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Órgão Público

Tribunal de Contas da União investe na cultura de feedbacks

Como unidades do TCU passaram a dar maior ênfase na cultura de feedbacks assertivos e respeitosos para melhorar o ambiente de trabalho.
+ de 2.300
Colaboradores
2019
Início da parceria

O TCU é um órgão de controle externo do governo federal e auxilia o Congresso Nacional na missão de acompanhar a execução orçamentária e financeira do país e contribuir com o aperfeiçoamento da Administração Pública em benefício da sociedade. Para isso, tem como meta ser referência na promoção da Administração Pública efetiva, ética, ágil e responsável.

O Tribunal é responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades públicas do país quanto à legalidade, legitimidade e economicidade.

O Desafio

Sempre em busca por melhorias e aperfeiçoamento, no momento da parceria com a Aspectum o TCU buscava melhorar ainda mais seus indicadores de Comunicação Interpessoal. Imagine quão difíceis são as conversas que os servidores enfrentam a todo momento, internamente e externamente. Dado o contexto e ambiente exigente, os colaboradores necessitavam desenvolver mais fortemente uma cultura de feedback e escuta ativa em prol de melhorias nos relacionamentos e resultados. Alta performance com capacidade de gestão de mudança e crises, sempre balizaram o órgão e necessitavam como muitas organizações assim encaram, constante melhoria. O momento era de busca ainda maior por uma cultura orientada a resultados e com excelência na gestão de desempenho.

Os servidores desejavam maximizar suas conversas e feedbacks sobre assuntos sensíveis e evitar dificuldades para alinhar desempenho.

A escolha pela Aspectum

Com implementação no Brasil pela Aspectum, as soluções Conversas Cruciais para o domínio do diálogo, Liderança por Influência, dentre outras em parceria com a consultoria estadunidense Crucial Learning, obtiveram a atenção do TCU pela origem de empresa internacional e tratarem-se de workshops premiums, premiados internacionalmente, com forte embasamento científico e abordagem prática para ser imediatamente aplicável passo a passo.

A abordagem científica, credibilidade internacional, material didático físico/digital de excelente qualidade, abordagem eminentemente prática e imediatamente aplicável foram as palavras destacadas para construção da jornada de aprendizagem.

"Descobrimos os demais cursos após realização de prospecção de mercado e uma turma piloto do Conversas Cruciais muito bem avaliada. Nos deu segurança de trazer os demais workshops para os programas de liderança do TCU e desenvolvimento de equipes de Unidades inteiras." - Afirma Tiago Borges, coordenador de Educação a Distância

Implementação

Os grupos passaram por turmas presenciais em treinamentos de 2 dias inteiros consecutivos (manhã e tarde). Também formou-se turmas telepresenciais em 4 turnos, geralmente à tarde em algumas turmas ou de manhã em outras, 2x por semana.

Resultados

As avaliações de impacto prático no trabalho do programa de desenvolvimento de liderança como um todo, que englobam tanto os cursos da Aspectum quanto outros, e os resultados foram bastante satisfatórios. Média de 94,13% de satisfação com os workshops em si, e média de 86,7% de impacto a médio prazo (3 meses após as capacitações) considerando apoio institucional, oportunidades de aplicação, e outras medidas além das capacitações em si. Principalmente o curso Conversas Cruciais foi nominalmente mencionado como um dos principais workshops entre 10 ações educacionais do programa de liderança, o que demonstra que sua satisfação, aplicação e impacto é alto. Os demais treinamentos também sempre foram muito bem avaliados, sempre acima de 92% de satisfação.

O início da formação de uma cultura de feedbacks notou-se também por este conteúdo ter sido deliberadamente sugerido para desenvolvimento de equipes de unidades inteiras por indicação de seus dirigentes para toda a equipe, ao invés de serem apenas turmas abertas de participação opcional.

Feedbacks dos Participantes

Os feedbacks a seguir são referentes ao Programa Sprint, de desenvolvimento de liderança de nível operacional. Há menção explícita de cursos da Aspectum, assim como de outras iniciativas que compuseram o programa. Os comentários abertos abaixo são sobre o impacto em mudança comportamental que os participantes observaram em seu trabalho (os nomes dos autores não foram citados para preservar a privacidade dos mesmos): 

"Com Conversas Cruciais, ficou mais fácil oferecer feedbacks, e recebe-los também..."

"Com o Princípios de Influência, descobri jeitos práticos de influenciar minha equipe nas mudanças que precisam acontecer. Com priorização e decisão, ficou mais claro para mim em que focar no dia a dia... ...Ótimo aproveitamento, todas as oficinas estão de parabéns!"

"Boa parte da equipe entrou em teletrabalho. Geri melhor as pessoas no trabalho à distância. Está em implementação nova rotina de controle de processos, incluindo a gestão de grupos de processos em microgrupos dentro da diretoria. Aperfeiçoei o tempo dedicado a coisas importantes e não urgentes, visando a diminuição das coisas urgentes. Tento modificar o ambiente da diretoria usando os princípios da influência (lógico que ainda está em um nível básico, mas é um avanço). Segundo membros da minha diretoria, eu fiquei mais acessível, mais didático e mais paciente (escuta ativa)."

"Negociação de metas de trabalho. Relacionamentos pessoais. Gestão do Tempo. Melhor produtividade das comunicações internas."

"Fiquei mais confiante para as conversas cruciais e difíceis com subordinados..."

CONVERSAS CRUCIAIS: 

"Tema muito interessante com apresentação de abordagens necessárias ao bom convívio no ambiente de trabalho e social."

"Curso muito bem estruturado e tutor excelente."

"A importância do tema para o bom andamento das atividades fim (fiscalizações e revisão de processos ) que desenvolvo na TCU."

"Alta aplicabilidade, promove o amadurecimento das comunicações envolvendo gestão de pessoal."

"Evento a distância, mas com qualidade de presencial. Talvez até melhor. Parabéns ao ISC por conseguir se superar nesse período de quarentena."

"O conteúdo é pertinente e acrescenta muito às atividades dos gestores. O instrutor se comunica muito bem e conduziu a turma em ambiente virtual com excelência. Não senti prejuízo em realizar o curso pelo Zoom. Consegui interagir com o instrutor e os colegas, dar minhas contribuições, tirar dúvidas."

"São reunidas várias ferramentas (algumas conhecidas) em um método bastante interessante. Tem grande aplicabilidade às relações profissionais."


LIDERANÇA PELA INFLUÊNCIA:

"Roteiro para planejamento de aplicação dos conceitos em um desafio concreto"

"Relevância do tema, qualidade do facilitador"

"O Instrutor é muito bom e cortês."

"1) tema muito relevante para o contexto profissional; 2) material didático de excelente qualidade; 3) facilitador muito preparado"

"Conhecimento do facilitador. Relação com casos práticos"

"Metodologia robusta, validada na prática. Melhor material que vi o ISC oferecer. Muito pertinente para os desafios que passamos na gestão. Fortemente recomendo a todos!"

"O assunto abordado é muito importante para processos de mudanças, que são necessários para uma empresa continuar inovando e buscando eficiência. Troca de experiência entre os colegas. Participação do Tiago do ISC e sua disponibilidade em auxiliar os colegas, acredito que até mesmo pela falta de tempo do curso (conforme descrito abaixo)."

"Bom instrutor, boa plataforma e excelentes participantes do ISC (Tiago) que ajudaram na condução do curso, podendo ser considerados "monitores"."

"O conteúdo. O instrutor. As dinâmicas."


COMPROMISSOS CRUCIAIS:

"Extrema utilidade para o gestor"

"Objetividade, clareza e prática."

"Participação ativa dos alunos e interação entre grupos diferentes."

"Excelente curso e conteúdo, bem organizado e fácil de entender depois que participa de todos os encontros. Veio em boa hora!"

"A tríade composta por Conversas Cruciais, Princípios de Influência e Compromissos Cruciais têm demonstrado alto reconhecimento de líderes do TCU em melhorar a comunicação, facilitar mudanças de comportamentos e propiciar maior alinhamento e efetividade do trabalho tanto individual quanto em equipe, tanto presencial quanto no trabalho remoto. Fortemente recomendo soluções educacionais da Aspectum pela qualidade reconhecida dos workshops e aplicabilidade imediata do aprendido em cada um deles." - Tiago Borges, Coordenador Educação a Distância - TCU

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