Como receber um feedback positivo ou negativo?

Como você recebe feedbacks negativos e positivos? Vamos conversar mais sobre isso e dar algumas dicas!

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O feedback é uma ferramenta muito importante para as empresas, mas existem certos mal-entendidos a seu respeito. Os gestores e colaboradores precisam, portanto, descobrir as maneiras adequadas de utilizar e de lidar com esse recurso. No artigo de hoje, queremos conversar com você sobre como receber um feedback!

Devido às más interpretações dessa prática, é comum que ela ainda seja mal vista ou que haja até mesmo certo receio sobre ela. É necessário compreender, no entanto, que um feedback dado corretamente, de uma forma respeitosa e construtiva, tem muito a contribuir na nossa vida profissional e é uma coisa boa.

Isso vale tanto para os retornos positivos quanto os negativos. Por isso, a seguir daremos dicas de como lidar com cada um deles. Continue lendo para saber mais!

Qual é a importância de saber receber um feedback?

Um feedback positivo ajuda a nos mantermos motivados e a nos certificarmos sobre pontos que estão indo bem no nosso trabalho. Com ele, identificamos, por exemplo, as atitudes, habilidades e o desempenho que estão sendo bem empregados, de acordo com as necessidades da empresa e as demandas de nossas funções.

Já o feedback negativo ajuda a identificar pontos em que podemos melhorar, favorecendo o aprendizado, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento profissional. Sendo assim, ambos são práticas construtivas e “positivas”, de certa forma, pois constituem oportunidades interessantes, cada um à sua maneira.

Quando sabemos receber esses dois tipos de feedback, conseguimos analisá-los com maior clareza, evitando julgamentos e tirando o melhor da situação. Nosso trabalho — e até nossas emoções — se beneficiam, pois evitamos certos sentimentos ruins e compreendemos melhor onde investir para progredir.

Como receber um feedback negativo?

Esse tipo de feedback é, com certeza, o mais complexo de receber. Por esse motivo, concentramos as nossas dicas aqui, mas, depois, também abordaremos a modalidade positiva. Antes de qualquer coisa, é válido lembrar que um certo nível de tensão é normal nesse momento, afinal, é difícil ouvir que algo não está indo tão bem.

No entanto, não é necessário sentir culpa, raiva ou outras emoções negativas muito fortes. A seguir, separamos algumas sugestões para lidar com esse momento e aproveitá-lo da melhor forma. Confira!

Não leve para o lado pessoal

Um feedback adequado não deve ser grosseiro, abusivo ou ofensivo. Ele deve ter uma base concisa e objetiva, não se guiando por julgamentos ou conflitos pessoais. É dessa mesma maneira que ele deve ser recebido. O objetivo é refletir sobre o seu trabalho e se desenvolver profissionalmente.

Uma dificuldade aqui, porém, é que muitos gestores e colaboradores ainda não sabem muito bem como dar feedbacks e podem misturar as coisas. Seja como for, não leve para o lado pessoal. Não acuse ou critique a outra pessoa.

Não fique na defensiva

É normal que essa reação queira aparecer durante um feedback negativo, pelo desejo de se defender ou reduzir aquele impacto, por exemplo. No entanto, isso não é favorável, pois além de prejudicar a forma como você será visto, também atrapalha a capacidade de aproveitar o que aquele momento tem a oferecer.

O ideal é escutar o que é dito e refletir racionalmente sobre o assunto, sem se culpar demais, mas sem querer apenas se livrar daquela crítica. Você pode sim ter seu ponto de vista sobre a situação e, talvez, ele seja diferente, mas é preciso analisar e não ficar arranjando desculpas ou assumindo uma postura defensiva.

Encare como uma crítica construtiva

Como já mencionamos aqui, o feedback é uma ferramenta que ajuda no seu desenvolvimento, identificando pontos que precisam do seu cuidado e do seu investimento. Ele é uma chance de perceber coisas que você não estava notando sozinho, permitindo que você evolua como profissional ou como colega de trabalho.

Desse modo, um bom jeito de encará-lo é como uma crítica construtiva, que traz contribuições para a sua jornada. Mesmo quando a outra pessoa não consegue elaborá-lo e transmiti-lo da melhor maneira, você pode ver o lado bom da situação. Caso haja certa grosseria, por exemplo, lembre-se de que essa é uma questão pessoal.

Saiba ouvir

Na hora de receber um feedback, escute a outra pessoa com atenção. Não a interrompa para se justificar, por exemplo, e se mostre interessado no que ela tem a dizer. Ouça-a com a mente aberta, realmente buscando compreender o que ela está tentando expressar e suas razões.

Assim, sua perspectiva e seu posicionamento sobre essa crítica terão mais clareza e serão mais proveitosos. Quando a fala do outro terminar, você pode tirar dúvidas e pedir sugestões, por exemplo. Além disso, vale sugerir que ao falar do seu ponto de vista, seja respeitoso, não crie uma situação de confronto e mostre abertura e disposição para fazer melhorias.

Agradeça o feedback e aplique as mudanças necessárias

Ao final da conversa, não deixe de agradecer e expressar que foi uma contribuição importante. A partir de então, é hora de começar a aplicar as mudanças necessárias. Você pode anotar os pontos a serem trabalhados para se orientar, inclusive. Mostre empenho para essas melhorias e não deixe o feedback ser em vão.

Lembre-se que o feedback faz parte da vida de todos

É compreensível que você fique abalado depois do feedback negativo, mas lembre-se que isso faz parte. Ele não diminui e não se relaciona com o seu valor como pessoa, por mais que alguns interlocutores passem essa impressão por não saberem transmiti-lo. Todos cometemos erros e temos pontos que podemos desenvolver. Isso é natural e não deve nos fazer mal.

Como receber um feedback positivo?

Apesar de ser uma modalidade bem mais fácil de lidar, que gera motivação, também vale dar algumas dicas sobre o feedback positivo. Ele também é uma oportunidade para a vida profissional, pois nos indica pontos aos quais estamos indo bem e, às vezes, até permite identificar habilidades que nem havíamos percebido. Confira nossas sugestões sobre ele!

Agradeça o feedback

Assim como no feedback negativo, esse é um ponto essencial. Agradeça o retorno e mostre que ele foi importante para você!

Utilize isso para ajudar outros colaboradores

Um feedback positivo deve destacar o melhor de cada colaborador. No entanto, em alguns casos, é possível utilizar esse retorno sobre você para ajudar outras pessoas. Atenção: isso não significa sair contando sobre o feedback que recebeu, se impor ou querer que todos sejam como você. Na verdade, o ideal é que esse retorno seja dado em particular, justamente para não gerar comparações nas equipes.

A questão é que, ao descobrir seus pontos fortes, talvez você possa dar dicas a outros colaboradores, sugerindo caminhos, por exemplo. Faça isso considerando as particularidades do outro, com cuidado e sem ficar se evidenciando, falando de como você é bom ou de como está certo. Auxilie com profissionalismo e respeito.

Essas foram as nossas dicas para lidar com feedbacks, sejam eles negativos ou positivos. Com o tempo, essas práticas se tornarão cada vez mais fáceis.

Esperamos que tenha gostado das dicas de como receber um feedback! Não deixe de entrar em contato para tirar dúvidas ou conhecer nossos serviços!

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