Produtividade

Como evitar os Gatilhos da Procrastinação

Como evitar os Gatilhos da Procrastinação

A procrastinação é um desafio enfrentado por muitas pessoas quando se trata de cumprir tarefas e alcançar objetivos. Os gatilhos da procrastinação podem ser variados e envolvem hábitos, autossabotagem e falta de motivação. Para superar esse obstáculo, é importante adotar estratégias de gestão do tempo, como a organização pessoal e a definição de prioridades. Além disso, é necessário desenvolver técnicas de combate à procrastinação, fortalecendo a autorregulação e minimizando as distrações.

Mas mais importante do que compreender a dimensão do problema é entender também que com um planejamento adequado, aliado ao autoconhecimento e à busca pelo foco, práticas fundamentais para vencer os gatilhos da procrastinação e aumentar a produtividade, você, talvez um gestor de RH, e que sabe muito bem que a procrastinação é um problema que afeta diretamente a produtividade e o desempenho dos funcionários, poderá compreender os motivos dos gatilhos da procrastinação e definir passos a serem tomados para superar esse tipo de desvio.

Ao abordar os gatilhos da procrastinação, é crucial reconhecer que cada pessoa pode ter fatores desencadeantes diferentes. Identificar os gatilhos pessoais e compreender como eles afetam a motivação é essencial para superar a procrastinação. Para isso, é importante explorar técnicas de gestão do tempo, como a definição de prioridades e a adoção de estratégias de organização pessoal. Ao mesmo tempo, é necessário cultivar a autodisciplina e a autorregulação para evitar os comportamentos autossabotadores que levam à procrastinação. Focar na produtividade e buscar o equilíbrio entre o planejamento adequado e a minimização das distrações são fundamentais para superar os gatilhos da procrastinação e alcançar os objetivos desejados.

Neste artigo discutiremos alguns dos principais fatores que levam à procrastinação, para que após serem reconhecidos seja possível tomar medidas preventivas e desenvolver um ambiente de trabalho voltado para o progresso.

Não perca a chance de acabar com a procrastinação dos seus colaboradores, ao saber mais sobre os seus principais gatilhos. Então, fique atento e confira agora o conteúdo completo!

O que é procrastinação e como ela funciona?

Procrastinar é um ato comum na vida de diversos profissionais, que pode ser definido como o adiamento de uma tarefa ou atividade para um outro momento no futuro. Isso leva a um atraso indesejado ou o não cumprimento das tarefas em questão.

Esse tipo de ação, ou não ação, acontece quando temos a intenção de realizar algo, mas acabamos por desviar a atenção para outras atividades aparentemente mais atrativas ou que exigem menos esforço naquele momento.

Quais são os principais gatilhos da procrastinação?

Confira a seguir alguns exemplos dos principais gatilhos que levam à procrastinação. Leia até o final!

Ambiente físico desorganizado

Um ambiente físico desorganizado, como uma casa ou escritório, costuma trazer distrações visuais e mentais, dificultando que a pessoa tenha foco nas tarefas. Papéis espalhados e materiais de escritório fora do devido lugar são elementos visuais que competem pela nossa atenção. Tudo isso leva a uma desordem mental, o que torna a concentração nas tarefas principais mais difícil.

Smartphone próximo a mesa

Todos sabemos que os celulares são dispositivos multitarefas que disponibilizam acesso espontâneo a uma gama de entretenimentos e distrações, como as redes sociais, jogos e aplicativos de mensagens e vídeo.

Isso significa que mantê-los próximos é uma maneira tentadora de verificar notificações, os feeds das mídias sociais e se envolver em atividades que tiram o foco do trabalho.

Presença de tarefas desafiadoras

As tarefas desafiadoras podem representar um grande desafio para quem costuma procrastinar. Embora seja paradoxal, é comum que evitemos iniciar ou concluir as tarefas que consideramos mais difíceis o que necessitam de um esforço maior.

Como parar de procrastinar?

Parar de procrastinar não é uma questão impossível! Para tanto, basta interromper o ciclo composto pelos gatilhos, rotina e recompensa. Em primeiro lugar, é necessário incentivar os colaboradores a identificar os gatilhos que os levam a procrastinação e buscar maneiras de evitá-los ou minimizá-los.

Essa questão envolve o desenvolvimento de um ambiente de trabalho organizado e distante de distrações, além do estabelecimento de horários específicos para a utilização do celular e estratégias para concluir tarefas desafiadoras, como a repartição das mesmas em etapas menores e gerenciáveis.

Você acabou de aprender os principais gatilhos da procrastinação e como parar de procrastinar. Lembre-se de identificar os fatores que levam seus colaboradores a esse tipo de distração para poder incentivá-los a superar esse desafio.

Gostou do texto? Então, compartilhe agora mesmo nas redes sociais e mostre que você é um gestor de RH engajado!

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards