Execução

Governança Corporativa: O Caminho para o Sucesso Sustentável das Empresas

Governança Corporativa: O Caminho para o Sucesso Sustentável das Empresas

Você já parou para pensar sobre o que as empresas fortes e bem estruturadas têm em comum? Uma coisa é certa, as organizações mais bem-sucedidas do mercado buscam despertar a alta performance em todos os campos de atuação do seu negócio. Isso vai desde o desenvolvimento dos colaboradores até a maneira de entregar as informações. Ou seja, é fundamentalmente necessário que a gestão da empresa seja estabelecida com formalidade.

Nesse contexto, a governança corporativa é justamente o que pode proporcionar para a empresa um cenário em que haja regras claras e boas práticas de gestão, promovendo, assim, um ambiente de transparência e confiança entre todos os envolvidos, como sócios, diretoria, conselho de administração, órgãos reguladores, entre outros.

Você quer entender melhor o que significa governança corporativa e como aproveitar os melhores resultados desse sistema na empresa? Continue a leitura e aproveite para ter ótimas ideias.

O que é governança corporativa?

Empresas com foco em resultados e na segurança dos seus processos já perceberam que necessitam, prioritariamente, de procedimentos mais transparentes e seguros. Para tanto, é primordial que existam transparência e diretrizes bem estabelecidas para regular como a empresa deve ser dirigida, além de ações muito bem definidas para que essas regras sejam implementadas.

A governança corporativa é, justamente, o que vai proporcionar à empresa uma gestão mais organizada, sem aquela informalidade que impede a clareza das regras. Logo, podemos definir a governança corporativa como um sistema de mecanismos, processos e políticas que direcionam e controlam todo o comportamento da organização, preservando, assim, os seus ativos tangíveis e intangíveis.

Como surgiu a governança corporativa?

O conceito de governança é antigo. Contudo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), o relatório Cadbury, lançado na Inglaterra em 1992, marcou o início de tudo, servindo de exemplo para a criação de outros códigos em demais partes do mundo.

Além disso, à medida que a complexidade das empresas foi aumentando, tornou-se necessário um sistema de gestão que priorizasse o interesse da organização, em detrimento de interesses de executivos e acionistas.

No cenário contemporâneo, a governança corporativa vem adquirindo cada vez mais relevância, uma vez que as empresas têm entendido como esse conjunto de práticas tem o poder de fortalecer as organizações e de alinhar os interesses de todos os envolvidos no processo. Partindo dessa premissa, os princípios que norteiam a governança corporativa são extremamente importantes dentro das empresas.

Os princípios da governança corporativa

A governança corporativa é o que permite às empresas terem sustentabilidade e transparência em suas operações. Isso, consequentemente, atrai o interesse de investidores e fortalece a imagem da organização entre os seus diversos stakeholders, a partir de uma conduta organizacional alicerçada nos parâmetros de inteligência ESG.

Entenda, a seguir, os quatro princípios da governança corporativa:

  • transparência: é necessário tornar disponíveis e claras todas as informações que sejam relevantes para o público de interesse;
  • equidade: as regras de uma empresa são para todos e devem ser estabelecidas com isonomia e justiça;
  • prestação de contas: a empresa precisa divulgar seus ganhos, prejuízos e demais informações aos seus stakeholders, como acionistas, órgãos reguladores e governo;
  • responsabilidade corporativa ou accountability: adotar uma postura comprometida com as ações e decisões que envolvem a realidade da empresa.

Quais os objetivos desse conjunto de processos?

Nós já entendemos que a governança corporativa é um conjunto de processos, políticas, leis e regulamentos que visam nortear a forma como a empresa deve ser dirigida. Desse modo, os interesses da organização como um todo são priorizados. O poder de decisão da empresa, que corria o risco de ficar relegado aos interesses individuais ou de um grupo seleto, passa a ser gerido de maneira a superar as divergências de opiniões.

Em consequência disso, as organizações passam a depender menos das pessoas e a contar mais com o seu sistema, que deve ser composto por práticas, métodos, regulamentos e processos mais transparentes e eficientes. Tudo isso evita o conflito de interesses entre a diretoria e os acionistas de uma organização, assim como a informalidade, que, inevitavelmente, induz muitas empresas ao erro, à repetição de trabalho e à falta de normas e procedimentos.

Os benefícios da governança corporativa

As práticas de governança corporativa, como as normas e os procedimentos, são um grande investimento para a empresa. Isso porque auxiliam na condução de operações mais complexas, unificam as informações e tornam os controles mais adequados.

Veja mais alguns benefícios:

  • evitar conflitos e gerar mais alinhamento entre os sócios;
  • fidelizar colaboradores, clientes e fornecedores;
  • valorizar a imagem da empresa;
  • atrair investidores;
  • propiciar a segurança das informações;
  • garantir a perenidade da empresa;
  • melhora a tomada de decisão;
  • reduzir os custos;
  • melhorar o planejamento estratégico;
  • encorajar um comportamento positivo.

Como implementar a governança corporativa na empresa?

Você já deve ter ouvido a máxima que diz "não existe acaso no mundo dos negócios”. Uma empresa, para garantir a sua solidez, deve ter regras bem definidas, contar com um planejamento de longo prazo, priorizar a segurança das informações, entre outros procedimentos. Caso contrário, a organização pode ficar suscetível a erros e até fraudes.

As grandes organizações são praticamente obrigadas a trabalhar com os sistemas de governança corporativa. Entretanto, essas práticas podem ser adotadas por pequenas e médias empresas. Um bom começo é adequar a cultura da empresa aos princípios da governança corporativa. Se você quer começar agora mesmo, existem ações que podem ser colocadas em prática sem muita complexidade. Confira:

  • instituir uma hierarquia clara;
  • estabelecer lideranças internas;
  • fazer reuniões de acompanhamento de projetos;
  • criar ou manter atualizado o código de conduta;
  • cuidar para que normas existentes não fiquem somente no papel ou na intranet.

Podemos concluir, portanto, que a governança corporativa é extremamente importante para que as organizações se mantenham fortes e respeitadas no mercado, garantindo, assim, uma trajetória perene. Afinal, toda empresa nasce com o objetivo de permanecer por muitos anos no mercado, certo?

Sendo assim, toda empresa pode e deve conhecer sobre governança corporativa e integrar os princípios em sua cultura. Para começar, é importante identificar quais são as áreas mais críticas da organização e ir adequando cada uma delas às boas práticas, sempre dentro da sua realidade. Consequentemente, essas ações vão gerar cada vez mais valor e confiança para a empresa.

Este conteúdo foi útil para você? Se tiver alguma dúvida ou quiser acrescentar algo, deixe o seu comentário. Nosso propósito é contribuir para o desenvolvimento de profissionais de alto desempenho, e a sua opinião é muito importante.

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards