Liderança

A liderança informal nas organizações

Liderança é um tema bastante discutido nas organizações, pois líderes de alta performance conduzem equipes em direção aos melhores resultados, eles normalmente ocupam um cargo de destaque na organização e são capacitados para gerenciar pessoas. Embora o papel do gestor e líder formal seja um tema que recebe bastante atenção, muitas empresas não trabalham a liderança informal em seus times.

Segundo o estudo Organization Network Analysis (ONA) conduzido pela Delloite, os chamados líderes informais são essenciais para aproximar as áreas, estimular a colaboração ativa e ajudar a companhia a conquistar mais eficiência e sustentabilidade além de cumprir um importante papel da liderança informal na comunicação interna. Se quer conhecer mais sobre esse tema e como aproveitar as qualidades desses profissionais, continue a leitura!

O que é liderança informal ou um líder informal?

O líder informal é aquele colaborador que não tem um cargo formalizado de liderança e ainda assim exerce influência sob os demais membros da equipe. Ele pode engajar pessoas em projetos e ideias, facilitar a comunicação interna e se tornar aliado do líder formal colaborando na disseminação dos valores da empresa ou para a realização dos objetivos de um setor.

Exemplo de um líder informal

O poder formal e informal que diferencia um líder formal de um líder informal também pode ser melhor compreendido com um exemplo bastante simples:

Imagine um colaborador que vai até o patrão, representando todos os demais colaboradores, e que exige melhores remunerações e condições de trabalho, mesmo não ocupando um dos cargos de chefia. Essa pessoa com voz pode não ter um poder formal para modificar as remunerações ou condições de trabalho como um todo mas certamente tem as características de uma liderança informal. Podemos citar uma peculiar como poder ter sido escolhida pela maioria dos demais do grupo, não necessariamente designada pela alta gestão, como uma característica muito forte que traz validação social de liderança sobretudo as características individuais. Esta pessoa líder de voz ativa não está em uma situação como essa atuando com a liderança autocrática mas a informal.

Liderança informal e influência no comportamento das pessoas

Pessoas com as características da liderança informal também podem se tornar um empecilho para o gestor e para a empresa quando influenciam outras em ações negativas como fofocas e boicotes devido às suas insatisfações e opiniões. Por esse motivo, é importante reconhecer quando há uma liderança informal surgindo, saber como identificar e utilizar em prol da organização em vez de ter que administrar a situação e prevenir-se de resultados potencialmente adversos e destrutivos para uma cultura organizacional de alta performance.

Como identificar um líder informal?

Existem algumas características comuns que nos ajudam a identificar os colaboradores com perfil nato de liderança que tendem a criar a liderança informal nas organizações:

  • senso de justiça – defendem as causas coletivas que julgam importantes e os colegas de trabalho, se acreditam que são prejudicados injustamente por qualquer motivo, também estão atentos às necessidades da equipe e exercem a escuta ativa, entendendo os problemas e oferecendo apoio quando necessário;
  • autonomia – têm proatividade e muitas vezes não esperam ordens superiores para agir, tomam pequenas decisões e assim, colaboram com o líder formal deixando-o mais livre para lidar com assuntos estratégicos;
  • comunicação fluida – possuem facilidade de comunicação e conseguem envolver outras pessoas em seus discursos e influenciá-las, pela capacidade de argumentação e a proximidade com os demais colaboradores, conseguem reunir informações relevantes e propor soluções eficazes.

Como aproveitar essa liderança na organização?

A liderança informal pode ser muito importante para a empresa e o primeiro passo para aproveitá-la da maneira mais adequada é identificando e aproximando essas pessoas do propósito e discurso da empresa. Os gestores formais são aqueles que provavelmente reconhecerão primeiro a outra liderança surgindo, quando isso acontece devem se aproximar.

Os líderes informais não podem ser vistos como rivais, o que muitas vezes acontece, mas sim como importantes aliados para engajar equipes no propósito da área e da organização. É provável que se tornem mais um canal de comunicação disponível e aproximem gestores e equipes por meio de feedbacks constantes e incentivo à colaboração nos processos internos.

Agora que você já sabe o que é liderança informal, que tal identificar as pessoas da sua organização que possuem essas características? Assim, certamente ficará mais fácil gerenciar esses perfis de modo a evitar conflitos e aproveitar as qualidades de quem possui a liderança nata como característica para maximizar ações que vão ao encontro do propósito da empresa e dos objetivos das áreas.


Fique informado ao assinar a Newsletter Aspectum

Obrigado! Seus dados foram recebidos com sucesso.
Oops! Algo deu errado. Favor tentar novamente.
Junte-se a milhares de pessoas que recebem dicas sobre crescimento humano, hábitos de alta performance, habilidades de diálogo e liderança de equipes.