Carreira

Afinal, o que é um workshop? Descubra agora mesmo!

Uma das ferramentas mais eficazes para que um negócio conquiste resultados cada vez melhores são os workshops. Para aumentar a produtividade, uma empresa não pode permitir que seus colaboradores e clientes fiquem na zona de conforto. É fundamental estimular a aprendizagem, levando-os a conhecer novas possibilidades, renovando, assim, o engajamento com a marca. Mas, afinal, o que é um workshop e por que ele é importante para conseguir esses resultados? É sobre isso que vamos tratar agora!

Um workshop ainda não está presente na sua estratégia de crescimento? Então fique conosco, pois vamos explicar os motivos pelos quais você tem que pensar nisso o mais rápido possível. 

Ao longo dos próximos tópicos, vamos mostrar a você o que são esses eventos, por que são cruciais e o que fazer para atingir os melhores resultados por meio deles. Boa leitura!

O que é um workshop?

O workshop diz respeito a um evento que reúne pessoas que têm interesse em ampliar seus conhecimentos sobre determinado assunto, principalmente quando a proposta é que tal aprendizagem ocorra a partir de atividades práticas.

Podemos traduzir o termo “workshop” como oficina. Logo, trata-se de um evento em que acontecem muito mais do que somente palestras teóricas. As pessoas que se inscrevem têm como objetivo tirar dúvidas, “colocar a mão na massa” e interagir com outros participantes.

Quais são diferenças do workshop para cursos?

Os cursos e os workshops são maneiras diferentes de passar conhecimento. Uma diferença bem fácil de notar está no tempo de duração de cada um, afinal de contas, enquanto o workshop, na maioria das vezes, acontece em apenas um dia, um curso pode durar meses para ser finalizado.

Quando um profissional busca um curso é porque ele quer ter um conhecimento bastante detalhado sobre um assunto. Ele é composto de aulas teóricas e, às vezes, de aulas práticas, com o objetivo de formar e de profissionalizar pessoas. O workshop é mais usado para treinamentos, sendo mais prático do que teórico.

Qual o tempo de duração de um workshop?

A resposta para esse questionamento é bastante relativa, pois depende do segmento e também da proposta do workshop. No entanto, em média, o tempo é de 6 a 8 horas, tendo um período de intervalo para um coffee break e um momento de descontração para os participantes. Mas há modelos que duram de 2 até 5 horas.

Como funciona um workshop?

Para organizar um workshop, é preciso ter em mente como esse tipo de evento realmente funciona. Em geral, os workshops funcionam a partir da exposição de um tema específico, de debates em grupos e, claro, da conclusão de todos a respeito da temática abordada.

Qual é a importância dos workshops empresariais e como eles podem ajudar no desenvolvimento dos colaboradores?

Uma empresa só passa a ser líder de mercado quando a sua equipe está comprometida e motivada com o negócio. Desse modo, quando bem executado, o workshop empresarial contribui para a qualidade emocional e técnica dos colaboradores e, consequentemente, melhora a performance da corporação.

Os workshops ocorrem por meio de processos de aprendizagem em que algumas habilidades específicas são desenvolvidas e estimuladas no time, de maneira direta, rápida e objetiva. Ou seja, workshops empresariais são voltados para o crescimento profissional e pessoal ao nível de conhecimento, atitude e habilidade.

As principais vantagens que a empresa obtém com os workshops são:

  • conveniência e economia, uma vez que os workshops podem ser feitos na empresa, reduzindo gastos com deslocamento da equipe;
  • favorecimento de atitudes proativas;
  • práticas e procedimentos ajustados às necessidades e à realidade da empresa e seus funcionários;
  • engajamento dos colaboradores à cultura da empresa;
  • preparação de pessoas para novos cargos e funções.

Bom, agora que você já sabe o que é um workshop e conhece a importância que ele tem na empresa, procure extrair o melhor do potencial de seus profissionais. Invista em eventos que motivem e que possibilitem o desenvolvimento de carreiras. Assim, sua empresa se destaca diante da concorrência, colhendo os melhores resultados.

Fique informado ao assinar a Newsletter Aspectum

Obrigado! Seus dados foram recebidos com sucesso.
Oops! Algo deu errado. Favor tentar novamente.
Junte-se a milhares de pessoas que recebem dicas sobre crescimento humano, hábitos de alta performance, habilidades de diálogo e liderança de equipes.