Liderança

Potencialize sua Liderança: As 5 Habilidades Essenciais para os Líderes do Futuro

Potencialize sua Liderança: As 5 Habilidades Essenciais para os Líderes do Futuro

Houve um tempo em que uma liderança autoritária e rígida era encarada como a melhor abordagem para gerar resultados nos negócios. Hoje, no entanto, esse tipo de comportamento é altamente nocivo dentro das organizações. O profissional que quer gerar transformação e impacto positivo na empresa precisa estar preparado para ser um líder do futuro.

Se você não tem muita clareza sobre o que isso significa e de que maneira pode impactar o desempenho das equipes, é melhor continuar conosco até o final do post. Nele, você vai entender melhor:

  • o que significa uma liderança do futuro;
  • quais são os pilares que devem ser desenvolvidos para ser um líder do futuro;
  • e que consequências podem surgir ao negligenciar essas habilidades.

Gostou da ideia? Então, acompanhe!

O que significa a liderança do futuro?

A liderança do futuro é caracterizada, principalmente, pela mudança na abordagem desses profissionais às suas equipes. Mais do que buscar incessantemente por resultados (e a qualquer custo), os líderes precisam apresentar uma gestão humanizada, próxima das pessoas, atenta às necessidades da equipe e que realmente seja capaz de inspirar.

Atualmente, as chamadas soft skills de um líder pesam tanto quanto o domínio técnico que ele tem sobre sua área de atuação. Não basta entender apenas do core business, é preciso saber como manter as pessoas engajadas, motivadas, felizes e comprometidas.

Quais são os pilares do líder do futuro?

Um líder do futuro é constituído de uma série de habilidades indispensáveis para se sair bem no cenário atual. A seguir, elencamos as principais diferenças entre elas para que você as conheça melhor. Então, continue de olho e aproveite!

1. Comprometimento

O líder do futuro deve ser capaz de se comprometer com o time e com os objetivos da empresa. Isso significa que não basta ter um discurso inspirador, mas que também é necessário viver aquilo que se fala, principalmente quando se trata de questões tão importantes como diversidade, inclusão, humanização nas relações e assim por diante.

2. Pensamento estratégico

Um líder também precisa ter capacidade de pensar estrategicamente sobre todas as abordagens que ele faz. Por trás de cada decisão e comportamento, é importante que haja a intencionalidade de melhorar as relações na empresa, gerar engajamento do time, aumentar a produtividade ou contribuir, de alguma maneira, para resultados melhores.

3. Acessibilidade

É impossível falar em lideranças para o futuro sem mencionar a importância da acessibilidade desses profissionais para as suas equipes. Hoje, as relações profissionais são construídas a partir do diálogo e da troca de ideias. Por isso, esse profissional deve estar tão preparado para receber feedbacks quanto para oferecê-los ao time. Além disso, é fundamental se manter à disposição da sua equipe.

4. Escuta ativa

Outra habilidade indispensável para o líder do futuro é a escuta ativa. Isso diz respeito a manter o interesse pelo que as pessoas têm a dizer, levando em consideração as suas sugestões e perspectivas. Um líder do futuro sabe que seus colaboradores são os olhos da empresa e que, muitas vezes, percebem coisas que os próprios estrategistas não veem. Por isso, se mantêm abertos às suas equipes.

5. Transparência

Por fim, não podemos deixar de mencionar a habilidade da transparência. Já se foi a época em que a comunicação nas empresas poderia ser truncada ou que dados relevantes fossem omitidos dos colaboradores. Hoje, o engajamento dos talentos depende da transparência de seus líderes. As pessoas se comprometem com aquilo que conhecem, mas desconfiam do que não conseguem entender completamente.

Quais são as consequências de negligenciar essas habilidades?

Não apostar no desenvolvimento das habilidades essenciais aos líderes do futuro é assumir uma postura retrógrada e difícil de cativar a atenção do público interno. O resultado disso pode ser a desmotivação do time e a consequente falta de engajamento. Isso prejudica a produtividade, o comprometimento e o desempenho geral do negócio.

Felizmente, agora que você já sabe o que é esperado de um líder do futuro, pode evitar esse tipo de contratempo e alavancar a motivação dos seus colaboradores. Aproveite as dicas e comece a experimentá-las na prática quanto antes.

Que outra habilidade você considera essencial ao líder do futuro? Deixe o seu comentário!

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards