Você sabe o que é um Business Partner? Também conhecido como parceiro de negócios, esse profissional promove o alinhamento entre o setor de RH e as áreas de negócios de uma empresa. É ele o responsável pela interação entre essas áreas e, sendo assim, é possível dizer que seu trabalho funciona como uma consultoria para a alta gestão de uma instituição.
Essa função se populariza cada vez mais entre os profissionais de RH e, por este motivo, criamos este post. Nele, descrevemos qual a importância desse profissional, os motivos pelos quais vale a pena contratá-lo e como se tornar um. Confira!
Qual a importância do Business Partner?
Atualmente, muitas empresas precisam de mudanças de ações e de posicionamento e ninguém melhor que um parceiro de negócios experiente para integrar todas essas informações e traduzi-las em melhor desempenho. Para isso, o BP deve trabalhar próximo aos Analistas de Treinamento e aos Consultores Internos de forma estratégica.
O parceiro de negócios, então, é essencial para apoiar uma estratégia de aprendizado — ou quantas forem necessárias. Isso se dá por conta da sua proximidade com as pessoas e pelo apoio que esse profissional presta a todos os times da área de negócios da empresa.
Graças a esse profissional, que conta com tantas habilidades e características distintas, é possível promover também um bom clima organizacional, o que beneficia os colaboradores — além da empresa em sua totalidade.
O BP, nesses casos, acaba sendo a solução que muitos negócios precisam para alcançar seus objetivos de curto, médio e longo prazo, já que ele entende tanto de gestão de pessoas quanto das prioridades dos responsáveis.
Por que contratar esse profissional?
Um dos principais benefícios em contratar um parceiro de negócios é o impacto positivo que o seu trabalho tem em vários aspectos do desenvolvimento das empresas. Desde o crescimento profissional de cada um dos colaboradores até a orientação dos líderes, o resultado dessa parceria é uma significativa melhora nos processos com um todo — e a maior consequência disso é o alcance das metas, definidas pelas OKRs.
Com a contratação desse profissional, também fica mais simples formar equipes de alto desempenho. Isso porque ele é apto para identificar os perfis comportamentais de cada um, o que significa que consegue enxergar os padrões por trás das atitudes de cada equipe e, assim, forma times mais qualificados e mais fortes.
Como ser um Business Partner?
Para se tornar um parceiro de negócios, um dos primeiros passos é investir em se tornar um profissional mais generalista. Isso significa romper com as velhas lógicas mais compartimentalizadas de atuação que funcionam com foco somente no processo.
Outro ponto importante para esse profissional é entender sobre assuntos transversais aos da área do RH. Isso inclui conhecer um pouco sobre tecnologia, vendas e até finanças — tudo para que seja mais fácil sugerir as melhorias necessárias e para ajudar a empresa, como um todo, a redefinir o ambiente de trabalho para que seja mais produtivo.
Conseguiu entender o que é um Business Partner e a importância dele para uma empresa? Lembre-se de que, para ser um bom parceiro de negócios é preciso desenvolver habilidades como ser um bom executor — além de um bom planejador — e manter um bom relacionamento com todos os envolvidos. Assim, qualquer pessoa será um profissional bem-sucedido!