assim como para sua performance geral. Investir no treinamento de liderança é, portanto, uma forte e presente necessidade em qualquer negócio, ainda que seus líderes já lideram com excelência é muito provável que exista sempre algo a melhorar no exercício de nossas lideranças.

A capacitação é um processo de desenvolvimento que prepara um profissional para sua função, promovendo o desenvolvimento técnico e comportamental. Ela ajuda profissionais e organizações a lidarem com os desafios e com toda a pressão de um trabalho ou atividade, e faz a diferença para a empresa e o indivíduo no curto, médio e longo prazo.

Você já investe em seus colaboradores? Se você quer descobrir como elaborar um treinamento eficiente para seus líderes, separamos seis dicas imperdíveis!

1. Identifique as prioridades do treinamento

O objetivo do treinamento pode ser preparar um profissional para o cargo de liderança ou expandir o conhecimento dos líderes já existentes. Em ambas as situações, o primeiro passo é entender quais competências serão o seu foco, pois isso será a base para elaborar todo o processo.

Ao planejar a preparação de um futuro líder, é importante pensar nos comportamentos e habilidades exigidos nessa função. De um modo geral, desenvolver o pensamento estratégico, ter uma boa comunicação e saber lidar com conflitos são alguns pontos fundamentais, por exemplo. Para além disso, é necessário treinar competências condizentes com o setor e o seu papel na empresa. Adaptabilidade, Gestão de Mudanças, Liderança Remota, são outros exemplos.

Capacitar quem já está na liderança, por sua vez, é uma forma de melhorar e otimizar o trabalho. O treinamento pode ser voltado ao lado técnico ou a alguma soft skill, como o pensamento criativo, os feedbacks ou a gestão de tempo. Observe as demandas do momento atual, as queixas dos colaboradores e as dificuldades dos líderes, percebendo os pontos que mais precisam de investimento.  

Seja qual for a capacitação, é importante estar atento aos valores e aos objetivos da organização, alinhando os profissionais às políticas e à cultura organizacional. Para encontrar as prioridades, você pode observar os indicadores, realizar pesquisas com os funcionários e conversar com os próprios líderes, definindo em conjunto o foco do treinamento.

2. Defina o melhor formato

Depois de definir o que o treinamento vai abordar, chega a hora de encontrar o melhor formato para aplicá-lo. As capacitações podem ser presenciais ou remotas, ao vivo, síncronas ou por gravações, assíncronas. Para chegar ao modelo mais indicado, leve em conta o objetivo, o orçamento e o tempo disponível.

É preciso que os profissionais se identifiquem com o formato, de modo que ele seja acessível, interessante e adequado à sua rotina. Se o treinamento traz sobrecarga e amplia os desafios do dia a dia, o engajamento é prejudicado e o aprendizado é comprometido.

3. Invista em um olhar humanizado

Para ajudar a equipe a otimizar seu potencial, o líder precisa de um olhar humanizado e empático. Ao respeitar a diversidade de pensamentos, os desafios e os pontos fortes de cada um, ele ajuda a construir um melhor fluxo de trabalho, uma convivência saudável e, assim, um ótimo nível de desempenho.

Com isso em mente, é essencial trabalhar a humanização como pilar na liderança, mas também é preciso considerar a autenticidade e a humanidade dos líderes. Como já mencionamos, esse é um chamado com grandes responsabilidades, que pode trazer forte pressão. Assim, os treinamentos devem preparar os profissionais para lidar com as dificuldades de sua própria função.  

Desenvolver inteligência emocional, se organizar e gerenciar o tempo são exemplos de tópicos a serem abordados. A capacitação também pode incentivar o cuidado com a saúde mental, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida da liderança, afinal equilíbrio é uma das chaves para alta performance. Esta parte mais holística nem sempre é abordada por gestores de T&D mas influencia muito na relação que um líder terá com a equipe e na otimização do trabalho de uma cultura como um todo.

4. Promova capacitação contínua para seus líderes

Desenvolver a liderança envolve vários fatores, como abordamos até o momento. Para além das competências gerais e específicas de cada área, há sempre atualizações e inovações a aprender, tornando a capacitação contínua algo fundamental. Um termo recente Lifelong Learner até traz esse conceito. A qualificação mantém a empresa competitiva, reforça seus diferenciais e favorece a jornada profissional.

Mantenha-se atento às necessidades da equipe, aos desafios que aparecem e às demandas do negócio. Considere a satisfação dos líderes e dos liderados, percebendo se há algo a melhorar em sua interação. Assim, você saberá qual o próximo treinamento e quais os temas mais necessários.

5. Escolha um bom programa de treinamento

Para ser eficiente, o treinamento deve contar com uma boa metodologia. O conteúdo deve ser passado de forma adequada aos indivíduos, sendo conduzido da melhor forma para os objetivos da empresa. Não basta saber o que ensinar: é preciso compreender como os líderes absorvem e desenvolvem o conhecimento.

Para ajudar nesse processo, o olhar de um especialista faz toda a diferença. Invista em parcerias para aplicar os treinamentos, contando com soluções pensadas para otimizar os resultados. A Aspectum, por exemplo, trabalha com capacitações autênticas e focadas em lideranças. Trazemos conteúdos premium internacionais e próprios para aumentar o seu portfólio de possibilidades dentro de uma universidade corporativa, por exemplo, ou ação pontual de curta duração, seja em um curso, treinamento de um ou dois dias, palestras e workshops práticos.

Um especialista em treinamento e desenvolvimento fornece um olhar externo sobre sua organização e time, e identifica demandas que possam não ter sido notadas em um primeiro momento, ao mesmo tempo que inova e otimiza o aprendizado. Um parceiro estará atento às necessidades e particularidades do seu negócio, respeitando-as e considerando-as no processo de construção, implementação e mensuração de resultados.

6. Mensure os resultados alcançados

Com o treinamento encerrado, é hora de avaliar sua eficácia. Para isso, busque identificar os níveis de compreensão e aprendizado adquiridos, observando também a satisfação dos participantes com a prática. Incentive os feedbacks e aplique pesquisas, além de observar se as mudanças e as melhorias realmente foram alcançadas.

Essa última parte deve ser avaliada ao longo do tempo, acompanhando indicadores e o trabalho no dia a dia. Com base nesses parâmetros, você verá se o treinamento foi suficiente para a demanda e se os métodos são indicados para as próximas capacitações.

Com um bom treinamento de liderança, os profissionais se tornam mais confiantes e exercem o trabalho de forma mais positiva. Assim, a companhia conta com um melhor clima organizacional e um maior suporte aos funcionários, sem tirar sua autonomia ou causar qualquer desconforto.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas! Estamos à disposição para atender à sua empresa, então não deixe de entrar em contato e conhecer todos os nossos cursos, treinamentos, MBAs e outras possibilidades!

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