Bem Estar

Como lidar com pessoas frias no trabalho?

Como lidar com pessoas frias no trabalho?

Em um ambiente de trabalho, é comum nos depararmos com diversos tipos de pessoas. Mas, ao contrário do que acontece na vida pessoal, não podemos escolher com quem conviver ou não. Os nossos colegas vão continuar ali por perto, mesmo não sendo os nossos melhores amigos.

Por isso, é tão importante saber conviver com todas as personalidades, e entender como lidar com pessoas frias pode ser um desafio maior — já que é difícil conseguir interpretar os seus sinais e, até mesmo, manter muito contato.

Mas fique tranquilo, pois vamos falar mais sobre essa característica de algumas pessoas, dando dicas de como conviver com elas. Confira!

Quais são as principais características de uma pessoa considerada fria?

Usamos esse termo para denominar os indivíduos que não manifestam as suas emoções. Falta de afeto, simpatia e preocupação com o que ocorre são algumas características das pessoas frias.

No ambiente corporativo, elas podem ser muito inteligentes, mas ter alguns comportamentos que prejudicam os processos e o trabalho do time, como:

  • ficam isoladas;
  • desconfiam das boas intenções dos colegas;
  • criticam de forma excessiva.

Quais os desafios de lidar com pessoas frias no trabalho?

Como você já pode imaginar ou mesmo ter vivenciado no seu ambiente de trabalho, uma pessoa fria é capaz de prejudicar não apenas o desenvolvimento e a qualidade final dos projetos, como também pode ter o poder de reduzir a segurança, a autoestima e a proatividade do time — o que impacta diretamente o seu desempenho.

Afinal, a falta de interesse e o excesso de críticas, com o passar do tempo, podem minar a disposição até do mais animado dos funcionários. Ou seja, essa pessoa é capaz de contaminar a equipe com sentimentos ruins, prejudicando o trabalho de todos.

Como lidar com pessoas frias?

Você não quer se contaminar pela negatividade de uma pessoa fria e, como dissemos, ela vai continuar por perto, talvez até na sua equipe. Então, como se proteger, evitando absorver cargas negativas e ainda mantendo um relacionamento amistoso? Veja as nossas dicas!

Tenha inteligência emocional

O conceito de inteligência emocional envolve a capacidade de lidar com os sentimentos e emoções, tanto próprios quanto das outras pessoas.

Isso significa que, nesse caso, você não poder mudar a personalidade do seu colega frio, mas pode cuidar das suas próprias emoções. Não deixe que ele te abale, seja por meio das críticas ou do pouco caso que faz das suas ideias, por exemplo.

Tenha empatia

Lembre-se de que o problema não está em você, portanto, tenha empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa. Provavelmente, o seu colega tem os motivos dele para ser assim. Respeitá-lo e fazer a sua parte para evitar conflitos é o melhor a ser feito — pelo ambiente de trabalho e por sua saúde mental.

Proteja-se

Se você já conhece a personalidade fria do seu colega, evite ocasiões que vão te afetar. Não peça opiniões, se não for extremamente necessário, nem tente criar uma grande amizade, mantendo apenas a cordialidade entre colegas de trabalho.

Por fim, uma boa dose de paciência e perdão também é necessária nas situações em que a pessoa fria passar dos limites. Vale a pena considerar uma conversa, caso ela esteja afetando você ou prejudicando o desenvolvimento do time.

Saber lidar com pessoas frias pode ser um desafio, mas, ao mesmo tempo, assim como as demais personalidades, esses profissionais podem ter muito o que oferecer para a empresa. Muitas vezes, uma boa conversa e a empatia podem ajudar a melhorar o dia a dia de todos.

Se este conteúdo foi útil para você, siga as nossas redes sociais para conferir mais textos informativos assim. Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn.

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards