Você sabe elaborar um bom convite para treinamentos corporativos? Ter uma estratégia eficaz na promoção desses eventos é extremamente importante, visto que é preciso ter uma comunicação ativa e engajada com os colaboradores para que eles tenham sucesso.
Para ajudar, criamos este post. Nele, mostraremos os formatos mais utilizados para a divulgação desses treinamentos, assim como as informações essenciais que farão com que os seus colaboradores fiquem interessados e não percam a oportunidade de participar. Confira!
Formatos de convite para treinamentos corporativos
Antes mesmo de elaborar o convite, é preciso pensar nos formatos em que poderá enviá-lo para os seus colaboradores, já que essa estratégia depende de informações do perfil deles. Confira, a seguir, alguns exemplos.
Uma das formas mais simples e certeiras de enviar os convites para o treinamento é por e-mail. Para isso, é preciso pensar bem no que pode chamar mais a atenção dos colaboradores e estruturá-lo dessa forma.
Pense que um e-mail bem simples que contenha somente texto já pode resolver e deixar o público curioso e interessado em participar. Por outro lado, também pode ser interessante criar algo mais elaborado, com uma arte que mostre a identidade visual e mais detalhes que serão utilizados no treinamento. Mas em geral, algo que um(a) analista de treinamento possa fazer, é o melhor caminho para gerar celeridade e volume.
Um exemplo rápido de um email simples é:
Bem-vindo ao que acreditamos será uma jornada de aprendizado incrível, divertida e gratificante. Prepare-se para este o evento X (nome do seu evento) pois iremos aprimorar nossas habilidades com "pessoas", construção de "relacionamento" e juntos buscar como poderemos nos tornar líderes positivos, eficazes e mais autênticos (objetivo do seu evento).
Ao darmos início a este novo programa conduzido pela Aspectum (seu parceiro), chamado The Leadership Journey (título para reforçar), você será um dos quase 200 funcionários da nossa empresa que trabalharão e aprenderão por meio deste programa que se estenderá pelos próximos seis meses (clareza no plano educacional da sua universidade corporativa).
Alguns de vocês já ocupam cargos de supervisão e outros foram identificados como líderes emergentes em potencial em sua divisão (traz a noção do plano de carreira). De qualquer forma, este programa se concentra na liderança. A verdadeira liderança não tem a ver com posição ou cargo; é sobre a influência que cada um de nós tem para impactar as pessoas e os ambientes de trabalho que nos cercam todos os dias, tanto no trabalho quanto em nossas vidas pessoais (um preview do direcionamento).
Esse email, além dos elementos acima, deverá conter datas, horários, plataformas de acesso, principais dúvidas, links para acesso as sessões caso o evento seja online, possíveis links para o portal de downloads de documentos pré-evento, e dizeres de direitos autorais.
Na Aspectum, temos tudo isso preparado para cada uma de nossas soluções.
Cartaz
Caso os seus colaboradores sejam mais ativos — dividindo o dia de trabalho entre tarefas no computador e em outros departamentos — e circulem mais pela empresa, uma boa estratégia pode ser divulgar o treinamento em cartazes. Espalhá-los em pontos-chave pelo espaço físico do seu negócio pode ser uma boa forma de atraí-los.
Como o dia a dia dos colaboradores pode ser muito corrido, é preciso que a estratégia dos cartazes chame a atenção deles, mesmo que seja por apenas alguns instantes. Para isso, capriche no design e faça-o bastante chamativo com as informações mais importantes em destaque.
Caso sua organização esteja atuando com o teletrabalho, vale pensar nessa abordagem nos ambientes virtuais, ainda que por grupos das redes sociais, grupos dos aplicativos com comunicação assíncrona, qualquer lugar onde as pessoas passem de tempos em tempos.
Vídeo
Outra forma bastante eficaz de divulgar o convite para treinamentos corporativos é por meio de um vídeo teaser. Nele, é possível mostrar um pouco do conteúdo como forma de atiçar a curiosidade e motivar a participação dos colaboradores. Uma boa estratégia é mostrar algumas telas, além de destacar informações que podem aumentar o engajamento, como algo que os participantes ganharão ao concluí-lo.
É importante frisar que a empresa não precisa, necessariamente, dar um prêmio no final do treinamento. Por isso, é necessário conhecer o público e perceber o que pode atraí-lo. Em vez de algo físico, por exemplo, é possível oferecer conhecimento técnico em uma área específica que possa destacá-los em oportunidades futuras. É preciso fazer uma análise prévia para escolher de forma correta.
Influenciadores
Os influenciadores estão em alta e, por isso, contar com um deles para divulgar o treinamento corporativo e incentivar seus colaboradores a participar dele pode ser uma boa ideia. Escolha um bom gestor ou líder da área, um especialista que seja referência no mercado ou alguém que entenda bem sobre o assunto tratado para dar mais credibilidade. Escolha uma pessoa que consiga despertar tanto a curiosidade quanto a necessidade de participar do evento.
Para divulgar esse vídeo, você pode utilizar os meios citados aqui, como o próprio e-mail, a TV corporativa e até mesmo aplicativos de conversa em grupo, como o WhatsApp e o Telegram. O meio escolhido deve fazer sentido com a estratégia de divulgação escolhida.
TV corporativa
A TV corporativa é uma boa opção para divulgar o treinamento. Geralmente, os colaboradores a assistem em pequenos momentos de descanso ou no horário de almoço e essas são boas oportunidades para prender a atenção deles.
Por isso, capriche na mensagem a ser passada e não o torne maçante, pois pode ser que os colaboradores desistam de assisti-lo por ser desinteressante demais. Você pode criar um vídeo específico para ser veiculado nesse canal de comunicação interna ou, como dito anteriormente, utilizá-lo para divulgar outras estratégias, como o vídeo com o influenciador.
Murais
Os murais são ótimos lugares de divulgação para peças como os cartazes. Como eles ficam espalhados por diversos pontos estratégicos da empresa — como a portaria e próximo dos refeitórios —, é mais fácil capturar a atenção do público.
O ponto de atenção que você precisará ter em relação a um mural é no fato de que terão vários outros anúncios pendurados nele que concorrerão com o seu convite. Por isso, mais uma vez é bom frisar que o design precisa ser chamativo e conter todas as informações mais relevantes para que seu público-alvo possa se interessar.
Teasers
Um teaser por definição considera-se uma provocação para o treinamento, que normalmente trata-se de um vídeo ou mensagem do próprio criador do conteúdo ou de algum profissional importante da organização chamando os participantes para aquele evento. Imagine um CEO convidando seus colaboradores com algumas frases impactantes e mostrando os benefícios de uma ação corporativa que virá no futuro? Fenomenal!
Na Aspectum, ajudamos com esse tipo de propagação também.
Informações necessárias nesse convite
Após decidir o formato de divulgação do convite para treinamentos corporativos, é preciso saber quais informações não podem faltar nele. Confira quais são elas a seguir.
Objetivo do treinamento
É preciso divulgar com clareza qual é o objetivo do investimento no treinamento corporativo para que os colaboradores possam participar já sabendo sobre o que vão aprender. É importante também deixar bem claro no convite os motivos pelos quais o tema é importante e como aquele aprendizado poderá ajudar o time na prática.
Esse tipo de abordagem não só pode atrair como motivar os colaboradores a participar. Isso porque eles enxergarão todos os benefícios do evento, assim como entenderão que terão a chance de aprender a resolver dilemas que podem atrapalhar a rotina e o trabalho em equipe.
Acesso ao treinamento
As informações sobre o acesso ao treinamento precisam estar dispostas de forma muito clara e objetiva no convite. Caso seja um evento presencial, é necessário informar a data e o local em que ele acontecerá. Se for apresentado de forma online, é preciso enviar o link do site em que ele será exibido. Tudo precisa ser informado em detalhes para que não haja o risco de os participantes não conseguirem chegar até o local ou acessar o conteúdo.
Também é preciso informar com clareza as formas de inscrição para o evento, assim como os prazos de confirmação de presença e as atividades prévias necessárias para ter acesso ao treinamento — se esse for o caso. Dessa maneira, é possível que todos tenham acesso às mesmas informações e que cumpram todos os passos para garantir a participação.
Como você pôde perceber, não é difícil criar um convite para treinamentos corporativos. Depois de conhecer os formatos em que você pode enviá-lo e as informações necessárias que ele precisa transmitir, é preciso conhecer o perfil dos colaboradores para, então, traçar a melhor estratégia para a divulgação do evento.