Carreira

Como delegar tarefas? Distribuição de Tarefas Eficiente

Como delegar tarefas? Distribuição de Tarefas Eficiente

Saber como delegar tarefas nem sempre é tão fácil quanto parece. A competência de atribuir aos outros uma responsabilidade, confiando que eles deem conta de cumpri-la, com base em seus conhecimentos e habilidades, é fundamental às boas lideranças.

Ainda assim, é importante estar atento ao fato de que nem sempre isso é natural, visto que não se trata de algo trivial como dizer a alguém para fazer uma coisa e depois cobrar resultados por isso. Existem estratégias que devem ser consideradas nesse processo e, a seguir, você saberá mais sobre elas. Aproveite!

Por que é importante delegar tarefas?

O profissional que assume um cargo de liderança é, geralmente, dotado de conhecimentos e competências que o tornaram apto para estar ali. Mas isso não significa que ele deva, pessoalmente, executar todas as atividades que julgar necessárias.

A delegação de tarefas é uma parte crucial da liderança, para que ela possa estar disponível para cuidar daquilo que não pode ser transferido para mais ninguém. No entanto, não se trata apenas de dizer às pessoas o que elas devem fazer — é preciso ter uma capacidade analítica bastante aguçada para entender quem são os profissionais com os talentos certos para cuidar de cada coisa.

Como delegar tarefas com êxito?

Quer saber como realizar isso de maneira acertada e produtiva? Então, talvez você goste das dicas que elegemos para facilitar esse processo. Veja só!

Considere o perfil de cada colaborador

Você daria a um colaborador com timidez excessiva a tarefa de realizar a apresentação de um produto para um cliente importante? Provavelmente não. Assim como também não pediria a uma pessoa dispersa para que ela tratasse dados minuciosos sobre a próxima campanha. Cada indivíduo tem uma função importante na equipe. Reconhecer o perfil dos seus colaboradores é o primeiro passo para delegar as tarefas certas a cada um deles.

Seja claro sobre as prioridades

Ao delegar uma tarefa para uma pessoa, é importante pensar em quais deverão ser as prioridades dela. É muito comum que os colaboradores se sintam confusos sobre priorizar suas atividades rotineiras ou “aquilo que o chefe jogou na sua mesa”. Então, aproveite para ser bastante objetivo quanto à urgência do que você está solicitando. Se tiver um prazo definido, melhor.

Ofereça o suporte necessário

É provável que os seus colaboradores assumam responsabilidades que antes eram suas. Por isso, é importante que você se mantenha disponível para tirar dúvidas e orientar sobre a execução, dando dicas valiosas. Para isso, aborde periodicamente os talentos, questionando sobre como está a execução da demanda e se ele precisa de algum suporte.

O que não fazer ao delegar tarefas?

Assim como o que deve ser feito, existe uma série de comportamentos que devem ser evitados quando você opta pela delegação de tarefas. Por isso, a seguir trouxemos alguns exemplos do que você não deve fazer quando precisar recorrer ao seu time:

  • não seja subjetivo em seus pedidos, prefira esclarecer todos os pontos do que você está pedindo e não se esqueça de frisar o prazo;
  • jamais deixe de compartilhar os créditos por um trabalho bem executado, oferecendo o devido reconhecimento aos envolvidos;
  • não abandone ou deixe o colaborador desassistido enquanto ele ainda se adapta a uma nova responsabilidade, se for preciso, treine-o para ela.

A delegação de atividades é realmente relevante para que um líder se mantenha produtivo em meio às suas atribuições. No entanto, é algo que deve ser feito de maneira estratégica e sempre avaliando quem é o colaborador mais indicado para cumprir com cada demanda. Agora você já sabe como delegar tarefas de forma eficiente.

Se você gosta de conteúdos como estes, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber os nossos novos conteúdos por e-mail!

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards