Carreira

Rompendo barreiras Mentais: Crenças Limitantes e Crenças Fortalecedoras

Rompendo barreiras Mentais: Crenças Limitantes e Crenças Fortalecedoras

Apesar de muitas pessoas nem sequer saberem o que significam, crenças limitantes e crenças fortalecedoras podem determinar os rumos da sua vida profissional. Por isso, é melhor entender como elas funcionam para trabalhar esses aspectos em você.

Felizmente, no post de hoje, você descobrirá mais sobre:

  • o que são as crenças limitantes e as crenças fortalecedoras;
  • como evitar as crenças que causam limitações no âmbito profissional;
  • como adquirir as crenças que ajudam o profissional a se fortalecer;
  • quais tipos de treinamentos e cursos são indicados.

Gostou da ideia? Então, aproveite as dicas!

O que são crenças limitantes e crenças fortalecedoras?

Crenças são o conjunto de tudo aquilo que você considera verdadeiro (mesmo que não seja). Por exemplo, se você acredita que quebrar um espelho dá sete anos de azar, essa é uma crença. Se ela é verdade ou não, não vem ao caso. Ao quebrar um espelho, possivelmente você passará a acreditar que todo azar ocorrido a partir desse episódio será em função de tê-lo quebrado.

Na nossa vida, existem crenças que são limitantes e crenças que são fortalecedoras. As primeiras são todas aquelas que nos fazem acreditar que não podemos ou não temos capacidade para algo. Geralmente, são decorrentes da “opinião” de outras pessoas sobre nós ou de eventos traumáticos que vivemos.

Elas ficam perpetuadas no nosso subconsciente, como uma voz que diz “não, não é capaz de...”, “você não consegue...”, “você não sabe...”. Crenças limitantes são chamadas assim justamente por manterem você preso a um cativeiro mental que o impede de perceber que você pode aprender e conquistar coisas novas o tempo todo.

Por outro lado, as crenças fortalecedoras são aquelas que reavivam seu potencial de realização. Elas servem como um lembrete pessoal de que você pode tudo aquilo que se propõe a fazer.

Suponha que as suas crenças limitantes digam a você: “não assuma esse novo cargo, você não sabe liderar, tem medo de falar em público, além disso, esse é um cargo importante, as pessoas o invejarão” etc. Suas crenças fortalecedoras responderiam assim: “assuma esse cargo, se você quiser, você terá a oportunidade de desenvolver sua liderança e aprenderá a se comunicar melhor, as pessoas poderão se inspirar em você”.

Como evitar as crenças que causam limitações no âmbito profissional?

Como você deve prever, uma pessoa não é feita apenas de suas crenças limitantes, muito menos apenas de crenças fortalecedoras. Mais do que um pessimismo e um otimismo, as crenças são pensamentos que estão enraizados dentro de nós. Por isso, para evitar que elas causem limitação no âmbito profissional, é importante estar vigilante a elas.

Quer um exemplo prático? Existe uma crença limitante coletiva, muito comum, que diz o seguinte: “dinheiro não nasce em árvore”. Traduzindo, ela quer dizer que fazer dinheiro é algo difícil e trabalhoso, o que faz com que muitos profissionais acreditem que a única maneira de ter uma boa remuneração é dando o seu máximo.

Porém, essa não é necessariamente uma verdade. O dinheiro é fruto tanto de um trabalho duro quanto de um trabalho inteligente. Muitos profissionais que ocupam cargos estratégicos ganham muito dinheiro não pelas vastas horas que dedicam às empresas, mas pelo valor que a sua visão de negócio tem.

Um profissional que acredita que a única maneira de conseguir ganhar muito dinheiro é trabalhando exaustivamente pode acabar se sabotando de duas maneiras:

  • ou ele boicota sua carreira, porque seu trabalho parece fácil demais para ele ganhar o que ganha;
  • ou vira um workaholic, desenvolvendo uma exaustão extrema e até enfrentando problemas como burnout.

A melhor maneira de combater esse mal é adquirindo crenças fortalecedoras.

Como adquirir as crenças que ajudam o profissional a se fortalecer?

O primeiro passo para adquirir uma crença fortalecedora é questionando suas crenças limitantes. Sempre que seu cérebro propor uma ideia como “é impossível”, “você não consegue” ou “é muito difícil”, pergunte-se de onde vem essa perspectiva.

Depois, comece a perceber que mesmo as coisas mais difíceis podem ser solucionadas. Elas só precisam de uma abordagem inteligente. Então, mantenha seu foco no que é positivo e concentre sua atenção em como resolver as objeções e obstáculos, não em se queixar das dificuldades.

Acredite no seu potencial de resolver as coisas, de aprender algo novo e, principalmente, de construir sua melhor versão dia após dia. Quando falhar, lembre-se de quantas vezes você já falhou antes e, mesmo assim, atingiu seu objetivo.

Entenda que os seus erros são parte do seu aprendizado, mas jamais serão um fracasso — a menos que você desista. Em vez disso, encare essa falha como a descoberta de algo que não funciona e parta para uma nova tentativa. Desse modo, com naturalidade, você perceberá que é capaz, sim, de tudo o que se propõe a fazer.

Quais tipos de treinamentos e cursos são indicados?

Basicamente, todo e qualquer curso que trabalhe o seu amadurecimento como pessoa ajudará a determinar a qualidade das suas crenças, em especial sobre si. Por isso, treinamentos que abordam a inteligência emocional são tão relevantes. Neles, você entende que, mesmo quando se sente incapaz, pode lidar com esse sentimento e extrair algo de bom dele.

Aqui na Aspectum, temos alguns ótimos cursos que envolvem questões valiosas para quem busca trabalhar crenças limitantes e crenças fortalecedoras, como:

  • O Poder do Hábito — que ensina a estabelecer hábitos de performance que ajudam a desenvolver as mais diversas habilidades que você possa vir a precisar;
  • Conversas Cruciais — que trabalha os aspectos mais relevantes para uma comunicação efetiva, confiante e relacional;
  • Liderança pela Influência — que prepara você para liderar de maneira estratégica e inspiradora, com base em um método cientificamente comprovado;
  • Liderança Autêntica, Positiva e Servidora — que prepara lideranças extraordinárias, íntegras e com total autenticidade;
  • Produtividade Consciente — que promove mais consciência para você escolher compromissos relevantes e alinhados com o seu papel na empresa e na vida;
  • Compromissos Cruciais — que estimula você a praticar o accountability, assumir responsabilidades e prestar contas sem ruídos.

Suas crenças limitantes e crenças fortalecedoras têm um papel importante na determinação de que tipo de líder você se propõe a ser. Por isso, é importante trabalhar constantemente nessas duas características se você quiser atingir seu melhor potencial.

Se estiver disposto, a Aspectum está pronta para ajudá-lo nessa missão. Converse com a gente!

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards