Execução

6 dicas de como organizar uma palestra online para os colaboradores

Equipe Aspectum
26/11/2021
6 dicas de como organizar uma palestra online para os colaboradores

Treinamento e desenvolvimento constantes da sua equipe são a única forma de garantir que sua empresa consiga os melhores resultados. No contexto atual, com as restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus, as plataformas digitais se tornaram protagonistas nestes processos. Por isso, é muito importante que você saiba como organizar uma palestra online.

Preparamos este conteúdo para que você entenda como elas podem influenciar positivamente nos resultados, e para te dar algumas dicas fundamentais para que elas sejam realmente eficientes na motivação e capacitação da sua equipe. Continue a leitura e aproveite esta ferramenta da melhor maneira possível, levando a sua equipe a oferecer o que ela tem de melhor!

A importância das palestras

É fácil ficar absorto e envolvido na rotina e deixar de perceber oportunidades de melhoria quando não se tem o hábito de separar um tempo específico para a capacitação e desenvolvimento do seu time. Quando nos acostumamos a fazer algo de uma determinada forma, dificilmente buscamos encontrar formas de melhorar o nosso trabalho por iniciativa própria.

Além disso, o conhecimento é uma ferramenta muito poderosa, capaz de revolucionar as atividades da empresa e a forma como os profissionais se relacionam com os clientes e com as suas atribuições. Uma excelente forma de adquiri-lo é a partir do compartilhamento de experiências com profissionais reconhecidos e especializados em palestras e workshops.

Dicas para organizar uma palestra online

Ter o equipamento e acesso às plataformas adequadas é o primeiro passo quando se pensa sobre como organizar uma palestra online. Mas é preciso mais do que isso para fazer com ela alcance os seus objetivos e impacte de forma relevante os membros da sua equipe. Veja nossas dicas para obter um bom resultado!

1. Identificar as necessidades da equipe

Você precisa se certificar de que o tema escolhido é realmente relevante para os colaboradores que assistirão a palestra. Se o assunto não for pertinente, provavelmente eles serão uma plateia dispersa e que não absorverá o conteúdo oferecido. Para saber o melhor tema existem diversas maneiras, sendo que você pode escolher aquela que melhor se adapta à sua realidade.

Você pode identificar as necessidades da sua equipe com base na análise de dados sobre os processos que vêm sendo desenvolvidos. Outra maneira é abrindo espaço para que eles mesmos manifestem quais são os assuntos que têm dúvidas ou interesses. Sabendo quais são as necessidades do time você pode partir para a o passo seguinte.

2. Escolher o tema da palestra

Dependendo da realidade da sua empresa e das características específicas da sua equipe e do tipo de conhecimento que ela necessita, você escolherá com antecedência qual será o tema abordado na palestra que pretende realizar. Para fazer esta escolha você precisa considerar diversos fatores, como a periodicidade e o cronograma de treinamento que tenha sido estabelecidos.

É possível que o tema a ser abordado seja referente a uma questão pontual ou a um assunto específico, que em apenas um encontro possa atender às necessidades do seu time. Você também pode criar um cronograma com um planejamento longo, que aborde temas específicos de uma determinada área de conhecimento, para chegar a uma formação mais completa e abrangente no fim do ciclo.

3. Selecionar o palestrante

A escolha do palestrante é um dos pontos que você deve ter mais atenção. Além de conhecimentos e capacidades específicas relacionados ao tema da palestra, é preciso também que ele tenha habilidades de oratória e compreenda técnicas de narrativa.

Só assim você conseguirá que o público se envolva e mantenha-se atento ao que está sendo dito. Principalmente em uma palestra online em que é comum os participantes se distraírem. Portanto, escolha profissionais experientes e que estejam aptos a realizar apresentações engajadoras.

preparativos de eventos online

4. Definir a data, o horário e divulgar a palestra

A organização e a preparação prévia são fundamentais para o sucesso da palestra online que você organizará. As pessoas precisam estar bem informadas sobre a data e o horário em que ela será realizada, para que possam se programar e separar o tempo necessário para estar totalmente disponíveis.

Defina uma data e um horário que sejam possíveis para todos ou o maior número possível de colaboradores. Depois divulgue-os com clareza para o seu público-alvo, deixando bastante claro também qual será o período de duração e a programação do evento.

5. Realizar uma avaliação posterior

É muito importante que você abra espaço para que os colaboradores deem a sua opinião sobre o conteúdo da palestra, a duração, o tema abordado e o palestrante, entre outros quesitos. O retorno será fundamental para que você meça a eficiência da palestra realizada.

Ao final da palestra, programe um tempo para as perguntas e respostas, esse é um bom momento para que você oportunize estas manifestações. Mas, caso isso não seja possível ou viável, você pode enviar um questionário posterior, com campos que avaliem pontos específicos e com espaço para manifestações livres.

6. Estabelecer metas

Para ter certeza de que aquilo que foi aprendido será efetivamente aplicado nas atividades cotidianas dos colaboradores é muito importante que você estabeleça metas após a realização da palestra. Elas devem ser razoáveis, relacionadas ao conteúdo abordado e você deve monitorar o cumprimento delas.

Assim, será possível determinar de uma forma mais precisa qual foi o impacto dela na capacitação e desenvolvimento do seu time, e se o conteúdo oferecido foi realmente capaz de melhorar o desempenho, agregando qualidade ao trabalho realizado.

Nos tempos atuais, saber como organizar uma palestra online é fundamental. Seguindo as nossas dicas você conseguirá elevar o nível do seu time, oferecendo aos seus colaboradores informações relevantes e ferramentas para que eles realizem o seu trabalho da melhor maneira possível. Desta forma, a empresa terá melhores resultados e o seu time estará mais motivado para buscar o atingimento das suas metas!

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que ele tenha te ajudado a compreender qual é a importância de oferecer palestras à sua equipe e quais são os pontos mais importante quando for fazê-lo.

Se você se interessou e quer oferecer essa experiência ao seu time, faça contato com a Aspectum, uma empresa especializada que conta com uma vasta experiência e que pode colocar à sua disposição profissionais capacitados e preparados para realizarem as suas palestras!

Fique informado ao assinar a Newsletter Aspectum

Obrigado! Seus dados foram recebidos com sucesso.
Oops! Algo deu errado. Favor tentar novamente.
Junte-se a milhares de pessoas que recebem dicas sobre crescimento humano, hábitos de alta performance, habilidades de diálogo e liderança de equipes.