Liderança

Liderança 4.0: O Que É e Porque implementar na Empresa?

Liderança 4.0: O Que É e Porque implementar na Empresa?

Desde a década de 80, quando a tecnologia começou a efetivamente fazer parte do dia a dia das pessoas, o mundo está passando por uma série de mudanças. Apesar de serem potencializadas pelas novas ferramentas de TI, essas transformações ultrapassaram os limites práticos para impactar, inclusive, os desejos e os valores dos profissionais da atualidade.Diante desse novo cenário, é essencial que as empresas se adéquem à nova realidade social. Para isso, não basta colocar a tecnologia no dia a dia das atividades, sendo necessário também uma mudança cultural e, inclusive, que envolva as lideranças do negócio. O novo mundo tem fatores novos: (a) sua velocidade, (b) sua amplitude e profundidade, (c) seu impacto sistêmico.É aí que surge o conceito de liderança 4.0. Quer saber o que é e como implementá-la na sua empresa? Leia e descubra!

O que é a liderança 4.0?

O conjunto de habilidades para rapidamente alinhar e engajar empoderados e bem conectados times profissionais de alta performance com claridade de propósito e determinação feroz para vencer na era quarta revolução industrial.A sua empresa, querendo ou não, está inserida em uma nova sociedade e atua impactada pela Quarta Revolução Industrial. Embora esse conceito tenha sido criado por Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, e se refere às transformações tecnológicas que estão transformando o mercado como um todo. É bem verdade que o mundo já é em boa extensão um mundo VUCA (Volátil - Volatile, Incerto - Uncertain, Complexo - Complex, e Ambíguo - Ambiguous).Junto com esse novo cenário econômico, surge um novo perfil de profissional e de equipe dentro das empresas. Hoje, os colaboradores buscam uma carreira com propósito, na qual seja possível colocar em prática as suas potencialidades e impactar a sociedade por meio do trabalho. As equipes são formadas por pessoas que têm valores bem definidos e buscam formas de expressá-los dentro das empresas.Esses profissionais não se prendem às burocracias tradicionais, tendo um comportamento mais dinâmico e criativo dentro das empresas. Além disso, também pedem por uma jornada flexível, na qual seja possível conciliar vida profissional e pessoal. Ademais, exigem regras mais brandas em relação à hierarquia da empresa e, até mesmo, ao dress code da organização.É aí que surge o conceito de liderança 4.0. Ele se refere a uma nova forma de engajar e alinhar os profissionais dentro de uma empresa, atendendo às necessidades e demandas desse novo perfil que surgiu nos últimos anos.Portanto, o novo líder é essa pessoa que valoriza a individualidade dos colaboradores, buscando entender quais são as principais necessidades e desejos do time e como alinhá-los às demandas da organização como um todo. Ele também é um profissional antenado às tendências do mercado, capaz de propor soluções inovadoras e de potencializar o ponto forte de cada um dos membros da sua equipe.

Quais são as principais características de um líder 4.0?

A liderança 4.0, como você pode perceber, é uma necessidade para que a sua empresa esteja alinhada à realidade da sociedade e do mercado. E o líder dessa revolução deve exibir uma série de características específicas. Cumpre mencionar que uma pesquisa realizada pelo oxford leadership institute, aprofunda o tema.Descubra agora quais são as principais competências de um líder 4.0!

Capacidade de inovação

O líder 4.0 precisa ter grande capacidade de gerar soluções inovadoras para os problemas da empresa e da equipe que ele gerencia. Para isso, é preciso que ele esteja atento às tendências do mercado e seja capaz de conectar diversos tipos de conhecimentos na geração de inovação dentro da empresa.

Agilidade

A agilidade, tanto para a realização das atividades quanto para a tomada de decisão, é uma das maiores necessidades das lideranças atuais. Ou seja, o gestor precisa implementar a cultura ágile no dia a dia das suas funções.Para isso, é necessário que o líder 4.0 entenda que o mundo está em constante mudança, transformando-se cada vez mais rapidamente. Dessa forma, ele deve implementar metodologias ágeis para realizar reuniões com a equipe, acompanhar projetos e processos e tomar decisões, de forma a se manter sempre em movimento.

Boa comunicação

Outra demanda da atualidade é a comunicação eficaz. Isso significa que o líder 4.0 precisa ser capaz de dar feedbacks e comunicar problemas com eficiência para a equipe, de forma a valorizar a transparência dentro da empresa.Além disso, é essencial que ele também saiba escutar os colaboradores para entender quais são as demandas de cada um. Saber como receber um feedback também é essencial para o líder 4.0, que está sempre em busca de melhorar a sua própria performance.

Capacidade para potencializar talentos

Toda equipe é formada por um conjunto de talentos, sendo que cada colaborador tem potencialidades que podem agregar valor e impactar a empresa como um todo. Um líder 4.0 é capaz de reconhecer essas competências em cada um dos membros do time e, a partir disso, delegar tarefas e implementar planos de ação que potencializem o que o profissional tem de melhor.

Como implementar a liderança 4.0 na empresa?

Agora que você já sabe a importância e as características da liderança 4.0, é hora de entender como implementá-la na sua empresa. Descubra agora as nossas dicas de ouro!

Aumente a integração e a colaboração na empresa

Uma das formas de incentivar a liderança 4.0 na empresa é aumentar a colaboração e a integração entre os membros da organização. Dessa forma, eles serão capazes de se unir para gerar soluções inovadoras e desenvolver as suas habilidades e competências em conjunto.Além disso, essa estratégia permite que todos os membros do time desenvolvam suas habilidades de comunicação.

Entenda o propósito de cada um

Um dos elementos que mais motiva e une profissionais da atualidade em torno de um objetivo comum é o propósito. Isso porque cada um dos colaboradores tem um anseio específico, um legado que quer deixar para a sociedade. É na hora de buscá-lo que cada um dos funcionários é capaz de dar o seu melhor.Portanto, para incentivar a liderança 4.0 na empresa, é importante que você foque no propósito e nos valores de cada membro da organização, buscando atividades que permitam que eles realizem seus desejos por meio do trabalho.

Incentive a aprendizagem contínua

Um líder 4.0 é aquele que está sempre atento às tendências do mercado e busca o próprio desenvolvimento constantemente. Portanto, para implementar a liderança 4.0 na sua empresa, é essencial que você incentive a aprendizagem contínua e a busca por conhecimento entre os profissionais que fazem parte do seu time.Estar alinhado às demandas do mercado e da sociedade atual é essencial para o sucesso da sua empresa. Diante da quarta revolução industrial, a liderança 4.0 surge como uma necessidade para as organizações que desejam se destacar e criar um diferencial competitivo. Portanto, aproveite essas dicas para começar, agora mesmo, a implementá-la em sua empresa!Quer saber como fazer isso? Então, entre em contato com a Aspectum e descubra todas as soluções em treinamento comportamental que temos a oferecer!

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