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Potencialize sua Felicidade e Bem-estar com a Psicologia Positiva

Potencialize sua Felicidade e Bem-estar com a Psicologia Positiva

A área da Psicologia estudou muito bem os aspectos negativos sobre os seres humanos, como somos influenciados pelo meio à nossa volta e pelas experiências que vão nos moldando. Na realidade, todos sabemos que os defeitos são inerentes às pessoas e, por isso, não podemos nos separar completamente deles.

Além disso, houve uma parte dessa grande área dedicada exclusivamente para aprender mais sobre a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Você sabia disso?

Mas, desde 1990, pesquisadores vêm percebendo a necessidade de aprofundar suas observações e intervenções nos aspectos positivos das pessoas, ou seja, despertar aquilo que há de melhor nelas, o que as motiva e por que atribuímos valor e sentido à nossa vida.

Foi justamente esse movimento que deu o pontapé inicial no que hoje conhecemos como psicologia positiva. E, para aproveitar o embalo, gostaríamos de convidá-lo a descobrir um pouco mais sobre esse assunto e perceber o quanto ela pode ser útil na sua empresa, para as suas equipes.

Então, se você gostou da ideia, fique conosco e acompanhe a leitura até o final. Esperamos que você goste!

O que é psicologia positiva?

A psicologia positiva, diferentemente de muitas outras abordagens, oferece uma proposta muito mais prática do que teórica dentro da grande área da psicologia. Ela está interessada em pesquisas e estudos que possam ser comprovados no dia a dia, fornecendo às pessoas uma vida mais plena e feliz.

Focando naquilo que funciona e que é naturalmente bom no ser humano, a ideia é investigar a fundo tudo o que pode funcionar positivamente no nosso cérebro. Para isso, os pesquisadores começam tentando entender como funcionam os seus mecanismos de defesa, perguntando coisas como “qual é o problema que você está vivenciando hoje?” ou “o que está errado?”.

Depois é que a abordagem se transforma em algo muito mais otimista, propondo que o próprio indivíduo leve o seu foco para aquilo que é bom e que pode ser aproveitado para atingir resultados cada vez melhores, como:

  • o que você sabe fazer bem?
  • Quais são as coisas com as quais você está mais satisfeito na sua vida hoje?
  • Quais são as suas qualidades mais aparentes?

Isso tira completamente a energia do que pode se tornar desanimador e começa a oferecer novas perspectivas e, principalmente, uma possibilidade de solucionar impasses e de reconhecer o que está certo. A ideia aqui é tirar o foco do que precisa ser consertado nas pessoas.

Em vez disso, não seria melhor se todos pudéssemos nos concentrar no que amplia a nossa sensação de bem-estar e que, consequentemente, permite que tenhamos uma qualidade de vida muito melhor? Isso certamente não significa dizer que devemos ignorar o que vai mal, mas nos concentrarmos nos recursos que temos para nos fortalecer.

Como a psicologia positiva surgiu?

A psicologia positiva teve os seus primeiros registros entre os anos de 1997 e 1998. Os primeiros movimentos aconteceram através do novo presidente da American Psychological Association (APA), que conquistou o apoio de várias outras instituições fora dos Estados Unidos.

A demanda inicial era bem clara: investigar o que causava a felicidade ou o bem-estar das pessoas, principalmente através daquilo que elas tinham de bom. Àquela época, a abordagem foi considerada disruptiva, já que o habitual era estudar os distúrbios e desequilíbrios mentais das pessoas, ou seja, o que havia de errado com elas.

Martin Seligman

Martin Seligman foi o grande responsável pelo surgimento da psicologia positiva, especialmente por perceber que era necessário olhar também para aquilo que “dava certo” nas pessoas. Martin é psicólogo de formação e também atua como professor na Universidade da Pensilvânia.

Lá, ele teve a oportunidade de fundar um centro dedicado exclusivamente ao estudo e desenvolvimento da psicologia positiva, que resultou na criação de muitos cursos de pós-graduação sobre o assunto. Ele também escreveu vários livros sobre o tema, que defendem, sobretudo, que é possível ser feliz desenvolvendo características como:

  • originalidade;
  • bondade;
  • humor;
  • otimismo;
  • e generosidade.

O que são emoções positivas?

Embora muitas pessoas acreditem que a maior parte do seu crescimento acontece quando elas estão atravessando momentos difíceis, não é bem assim que acontece. Na realidade, ganhamos potência quando tomamos consciência daquilo que temos de melhor, porque isso nos dá ferramentas e recursos para mudar as situações.

Em geral, quando estamos de bom-humor, nos tornamos otimistas sobre as coisas, sentimos uma capacidade muito maior de realização e até mesmo de resolver problemas que pareceriam enormes vistos em outros momentos. Fazer as coisas quando estamos bem nos custa menos energia e nos cansa menos.

Então, o que podemos fazer para permanecer nesse estado por mais tempo? Cuidar das nossas emoções positivas! Elas surgem naqueles momentos de felicidade, quando batemos uma meta ou conseguimos um feedback animador de um cliente importante. Mas também estão nos pequenos momentos.

Observe: quando você chega no seu ambiente de trabalho, o que o torna especial e importante para você? Do que você gosta ali? Há uma janela com vista especial? Ou você encontra um colega com uma voz realmente agradável, por exemplo? Isso tudo são emoções positivas.

Como gestor, se você souber como estimular isso nas suas equipes, a facilidade em construir um ambiente de trabalho otimista e feliz é muito maior. Com o tempo, isso se transforma em algo cultural, afetando o desempenho das pessoas, a sua realização pessoal e, consequentemente, a sua satisfação com a empresa.

O que é o quociente de positividade?

Existe um quociente criado para entender o nível de positividade de uma pessoa. Ele varia através de uma pontuação que vai de 0 a 100 e mede justamente por quanto tempo a sua mente é capaz de se manter em estado positivo.

Em média, o número considerado ideal para um quociente de positividade é de 75% para cima. Esse é um número levantado por diversas instituições que estudam a psicologia positiva. Então, de modo geral, funciona da seguinte maneira: a cada quatro emoções que você tem ao longo de uma situação ou do dia, três devem ser positivas.

Desse modo, é possível obter uma média de quão otimista anda a sua mente e se você precisa ou não criar alguma interferência para mudar isso. Esse também é um instrumento bacana para usar com os membros da sua equipe eventualmente.

Como a resiliência organizacional é construída?

A resiliência é a capacidade que uma pessoa tem de superar as adversidades e tirar um resultado positivo delas. Trata-se de um estado interno que depende de inteligência emocional, habilidades interpessoais, capacidades técnicas e muito mais.

É justamente por falta de resiliência que muitas pessoas acabam enfrentando problemas como ansiedade, depressão, estresse excessivo e assim por diante. Mas, se em vez de deixar que isso cause prejuízos, você pudesse olhar para os recursos que tem e usá-los para construir um resultado mais benéfico?

Na empresa, a resiliência pode ser construída coletivamente. Nesse caso, os times constroem uma relação de confiança e otimismo tão grande que não importa quais serão os empecilhos que surgirão ao longo do caminho, sempre haverá uma forma diferente de tentar.

Obviamente, isso também pode ser levado para a jornada individual de cada colaborador, contribuindo para a construção de uma carreira de sucesso.

De qualquer maneira, é imprescindível trabalhar alguns pontos pessoais dos seus colaboradores, como os que você verá a seguir!

Mindfulness

O mindfulness é uma técnica de consciência plena sobre o momento presente, que contribui significativamente para o controle emocional e sobre a compreensão do que está acontecendo. Na convivência, ela é particularmente importante para evitar conflitos, já que muitas vezes podemos falar de forma áspera com as pessoas.

Essa prática é meditativa. Por isso, pode ser interessante investir em uma parceria com um facilitador que conduza as suas equipes, regularmente, a exercitarem o poder da paciência, da consciência e da atenção completa aos seus sentidos.

Isso vai ajudar a pessoa a ter um instante silencioso, de respiração calma e corpo relaxado. Por si só, a prática ajuda a desacelerar a intensidade dos pensamentos e a focar naquilo que realmente é importante. E o melhor é que todo esse processo pode ter apenas alguns minutos de duração, como dez ou quinze.

Colaboração

Ajudar os outros também é uma forma de transformar a psicologia positiva em algo mais palpável no dia a dia. Grande parte das pessoas está concentrada em si mesmo. Não que isso seja errado, mas pode causar uma carga excessiva sobre si mesmo, levando o indivíduo a acreditar que tudo acontece em função dele.

Por isso, para mudar essa situação, é importante trabalhar em si mesmo e com os seus colaboradores a capacidade de tirar o foco de si mesmo e colocá-lo nos outros. E a melhor maneira de fazer isso é se perguntando de que forma você pode ajudar.

Existe um ensinamento no budismo que diz que você deve servir primeiro aos outros e depois a si mesmo. Isso dá mais sentido à vida, preenche o coração com realização e ainda contribui para relacionamentos mais saudáveis e positivos.

Além disso, ao colaborar com os outros, você doa seus conhecimentos e habilidades ao mesmo tempo em que entra em contato com outros estilos de vida, visões de mundo e experiências. Isso ensina não só sobre você mesmo, como também sobre os demais.

Proatividade

Outro aspecto a ser trabalhado para conquistar a resiliência na empresa é a proatividade. Ela consiste em ir além do básico, além daquilo que é esperado de uma pessoa. Em geral, é como se você soubesse que pode entregar mais e recebesse a oportunidade de fazer isso.

A proatividade deve vir acompanhada de autonomia (por parte da empresa) e compromisso (por sua parte). Desse modo, sempre que você se deparar com um problema ou com uma situação conflitante, você pode se perguntar “o que posso fazer para resolver isso?”.

Você pode pedir ajuda para outras pessoas ou até mesmo acionar toda a sua equipe. O mais importante é que você assuma a postura de sair de situações com as quais não está satisfeito. E, mais do que isso, estimular as pessoas a fazerem o mesmo.

Pensamentos positivos

É preciso também alimentar pensamentos positivos. Imagine que você está em uma situação desafiadora em que tudo parece dar errado. De repente, se você focar em tudo o que não está fluindo ou no quanto isso parece difícil, a tendência é paralisar, não é mesmo?

Por isso, é fundamental conseguir conduzir o seu ponto de vista para um local mais otimista e encorajador. E é aí que a psicologia positiva faz toda a diferença. Você precisa olhar para os recursos que tem, para as suas qualidades, para os seus conhecimentos e para como isso tudo pode servir você nesse momento.

Isso não significa que você deve ignorar o problema, mas olhar para as soluções. Sua energia deve estar toda concentrada no que pode dar certo se você corrigir a rota e não em tudo o que foi ficando pelo caminho por que deu errado.

Flexibilidade

Resiliência também anda de mãos dadas com a mudança. Por isso, se você quiser fluir com tranquilidade de acordo com os acontecimentos da empresa, será preciso lidar bem com tudo aquilo que acontece fora do esperado. Sabe aquela história de contar com imprevistos? Pois é.

Além disso, são as mudanças que nos fazem crescer, que nos permitem pensar fora da caixa e criar soluções que jamais imaginaríamos em outras condições. Portanto, é interessante usar isso a favor da empresa, recomeçando sempre que necessário.

Quais são os 5 elementos do bem-estar (Modelo PERMA)?

De acordo com a psicologia positiva, é possível contar com cinco elementos do bem-estar. O acrônimo é chamado de PERMA e se refere às emoções positivas, ao engajamento, aos relacionamentos positivos, ao significado e à realização. Quer saber mais? Então, continue acompanhando!

Emoções Positivas (P)

O primeiro elemento são as emoções positivas, que são o que contribui para que qualquer pessoa possa realmente apresentar pensamentos e atitudes otimistas diante das situações. Também são elas que reforçam um posicionamento resiliente na empresa ou na vida pessoal, contagiando toda a equipe a agir da mesma maneira.

Como você já viu, as emoções positivas fazem a pessoa se sentir mais otimista e confiante nas suas próprias capacidades. Com isso, ela consegue usar melhor os recursos que tem à sua disposição, solucionando problemas com mais facilidade do que se estivesse de mau-humor, por exemplo.

As emoções positivas são a chave para o bem-estar que, por sua vez, desencadeia uma série de outros pensamentos positivos, como: gratidão, prazer em realizar as atividades, otimismo sobre os resultados e assim sucessivamente. Então, esse pode ser considerado o primeiro passo.

Engajamento (E)

Toda empresa que busca resultados melhores para o grupo através de uma boa gestão sabe que o engajamento é algo muito desejado internamente, seja para melhorar a produtividade, seja para aumentar a qualidade do trabalho entregue. Na psicologia positiva ele também é muito importante.

Nesse caso, o engajamento é pautado em três variáveis: energia, dedicação e nível de integração. Em outras palavras, significa dizer que elas precisam ter disposição para agir pelo bem do grupo, se dedicarem a encontrar alternativas mesmo quando elas parecem não existir e ainda se colocar como parte importante e indispensável do time.

Como resultado, a confiança entre as pessoas cresce e os laços se estreitam — o relacionamento se fortalece. Assim, um indivíduo começa a ter muito mais motivação para dar o seu melhor e é constantemente reconhecido por isso, direta ou indiretamente.

Relacionamentos positivos (R)

Você já deve ter percebido o quanto os relacionamentos são importantes na psicologia positiva, não é mesmo? Se você precisa enxergar o melhor em si mesmo e confiar nessas características para persistir, também é preciso olhar para os mesmos fatores nas outras pessoas.

Isso é o que torna você uma pessoa otimista não só sobre si, mas sobre os outros também. E assim suas relações vão se tornando mais confiáveis, mais inclusivas, mais íntimas e mais participativas. Você apoia as pessoas enquanto é apoiado por elas.

Ao mesmo tempo, a qualidade dos seus relacionamentos também determina seu nível de satisfação com a empresa. Se você se relaciona bem, é mais agradável estar na empresa. Então, podemos dizer que trabalhar a psicologia positiva também ajuda a construir uma retenção de talentos melhor.

Significado (M)

O significado se refere a tudo aquilo que cria uma espécie de conexão com a rotina que encaramos. Para assumir a correria do dia a dia e o compromisso de voltar para a empresa todas as manhãs, precisamos de um sentido, uma razão por trás disso — o significado.

Para alguns, isso se refere ao cumprimento da sua vocação. Para outros, é pela convivência e a interação agradável com os colegas. E assim por diante. Mas além da causa principal de você acordar todas as manhãs para trabalhar, que possivelmente é financeira, você precisa dessa motivação diária.

Em geral, as pessoas que têm um significado de trabalho forte, como cumprir sua missão de vida, alcançam um desempenho muito melhor. Isso porque, de alguma maneira, o trabalho as faz se sentir mais realizadas. Mas não se trata apenas da execução da função, okay? É a relação que estabelecemos com ela.

Realizações (A)

Por fim, temos as realizações, que são todas aquelas grandes metas ou grandes sonhos que queremos conquistar através dos nossos esforços no emprego. E à medida que vamos avançando em direção a elas, nos sentimos mais e mais dispostos a conquistá-los.

Nesse caso, por mais que a rotina de trabalho seja estressante e pesada algumas vezes, ainda assim vale a pena continuar com ela. Isso porque a recompensa lá no final faz todos os esforços, erros e acertos valerem realmente a pena.

E, dessa maneira, mesmo quando as coisas não vão bem, o colaborador consegue encontrar motivação no ambiente de trabalho, na relação com as outras pessoas ou mesmo naquilo que ele quer alcançar com os seus esforços. Isso é o que o faz continuar.

Conclusão

Como você pode ver ao longo de todo este material, a psicologia positiva é um elemento importantíssimo dentro das empresas, já que ela possibilita uma visão diferenciada não só sobre o emprego, mas sobre o potencial de cada um. Assim, tira-se o foco dos problemas, transferindo toda a energia para a resolução dessas situações.

Além disso, essa também é uma ótima maneira de valorizar, engajar e reter o seu público interno, que passa a trabalhar de forma muito mais satisfeita. Então, a empresa ganha com produtividade, com comprometimento, com um clima organizacional melhor e até com o fortalecimento da sua marca empregadora.

Se você já tentou outras abordagens e os resultados obtidos não foram satisfatórios, talvez a psicologia positiva seja uma boa alternativa. Isso porque ela não é apenas um método para gerenciar o clima na empresa, mas uma maneira de fazer com que as pessoas se sintam verdadeiramente melhores com elas mesmas.

E, caso ainda restem dúvidas, lembre-se sempre que você pode experimentar oferecer um workshop ou treinamento sobre o assunto, implementar algumas ações e medir o desempenho. Assim, você saberá exatamente como essa estratégia contribui para a realidade da sua empresa e com os perfis dos seus funcionários.

Sobre a Aspectum

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