Carreira

Afinal, o que é um workshop? Descubra agora mesmo!

Equipe Aspectum
14/12/2022
Afinal, o que é um workshop? Descubra agora mesmo!

Uma das ferramentas mais eficazes para que um negócio conquiste resultados cada vez melhores é o workshop. Para aumentar a produtividade, uma empresa não pode permitir que seus colaboradores e clientes fiquem na zona de conforto. É fundamental estimular a aprendizagem, levando-os a conhecer novas possibilidades, renovando, assim, o engajamento com a marca.

Mas, afinal, o que é um workshop e por que ele é importante para conseguir esses resultados? É sobre isso que vamos tratar agora!

Um workshop ainda não está presente na sua estratégia de crescimento? Então fique conosco, pois vamos explicar os motivos pelos quais você tem que pensar nisso o mais rápido possível. Ao longo dos próximos tópicos, vamos mostrar a você o que é esse evento, por que ele é crucial e o que fazer para atingir os melhores resultados por meio dele. Continue a leitura!

O que é um workshop?

O workshop diz respeito a um evento que reúne pessoas que têm interesse em ampliar seus conhecimentos sobre determinado assunto, principalmente quando a proposta é que tal aprendizagem ocorra a partir de atividades práticas.

Podemos traduzir o termo “workshop” como oficina. Logo, trata-se de um evento em que acontecem muito mais do que somente palestras teóricas. As pessoas que se inscrevem têm como objetivo tirar dúvidas, “colocar a mão na massa” e interagir com outros participantes.

Quais são as diferenças do workshop para os cursos?

Os cursos e os workshops são maneiras diferentes de passar conhecimento. Uma diferença bem fácil de notar está no tempo de duração de cada um. Afinal de contas, enquanto o workshop, na maioria das vezes, acontece em apenas um dia, um curso pode durar meses para ser finalizado.

Quando um profissional busca um curso é porque ele quer ter um conhecimento bastante detalhado sobre um assunto. Ele é composto de aulas teóricas e, às vezes, de aulas práticas, com o objetivo de formar e de profissionalizar pessoas. O workshop é mais usado para treinamentos, sendo mais prático do que teórico.

Qual o tempo de duração de um workshop?

A resposta para esse questionamento é bastante relativa, pois depende do segmento e também da proposta do workshop. No entanto, em média, o tempo é de 6 a 8 horas, tendo um período de intervalo para um coffee break e um momento de descontração para os participantes. Mas há modelos que duram de 2 até 5 horas.

Como funciona um workshop?

Para organizar um workshop, é preciso ter em mente como esse tipo de evento realmente funciona. Em geral, os workshops funcionam a partir da exposição de um tema específico, de debates em grupos e, claro, da conclusão de todos a respeito da temática abordada.

Como planejar um workshop?

Além de saber o que é um workshop e como funciona, é preciso que você saiba planejar esse evento corretamente, a fim de garantir o seu sucesso. Para isso, listamos alguns passos fundamentais. Confira!

Escolha a temática

Escolher o tema é algo que precisa ser bem planejado. O assunto precisa ser de interesse do seu público-alvo, a fim de que gere interesse nas pessoas e as façam querer participar das palestras e interações com os participantes. Por isso, é fundamental fazer uma pesquisa sobre os conteúdos em que o seu público tem mais interesse e que possam realmente agregar conhecimento em sua trajetória profissional/pessoal.

Conheça o público-alvo

Como você pôde perceber no tópico anterior, a temática do workshop deve estar atrelada ao interesse do seu público-alvo, mas você pode estar se perguntando: como saber quem são essas pessoas. Em primeiro lugar, você precisa analisar se as palestras têm o objetivo de atingir os funcionários da empresa (clientes internos) ou o consumidor final (clientes externos).

Caso o workshop tenha o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos seus colaboradores, será mais fácil entender qual o perfil do seu público-alvo, visto que você tende a manter contato com eles no dia a dia corporativo. Nesse sentido, também poderá fazer uma pesquisa interna para compreender melhor quais os gostos e as preferências desses profissionais, a fim de garantir que o evento realmente esteja alinhado ao perfil dessas pessoas.

Convide os palestrantes

Na hora de convidar os palestrantes para o workshop, é preciso verificar o currículo profissional dessas pessoas para entender como elas podem compartilhar o seu conhecimento com os demais participantes do evento. Dessa forma, todos podem tirar mais proveito dos conteúdos abordados e das dinâmicas.

Providencie os equipamentos

Os equipamentos também são peças fundamentais na hora de planejar o evento. É preciso assegurar que o som e a imagem estejam alinhados e sem falhas, para que não prejudiquem o bom andamento das apresentações. Por isso, é fundamental fazer testes em todos os itens que serão utilizados. Além disso, não deixe de verificar quais ferramentas os palestrantes necessitam no dia da apresentação. Analisar cada ponto faz toda a diferença para o sucesso do workshop.

Divulgue o evento

O momento de divulgação do workshop deve ser feito assim que as etapas anteriores tiverem sido finalizadas com sucesso. Mas não esqueça que, antes da divulgação, também é preciso definir o dia e o local do evento. Se as palestras forem realizadas na própria empresa, ficará mais fácil fazer essa divulgação e garantir que os colaboradores participem.

Contudo, lembre-se de que também é importante divulgar o evento para os profissionais por meio de comunicados. Isso pode ser feito de diferentes formas, seja por meio de e-mail, redes sociais, quadro de avisos corporativos, canal de comunicação interno da empresa com os colaboradores etc.

Qual a importância dos workshops empresariais e como eles podem ajudar no desenvolvimento dos colaboradores?

Uma empresa só passa a ser líder de mercado quando a sua equipe está comprometida e motivada com o negócio. Desse modo, quando bem executado, o workshop empresarial contribui para a qualidade emocional e técnica dos colaboradores e, consequentemente, melhora a performance da corporação.

Os workshops ocorrem por meio de processos de aprendizagem em que algumas habilidades específicas são desenvolvidas e estimuladas no time, de maneira direta, rápida e objetiva. Ou seja, workshops empresariais são voltados para o crescimento profissional e pessoal ao nível de conhecimento, atitude e habilidade.

As principais vantagens que a empresa obtém com os workshops são:

  • conveniência e economia, uma vez que os workshops podem ser feitos na empresa, reduzindo gastos com o deslocamento da equipe;
  • favorecimento de atitudes proativas;
  • práticas e procedimentos ajustados às necessidades e à realidade da empresa e dos seus funcionários;
  • engajamento dos colaboradores com a cultura da empresa;
  • preparação de pessoas para novos cargos e funções.

Bom, agora que você já sabe o que é um workshop e conhece a importância que ele tem na empresa, procure extrair o melhor do potencial de seus profissionais. Invista em eventos que motivem e que possibilitem o desenvolvimento de carreiras. Assim, sua empresa se destaca diante da concorrência, colhendo os melhores resultados.

Gostou do artigo? Que tal conferir no próximo texto o significado de Learning Agility e sua importância? Não perca essa oportunidade de ampliar os seus conhecimentos e de otimizar os processos do empreendimento!

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