Entenda a importância da gestão transparente nas organizações!

Gestão Transparente: ancorada nos princípios da Governança Corporativa, democratiza a informação e serve para reforçar a confiança nos donos e diretores, veja!

Escrito por:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
gestão transparente

Você já ouviu falar em gestão transparente? É evidente que as mudanças sociais vêm influenciando no funcionamento das empresas: cultura, valores e até os processos seletivos têm se transformado e se adaptado às novas perspectivas e ideias. A gestão, obviamente, não ficaria de fora.

É fundamental que gestores, gerentes e diretores fiquem atentos a essa nova modalidade. Para ajudar, no post de hoje, vamos explicar do que se trata esse modelo de gerenciamento, contando por que ele é importante. Confira!

O que é e qual a importância de uma gestão transparente?

Uma gestão transparente é aquela na qual os gestores se comunicam abertamente com os funcionários. Além de demonstrarem parceria e uma relação mais igualitária, eles devem comunicar os diversos fatores e situações da empresa.

Itens de controle, como fluxo de caixa e resultados da organização, devem ser informados ou mesmo ficar visíveis para os colaboradores a partir de gráficos ou quadros, por exemplo. É importante que tudo fique compreensível e que se deixe claro para as equipes que o objetivo não é pressionar ninguém, mas promover a honestidade no ambiente de trabalho.

Todos os setores da empresa têm um papel importante nessa gestão, já que o diálogo e a transparência interna devem ser praticados por áreas diferentes. A ideia é criar um clima organizacional positivo, pautado na colaboração e na confiança entre os membros que compõem a companhia.

Essa modalidade de gerenciamento tem tido sua eficiência cada vez mais comprovada. A sociedade e suas ideias estão evoluindo, o que torna o modelo antigo cada vez menos atrativo: não se valoriza tanto uma gestão tão rígida e distante dos colaboradores, que exige confiança ao mesmo tempo em que não se mostra aberta.

Hoje, as organizações já compreendem melhor o quanto um ambiente de trabalho positivo e amigável é significativo, o que torna a transparência tão relevante. Você vai conferir mais vantagens a seguir.

Quais as vantagens da gestão transparente para sua empresa?

No tópico anterior, compreendemos o que é a gestão transparente e começamos a ver os seus impactos. Quando aplicada corretamente, ela apresenta muitas vantagens para uma empresa, como as que vamos apresentar agora. Confira!

Aumento do respeito e da confiança

Quando a gestão não se mostra aberta, é comum os colaboradores se sentirem limitados. Eles não sentem segurança para expor suas opiniões, ideias e dificuldades, o que acaba interferindo em seu desempenho. Ninguém tem a motivação necessária quando trabalha com certo receio de seus superiores. Isso, de uma forma ou de outra, torna as atividades menos satisfatórias.

Na gestão transparente, por sua vez, é incentivada uma troca, um diálogo aberto entre gestor e colaborador. As pessoas precisam saber que têm espaço para falar sobre o que quiserem, que podem procurar a gestão, que serão acolhidas e não punidas por sua sinceridade.

Ao mesmo tempo os gestores devem se manter mais próximos dos colaboradores, estando dispostos a escutar e a comunicar a situação da empresa. Tudo isso promove a confiança e o respeito mútuo. O trabalho, portanto, se torna mais agradável e os resultados melhoram.

Favorecimento do fluxo de informações

Quando a transparência e a comunicação aberta são incentivadas, os funcionários se sentem mais à vontade para expor suas opiniões e ideias. Assim, isso não fica centralizado apenas nas mãos dos gestores: todos têm direito de participar e uma grande ideia pode vir de onde menos se espera.

Isso sem mencionar que, quando se sente mais livre para opinar e dar sugestões, o funcionário pode acabar desenvolvendo sua criatividade, o que também favorece a empresa.

Outro ponto é que a comunicação aberta diminui a circulação de boatos. Quando a gestão não compartilha informações, os funcionários podem ficar confusos, escutar dados soltos e, a partir disso, fazer deduções equivocadas, gerando preocupação. Isso prejudica a convivência em equipe e, consequentemente, o clima organizacional. Uma gestão transparente, por outro lado, deixa tudo claro e evita essas dores de cabeça.

Maior retenção de talentos

Ninguém se sente bem ao trabalhar em uma organização na qual não se tem espaço para falar e não se sabe o que está acontecendo de fato. Essa pode ser uma causa marcante de elevados índices de turnover. Além disso, como vimos até aqui, uma gestão distante, que não dialoga, traz uma série de incômodos ao colaborador.

A gestão transparente, por sua vez, melhora o clima organizacional e torna a empresa um local mais agradável de se trabalhar. Isso motiva os talentos a permanecerem ali, pois aumenta a satisfação.

É importante considerar, ainda, que os funcionários se sentem reconhecidos e responsáveis quando sabem como estão as coisas na corporação. Esse sentimento de que estão participando ativamente da empresa é mais um motivador para atuarem ali, além de fortalecer seu sentimento de pertencimento, seu engajamento e seu senso de accountability.

Como ter uma gestão transparente na empresa?

Agora que já ficou claro o quanto a gestão transparente é importante, vamos dar algumas dicas de como implantá-la em sua empresa. Veja alguns passos essenciais!

Desburocratizar a comunicação

A gestão transparente propõe mudanças como a eliminação da marcação de horários para conversar com gestores e a eliminação de privilégios como banheiros exclusivos para a gestão.

A ideia é que os gestores trabalhem no mesmo ambiente que o restante da equipe e que cada funcionário possa se comunicar com eles a qualquer hora. Isso aumenta a sensação de proximidade e igualdade entre as pessoas, tornando a empresa mais acolhedora.

Implantar um canal aberto de comunicação

As empresas já disponibilizam meios de comunicação com os colaboradores, como murais, redes sociais internas e quadros de aviso. No entanto, a ideia da gestão transparente é disponibilizar informações mais completas e sinceras nesses canais. Em vez de resumir e filtrar tudo o que é passado, compartilhe dados verdadeiros e explique o que está acontecendo.

Apostar em compliance e em tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada da gestão transparente. Você pode, por exemplo, optar por um software em que todas as informações relevantes fiquem registradas e possam ser acessadas por qualquer pessoa que tiver permissão. Assim, o colaborador pode entrar e conferir tais dados sempre que desejar.

Redes sociais e grupos internos são algumas outras ideias. Além disso, um sistema de compliance pode ser aplicado para garantir que a transparência será mantida.

A gestão transparente pode, de início, assustar alguns gestores mais acostumados ao modelo tradicional. No entanto, ela é importante não apenas para acompanhar as mudanças do mercado, mas também para gerar benefícios para o desenvolvimento empresarial. Quando são avaliadas suas vantagens, percebe-se o quanto ela é capaz de influenciar positivamente a companhia.

O que você achou da gestão transparente? Se este post foi útil, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais para discutir o assunto com seus seguidores!

Lembre-se de compartilhar este artigo!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba as últimas novidades sobre treinamentos e desenvolvimento humano

tudo sobre desenvolvimento de pessoas, capacitação & RH.

Mais do Portal

impacto socio econômica das organizações na sociedade

O impacto das organizações na sociedade

Comumente devido ao dia dia esquecemos da importância que uma empresa tem na sociedade. Você que possui uma empresa, já parou para pensar do papel importantíssimo que você está desempenhando? Indiferente do tamanho da sua empresa, ela exerce um papel fundamental na sociedade.

confiança no ambiente de trabalho

Tipos e pilares da confiança no ambiente de trabalho!

Algumas maneiras comprovadas de construir confiança no ambiente de trabalho requerem muito mais do que se pode imaginar. Se tornou líder de alguém? A comunicação eficaz pode lhe ajudar. Confiança é a base de todos os relacionamentos de sucesso. Saiba como se tornar mais confiante no trabalho.

Conheça um de nossos treinamentos pela voz do nosso CEO.
Vídeo online sem interação humana.

Assistir agora

Fique por dentro dos próximos treinamentos, webinários ao vivo e programe-se para participar de algum deles no melhor momento para você.

Agendar

Quer mais informações?
Descubra como o Google, Facebook, Bradesco, Syngenta e outros clientes tem investido na formação de seus líderes e como você pode trazer nossas metodologias para sua empresa.

Solicitar contato