Comunicação

Técnica Sanduíche: Feedback com um "sabor" diferente

Técnica Sanduíche: Feedback com um "sabor" diferente

O feedback é uma ferramenta importante em qualquer ambiente, seja ele profissional, seja pessoal. Trata-se de uma forma de comunicação que ajuda a melhorar a performance, a habilidade e o conhecimento de uma pessoa. E um método muito usado é o feedback sanduíche. Já ouviu falar sobre ele?

Essa é uma técnica amplamente utilizada por gestores e líderes dos mais variados segmentos, pois traz resultados muito satisfatórios. O feedback sanduíche proporciona um retorno bastante construtivo a respeito das tarefas do time, auxiliando no aprendizado de cada um.

Quer entender melhor como esse tipo de feedback funciona? Continue acompanhando o texto para saber o conceito e ver como aplicar! Boa leitura!

O conceito de feedback sanduíche

É uma técnica de feedback que consiste em oferecer uma crítica (ou feedback negativo) entre dois elogios (ou feedbacks positivos). É chamado de "sanduíche" porque a crítica fica "entre dois pães", ou seja, entre duas declarações positivas.

A ideia por trás dessa técnica é que a pessoa que recebe o feedback fica mais aberta e receptiva ao ouvir algo negativo, já que está ouvindo também pontos positivos.

O funcionamento do feedback sanduíche

Vamos entender melhor como isso funciona na prática. O feedback sanduíche é composto por três partes:

  • o "pão";
  • o "recheio" e
  • o "pão".

O primeiro "pão" é um elogio ou feedback positivo. O "recheio" é a crítica ou feedback negativo, que é oferecido de forma construtiva e com sugestões para melhorias. E o último "pão" é outro elogio ou feedback positivo, que ajuda a reforçar o que a pessoa está fazendo corretamente.

Sendo assim, o primeiro "pão" é uma parte importante do feedback sanduíche. É uma forma de começar a conversa de forma positiva, mostrando à pessoa que você está reconhecendo o que ela está fazendo de acordo com o esperado. Isso ajuda a criar um clima de confiança e estabelecer uma relação de respeito mútuo.

O "recheio" é a parte mais difícil do feedback sanduíche, pois envolve oferecer críticas construtivas. O objetivo aqui é identificar algo que possa ser melhorado e oferecer sugestões para que a pessoa possa crescer e se desenvolver. É importante lembrar que a crítica deve ser oferecida de forma construtiva, sem atacar a pessoa ou ser ofensiva.

O último "pão" é uma forma de finalizar o feedback de forma positiva. Ele reforça o que a pessoa está fazendo de maneira eficaz e encoraja a continuar trabalhando nessa direção. É importante que o elogio seja sincero e específico, mostrando à pessoa que você está realmente prestando atenção ao que ela está fazendo.

Vamos a um exemplo de feedback sanduíche para ficar ainda mais claro?

Exemplo de feedback sanduíche

Imagine que um funcionário não conseguiu apresentar o projeto ao cliente de forma produtiva e isso fez com que o cliente não fechasse o negócio. Logo, será necessário marcar um bate-papo para passar algumas orientações.

No diálogo com esse funcionário, você pode seguir a estrutura abaixo, de acordo com o feedback sanduíche.

  • Pão: eu queria começar dizendo que você fez um ótimo trabalho no projeto que acabamos de entregar. Sua dedicação e habilidade foram fundamentais para que conseguíssemos cumprir o prazo da apresentação
  • Recheio: no entanto, notei que houve alguns erros na apresentação que fizemos ao cliente. Algumas informações importantes ficaram de fora e isso pode ter prejudicado o fechamos do projeto. Acredito que poderíamos ter nos preparado melhor e talvez ter ensaiado mais antes da apresentação.
  • Pão: de qualquer forma, gostaria de reforçar que você é uma pessoa muito talentosa e que eu confio plenamente no seu trabalho. Tenho certeza que podemos continuar trabalhando juntos e aprendendo um com o outro para entregar um trabalho ainda melhor da próxima vez e garantir um fechamento.

Bom, como você pode perceber, feedback sanduíche pode ser uma técnica eficaz para oferecer feedback construtivo, mas também há alguns pontos de atenção a serem considerados. É importante lembrar que o objetivo do feedback é ajudar a pessoa a crescer e se desenvolver, e não apenas apontar seus erros.

Além disso, o feedback sanduíche pode ser visto como manipulativo se não for oferecido de forma genuína. É importante que os elogios e críticas sejam sinceros e que você esteja realmente interessado em ajudar a pessoa a crescer. Não se esqueça, por fim, de dar o feedback constantemente em um lugar tranquilo, em particular e sem interrupções.

Gostou de saber mais sobre o feedback sanduíche? Se ficou com alguma dúvida, é só deixar um comentário aqui para que possamos ajudar!

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards