Carreira

Treinamento comportamental: o que é, como funciona e por que fazer?

Treinamento comportamental: o que é, como funciona e por que fazer?

Tornar uma equipe capacitada e eficiente é resultado de atividades que vão além das competências técnicas ou teóricas. Afinal, qualquer pessoa ou organização de sucesso já investe nisso naturalmente.Para garantir destaque competitivo no ramo em que se pretende atuar, é necessário pensar mais adiante. A adoção de algum treinamento comportamental é uma das formas mais eficazes de melhorar seus resultados e os de sua equipe e de manter a organização competitiva.Você já ouviu falar sobre treinamentos comportamentais corporativos? Saiba que eles são uma grande tendência de mercado no que diz respeito à capacitação de colaboradores e à melhoria de resultados organizacionais. Se você quer se manter à frente da concorrência, é melhor considerar essas práticas em seu negócio.Por esse motivo, preparamos um artigo com as informações que você precisa saber sobre treinamento comportamental para que possa escolher a melhor opção para o seu time de funcionários. Continue a leitura e entenda!

O Que é o Treinamento Comportamental?

Capacitação é uma parte fundamental do crescimento de qualquer negócio. Além de pensar na formação da sua equipe, também é muito importante ter em mente as habilidades específicas a serem desenvolvidas no dia a dia de trabalho.Com o objetivo de aprimorar e alinhar a conduta dos colaboradores de uma empresa ou indústria, o treinamento comportamental se destaca pelo desenvolvimento baseado na gestão de hábitos pertinentes aos resultados esperados.Por meio desse tipo de abordagem, é possível desenvolver novas competências — emocionais ou laborais — e aprimorar aquelas já existentes. Além disso, os treinamentos comportamentais permitem ensinar aos colaboradores maneiras de se portar nas mais diversas situações comuns ao dia a dia corporativo.Como resultado, é comum a obtenção de ambientes com menos conflitos e funcionários mais alinhados e integrados à cultura organizacional, tornando o ambiente de trabalho um lugar mais harmônico e produtivo para todos.

Como funciona na prática?

Existem diversos tipos de treinamento comportamental, cada um com um objetivo específico de destaque. É isso o que vai ditar como o treinamento será executado. Ou seja, cada produto ensina um conjunto de habilidades necessárias à solução de problemas comportamentais específicos.Na Aspectum, podemos citar três exemplos que são essenciais para a obtenção de melhores resultados:

Habilidades de comunicação interpessoal

Quase todo trabalho hoje em dia envolve uma equipe multidisciplinar, cada indivíduo com um background diferente — tanto em termos de formação quanto de personalidade e visão de mundo. Sendo assim, garantir que todos os integrantes do seu time consigam se comunicar assertivamente e entender as perspectivas uns dos outros é fundamental para garantir o melhor índice de sucesso de qualquer empresa.Durante o treinamento, os colaboradores aprendem diferentes maneiras de expressar os próprios pensamentos, desenvolvendo o hábito de conversar com sua equipe e pessoas de fora. Com o tempo, isso faz com que o indivíduo se acostume a essa ideia, o que facilita futuras interações.Aqui, você busca melhorar o diálogo por meio de diversas habilidades e pelo alinhamento de assuntos importantes, prática necessária em todas as áreas de especialização, mas que é ainda mais conveniente para gestores e profissionais que lidem com múltiplos setores. Um bom exemplo desse tipo de treinamento é o Conversas Cruciais.

Capacitação de Lideranças

Figuras de liderança têm grande valor dentro de uma equipe. Além de quase sempre serem profissionais altamente capacitados em suas respectivas áreas, eles também são ótimos para motivar seus colegas, seja prestando um bom exemplo, seja dando o suporte necessário para sua atuação. É por isso que esses perfis são tão disputados pelas grandes empresas.Embora a liderança possa ser um talento, ela também é uma habilidade que pode ser cultivada com tempo e dedicação. Em muitos casos, envolve algo relativamente simples, como sempre contar até 10 antes de responder, ou algo um pouco mais profundo, como mudar sua perspectiva diante de certos problemas.Esse tipo de treinamento comportamental, geralmente direcionado àqueles que já atuam como gestores, ensina como desenvolver um plano de ação e influenciar de forma natural para liderar os melhores desempenhos. Dessa forma, cada líder pode te ajudar a aproveitar melhor o potencial do seu negócio. O Princípios da Influência é um bom exemplo.

Accountability e Feedback

Quando um time não atinge suas metas ou ocorre um erro comprometedor, é fácil todos começarem a apontar um culpado, mas isso raramente ajuda a empresa. É verdade que, no fim das contas, alguém precisa se responsabilizar, mas isso deve ser feito de caso pensado, sem acusações infundadas. Do contrário, a equipe continuará perdendo metas, e o problema não será resolvido.A ideia desse treinamento é ensinar sua equipe a atribuir responsabilidades de forma mais eficaz e a transmitir e receber feedback. Dessa maneira, quem avalia o desempenho pode focar pontos que possíveis de ser melhorados, enquanto aquele que recebe a avaliação pode incorporar essas críticas no seu dia a dia mais facilmente.Esse treinamento é utilizado na gestão de resultados abaixo do esperado, ensinando como aplicar feedback assertivos e garantir que gaps de performance não se repitam, sendo uma habilidade fundamental para gestores e qualquer profissional com algum grau de responsabilidade sobre outros colaboradores. O treinamento Compromissos Cruciais trata desses casos.As abordagens normalmente são relacionadas à manutenção de hábitos, e seus métodos se embasam em pesquisas sobre as mais diversas dificuldades encontradas no ambiente corporativo. A partir disso, a metodologia é aplicada conforme a cultura da empresa.

Quais são os benefícios de se investir em um treinamento comportamental?

Agora que você já sabe o que é o treinamento comportamental, viu exemplos e conhece como ele funciona na prática, veja, abaixo, algumas vantagens de investir nesse tipo de capacitação para os seus funcionários:

Motivação de Colaboradores

Muito se fala sobre a importância de uma equipe com colaboradores motivados. O que poucos gestores sabem é como garantir essa motivação de forma duradoura e consistente — e isso é possível por meio da implementação de um bom plano de treinamentos comportamentais.Dessa forma, a equipe se torna completamente alinhada e aprende a produzir mais resultados. Isso afeta positivamente a motivação dos colaboradores, que viraliza dentro da organização e se instala como conduta comum a todos. É um círculo virtuoso que proporciona ótima rentabilidade para a empresa.

Desenvolvimento de Hábitos

O desenvolvimento de bons hábitos é um dos pontos-chave no treinamento comportamental. Afinal de contas, sem uma boa rotina, fica muito mais difícil manter a disciplina e o ritmo de produção — ainda mais quando as alternativas a esses comportamentos são muito mais fáceis, mas menos produtivas.Assim, ao treinar sua equipe, todos focam a promoção dos hábitos que otimizarão a produtividade, além de minimizar erros e acidentes, o que é um enorme benefício ao se investir em treinamentos corporativos. E com a equipe inteira envolvida, é mais fácil gerar uma rede de apoio para manter essas atitudes.

Otimização da comunicação e fortalecimento da equipe

Garantir uma comunicação aberta, clara e objetiva é fundamental para que qualquer negócio ou relacionamento interpessoal seja bem-sucedido. Por isso, investir em formas de melhorar o canal comunicativo é uma estratégia muito acertada.Com a aplicação de treinamento comportamental adequado, seguramente, haverá uma melhoria na comunicação interna, o que afeta tanto a motivação, quanto o clima organizacional da sociedade empresarial e, consequentemente, fortalece toda a equipe e garante resultados mais expressivos.

Harmonização de conflitos

Funcionários motivados que saibam se comunicar raramente se envolverão em conflitos no ambiente organizacional, não é verdade? Se todos conseguem chegar a um meio-termo em suas disputas, sobra mais energia para dedicar às tarefas do dia a dia. Por isso, podemos dizer que um bom treinamento comportamental diminui naturalmente essas disputas internas.É claro que ainda deve haver um ou outro conflito, afinal, estamos lidando com seres humanos, mas sua solução tende a ser mais rápida e eficiente. Isso, porque a equipe, como um todo, vai estar mais consciente e madura após a capacitação comportamental adotada.

Desenvolvimento de Lideranças

Esse é mais um dos benefícios concedidos pelo investimento em treinamentos corporativos, pois, além das capacitações específicas para desenvolvimento da liderança, o próprio treinamento das equipes ajuda a fortalecer a gestão.Líderes desenvolvidos são admirados pelos seus colaboradores, pois conseguem manter o time sólido e coeso diante de qualquer obstáculo que possa ocorrer. Com o treinamento adequado, a liderança passa a ser algo natural, pois as habilidades pessoais são aprimoradas, tornando o líder uma referência positiva entre os colaboradores.

Aperfeiçoamento da inteligência emocional da equipe

O desenvolvimento da inteligência emocional é muito mais complexo e profundo do que se possa imaginar, mas, com uma orientação competente, é possível tornar todo o time emocionalmente estável e consciente dos seus atos.Saber controlar os próprios impulsos emocionais é uma habilidade fundamental para os colaboradores, e treinamentos comportamentais de excelência desenvolvem essas e outras habilidades importantíssimas, como empatia, sociabilidade e pensamento estratégico.Como você pôde perceber ao longo deste artigo, é muito importante desenvolver habilidades comportamentais para a convivência harmônica no trabalho, e isso só é possível por meio da aplicação de um bom treinamento comportamental corporativo. Então, o que você está esperando para alcançar um novo patamar de resultados na sua organização?Se ainda não está convencido, dê uma olhada no nosso artigo com 5 motivos para investir em treinamento comportamental. Temos certeza de que vai mudar de ideia depois disso!

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards