Inovação organizacional: entenda o que é e qual a sua importância

O que é inovação organizacional e sua importância. Entenda o conceito, as características e como adotar o processo de inovação e aplicar as ações necessárias.

Escrito por:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
inovacao organizacional

Muito tem se falado em empresas disruptivas e em como elas mudam o cenário dos mercados em que atuam, mas você sabe como é possível chegar a esse patamar? Por meio da inovação organizacional. Com a aplicação desse conceito, é possível criar soluções inovadoras e pensar em novas lógicas de operação.

Selecionamos informações sobre o que é esse conceito, qual é a sua importância para o crescimento empresarial e alguns fatores para que ele seja adotado. Confira!

O que é inovação organizacional?

A inovação em um ambiente empresarial é um conceito que potencializa todos os processos de gestão possíveis por meio da tecnologia e de outros meios inovadores. As organizações que aplicam essa estratégia são mais flexíveis quanto a alterações necessárias em seus procedimentos internos — que, geralmente, otimizam a produtividade dos colaboradores.

Essa metodologia pode contribuir de forma mais eficiente para que todas as atividades sejam executadas com mais qualidade — com isso, a empresa obtém melhores resultados. Na prática, algumas ações podem ser consideradas como parte dessa inovação, como a descentralização dos processos e a ampliação na comunicação interna.

Qual é a importância da inovação para o crescimento da empresa?

Acompanhar as mudanças que acontecem no mundo a todo o momento não é apenas desejável, é imprescindível para a sobrevivência de um negócio no mercado. Por esse motivo, é preciso se preparar para adotar estratégias inovadoras para competir com a concorrência, que está cada vez mais acirrada.

É importante implementar a inovação para pensar em melhores formas de resolver os desafios diários. Pensar em maneiras novas de resolver os velhos problemas coloca a empresa em uma busca de oportunidades de diversificação e constante desenvolvimento.

Quais fatores precisam ser observados para que a inovação organizacional seja adotada?

Agora que você já sabe o que é a inovação e a importância dela para um negócio, é preciso descobrir o que observar para que ela possa ser colocada em prática. A seguir, você confere alguns desses fatores.

Envolvimento de líderes e colaboradores

O primeiro passo para que seja possível implementar esse processo na empresa é contar com o apoio de todas as pessoas que fazem parte dela. Os líderes têm as habilidades gerenciais necessárias e ficarão responsáveis por orientar os profissionais e motivá-los, de forma que apresentem seus melhores resultados.

É imprescindível contar com a ajuda dos colaboradores porque são eles que vão colocar todas as estratégias elaboradas em prática. É importante deixar claro que a participação de todos é necessária para a prosperidade do negócio.

Treinamentos de capacitação

Por se tratar de um processo que acontece de forma gradual, é preciso contar com algumas estratégias para que o conceito seja implementado de forma efetiva — entre elas, está o desenvolvimento de programas de treinamento e capacitação para os colaboradores.

Esse tipo de iniciativa, que pode contar com um analista de treinamento, mostra a todos os envolvidos as mudanças de posicionamento pelas quais a empresa vai passar e a forma como os colaboradores podem contribuir. Além disso, é preciso, mais uma vez, frisar a importância da participação do time para que a transformação aconteça realmente.

Apresentação de desafios para a solução de problemas

Muitos colaboradores podem se sentir motivados quando alguns desafios são propostos. Por esse motivo, uma boa forma de implementar a inovação é despertar neles esse sentimento de desafio.

Os profissionais vão sentir uma necessidade de atender às expectativas propostas. Com isso, passam a exigir de si mesmos uma performance de excelência para que possam ser capazes de superar os desafios toda vez que eles surgirem em suas jornadas.

Como você pôde perceber, a inovação organizacional é um processo que contribui tanto para o desenvolvimento humano quanto para o da empresa. Usar da inovação de uma forma disruptiva ocasiona muitas mudanças, como quando Steve Jobs resolveu tirar os teclados dos celulares e desenvolver os iPhones. Tenha isso em mente para aplicar esse conceito sempre que possível!

Gostou do assunto do post? Quer saber mais? Curta nossa página do Facebook e fique por dentro de outros conteúdos relevantes!

Lembre-se de compartilhar este artigo!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba as últimas novidades sobre treinamentos e desenvolvimento humano

tudo sobre desenvolvimento de pessoas, capacitação & RH.

Mais do Portal

ser proativo

Descubra como ser proativo

O que significa ser proativo. O que fazer para desenvolver a proatividade. Como saber se você tem iniciativa. Entenda a diferença entre ser proativo e reativo.

employee experience

O que não é Employee Experience

O que Employee Experience não é, significado, exemplos, vantagens, employee branding, employee journey, experiência do funcionário, implementação e guia.

ser proativo

Descubra como ser proativo

O que significa ser proativo. O que fazer para desenvolver a proatividade. Como saber se você tem iniciativa. Entenda a diferença entre ser proativo e reativo.

Conheça um de nossos treinamentos pela voz do nosso CEO.
Vídeo online sem interação humana.

Assistir agora

Fique por dentro dos próximos treinamentos, webinários ao vivo e programe-se para participar de algum deles no melhor momento para você.

Agendar

Quer mais informações?
Descubra como o Google, Facebook, Bradesco, Syngenta e outros clientes tem investido na formação de seus líderes e como você pode trazer nossas metodologias para sua empresa.

Solicitar contato