Liderança transformadora: como desenvolver

Descubra a Liderança Transformadora: carisma, inspiração, estimulação intelectual e consideração individualizada de líderes transformacionais de performance.

Escrito por:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Liderança Transformadora

Diversos estudiosos como Ken Blanchard, Sérgio Buaiz, Cortella, Dinsmore, Kouzes e Posner, Robson Marinho dentre outros tem dedicado parte de suas vidas para estudar como se da o processo de formação e mais importante ainda o impacto de lideranças transformacionais em organizações. Mas afinal, o que é uma liderança transformadora?

Antes vejamos, gestores e supervisores precisam engajar toda a equipe, independentemente de suas funções, de modo que cada um possa utilizar de suas principais competências para se transformarem em profissionais mais completos.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda sobre a importância da liderança transformadora, além de conferir quais são as principais competências desse tipo de liderança de líderes de alta performance. Boa leitura!

Qual a importância da liderança transformadora?

A seguir, listamos alguns pontos que podem ser usufruídos por uma empresa que adota essa postura. Veja!

Retenção de talentos

Hoje, reter talentos é um dos principais desafios de qualquer empresa. Além de ser um custo para a organização — uma vez que contratar e demitir profissionais gera gastos para o negócio —, a alta taxa de turnover pode trazer prejuízos para o capital intelectual da sua equipe. Isso ocorre justamente pelo risco de informações importantes e projetos inovadores serem perdidos com a troca de equipe.

Por essa razão, é preciso traçar meios para a retenção — e a liderança transformadora estimula o crescimento do profissional, fazendo com que ele enxergue naquela empresa um potencial para o seu desenvolvimento.

Aumento da produtividade

Um líder transformador não vai apenas estimular a sua equipe ao crescimento, como também desenvolver métodos mais precisos que aumentem a produtividade de todos. A partir disso, os colaboradores têm uma visão mais estratégica da empresa, com a possibilidade de fornecer dados e informações a serem utilizadas na tomada de decisões.

Vantagem competitiva

Todos esses benefícios contribuem significativamente para o destaque do negócio no mercado. Devido à competitividade cada vez mais acirrada, apenas apostas em estratégias de vendas e marketing, apesar de importante, não é o suficiente para que você saia na frente da concorrência.

Ao contar com uma equipe formada por profissionais engajados, que acreditam no potencial da empresa e buscam soluções para o seu crescimento, certamente o seu negócio terá um aperfeiçoamento contínuo e a otimização dos resultados.

Quais são os princípios e valores desse perfil de líder?

Agora que você já sabe a importância da liderança transformadora para o negócio, chegou o momento de entender mais precisamente sobre os valores desse tipo de líder. Acompanhe!

Autoconhecimento e propósitos claros

O primeiro passo para se tornar um líder transformador é contar com um propósito claro. Quais são os objetivos para aquela equipe? Como vocês acreditam que, juntos, conseguem contribuir para a missão da empresa e para os seus objetivos macro?

A partir dessa definição, o líder poderá transmitir para todo o time o papel de cada um dentro desse contexto, fazendo com que os colaboradores entendam que suas funções contribuem para resultados mais expressivos, o que aumenta efetivamente o engajamento.

Prática da cultura do feedback

Implementar a cultura do feedback é essencial em qualquer tipo de empresa, independentemente do estilo de liderança. Aqui, esse é um ponto que não deve faltar, uma vez que vai trazer como benefícios:

  • direcionamento do trabalho de todo o time;
  • desenvolvimento de alta performance;
  • aumento de engajamento, uma vez que cada colaborador entenderá seus pontos fortes e de melhoria;
  • encorajamento de novas ideias;
  • cultura organizacional bem direcionada;
  • proximidade entre o líder e a sua equipe;
  • ambiente mais agradável para se trabalhar.

No entanto, o mais importante aqui é saber como oferecer um bom feedback para a sua equipe. Não existe especificamente uma fórmula certa, mas existem alguns passos que podem ser seguidos. O ideal é que você se prepare, tendo em mãos uma pauta a ser seguida, além de apresentar inicialmente os assuntos que serão discutidos. É preciso ter sinceridade, apresentar exemplos reais de bom desempenho e, em seguida, apresentar os pontos de melhoria.

Nesse momento, é importante ainda que o líder saiba ouvir. A partir disso, possíveis falhas serão identificadas, o que contribui para o aperfeiçoamento de todo o time, independentemente da hierarquia.

Valorização da equipe

Esse é um tópico que pode ser desenvolvido, inclusive, nas reuniões de feedback com a equipe. Valorizar a equipe estimula os colegas a buscarem o desenvolvimento constante, a capacitação naqueles pontos de melhoria destacados, bem como a busca de projetos que de alguma forma vão impactar positivamente o cliente.

Sempre que um trabalho bem feito for executado, os líderes devem estimular a equipe, além de apoiar novos projetos de todo o time. Como os colaboradores na maior parte do tempo estão envolvidos diretamente com o cliente, eles entendem quais são as principais dores e desafios, trazendo soluções que serão positivas para os resultados do negócio.

Compartilhamento de aprendizado

O líder transformador tem a preocupação de que todo o aprendizado da equipe seja compartilhado. Caso algum colaborador domine determinado assunto, por exemplo, esse tipo de líder incentiva outros profissionais a entenderem porque ele entende de pontos mais específicos, como ele fez para chegar até ali e qual é o impacto dessa compreensão para a empresa e para o cliente.

Por essa razão, desenvolva encontros semanais nos quais cada um poderá compartilhar a sua habilidade, contribuindo para que outras pessoas também tenham essa oportunidade.

Autonomia do colaborador

O colaborador precisa ter autonomia para a execução de suas funções, desde as mais simples até as mais complexas. Para isso, é papel do líder transformador desenvolver a confiança de todo o time. Assim, ele entenderá que é capaz de trazer respostas aos mais diversos desafios, permitindo com que o gestor tenha o seu trabalho otimizado e seja focado para funções mais estratégicas.

Neste conteúdo, você pôde entender de maneira mais precisa sobre a liderança transformadora, quais são os impactos que ela traz para a empresa e as principais competências desse tipo de líder.

Para isso, é preciso entender como desenvolvê-la. Nesse contexto, contar com o apoio de profissionais que oferecem treinamentos comportamentais e de melhoria para a performance organizacional é o mais indicado, uma vez que suas metodologias desenvolvem a inovação das empresas e também a execução das demandas.

Ficou interessado em desenvolver uma liderança transformadora na sua empresa? Fale conosco!

Lembre-se de compartilhar este artigo!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba as últimas novidades sobre treinamentos e desenvolvimento humano

tudo sobre desenvolvimento de pessoas, capacitação & RH.

Mais do Portal

ser proativo

Descubra como ser proativo

O que significa ser proativo. O que fazer para desenvolver a proatividade. Como saber se você tem iniciativa. Entenda a diferença entre ser proativo e reativo.

employee experience

O que não é Employee Experience

O que Employee Experience não é, significado, exemplos, vantagens, employee branding, employee journey, experiência do funcionário, implementação e guia.

ser proativo

Descubra como ser proativo

O que significa ser proativo. O que fazer para desenvolver a proatividade. Como saber se você tem iniciativa. Entenda a diferença entre ser proativo e reativo.

Conheça um de nossos treinamentos pela voz do nosso CEO.
Vídeo online sem interação humana.

Assistir agora

Fique por dentro dos próximos treinamentos, webinários ao vivo e programe-se para participar de algum deles no melhor momento para você.

Agendar

Quer mais informações?
Descubra como o Google, Facebook, Bradesco, Syngenta e outros clientes tem investido na formação de seus líderes e como você pode trazer nossas metodologias para sua empresa.

Solicitar contato