Você já ouviu falar sobre aprendizagem criativa? Trata-se de uma proposta sugerida pelo matemático e educador Seymour Papert e desenvolvida de maneira mais aprofundada com o apoio da equipe de MediaLab do Massachusetts Institute of Technology — o famoso MIT — que defende que o aprendizado acontece de maneira mais efetiva se o pensamento for feito com as mãos.
Em outras palavras, acredita-se que o aprendiz terá mais sucesso em obter conhecimento se ele for incentivado e engajado a construir esse conhecimento de forma literal, ajudando na estruturação do processo de aprender. Além disso, é essencial que esse conhecimento seja significativo para o aluno.
A princípio, essa aprendizagem criativa parece voltada às salas de aulas, e realmente é. Mas o conceito pode ser facilmente trazido para as empresas, causando impactos bastante positivos nas equipes.
Para saber mais sobre o assunto e como tirar proveito dessa metodologia em sua empresa, continue a leitura!
O que é aprendizagem criativa?
A aprendizagem criativa é definida pelos pesquisadores por seus 4 P's: project, passion, people and play — ou, no português, projeto, paixão, pessoas e brincar. Em poucas palavras, por meio desse conceito, é possível envolver os aprendizes nos projetos que são relevantes para eles, ou seja, despertando as suas paixões.
Em seguida, de acordo com os processos de construção propostos, é fundamental envolver esses participantes socialmente, evidenciando o seu comportamento em equipe, enriquecendo-os criativamente por meio das interações com as pessoas.
Por fim, é dada a liberdade de brincar, que acontece quando os participantes podem dar vazão às suas experimentações. Dessa forma, é possível validar as suas hipóteses, conferir o que funciona (ou não), ajustar às ideias e trabalhar no desenvolvimento contínuo.
Como a aprendizagem criativa é usada nas empresas?
Assim como nas escolas, o aprendizado dentro das corporações pode estar bastante defasado. Os treinamentos e as capacitações para ensinar a sua função a um novo colaborador são mais eficientes, por exemplo, quando a metodologia da aprendizagem criativa é aplicada.
Afinal, apostilas são ótimas para transmitir dados interessantes e números que são necessários ao dia a dia de uma empresa. Mas nada substitui o processo da "mão na massa" para que esse novo colaborador aprenda a exercer o seu novo trabalho.
Geralmente, na rotina de treinamento de RH, os novos colaboradores têm primeiro um contato com a teoria e, em seguida, partem para a prática. Da mesma forma, o time que já trabalha na empresa e precisa de aperfeiçoamento pode ter mais ganho se for estimulado por meio da aprendizagem criativa — com atividades que os façam construir a partir de uma experimentação ativa e concreta.
Quais os benefícios da aprendizagem criativa?
Veja algumas vantagens de utilizar essa metodologia na sua empresa.
Economia de tempo dos colaboradores
Atualmente, as pessoas estão com pressa, ansiosas e sem muita paciência (ou tempo disponível) para se dedicarem a longos treinamentos. Prova disso são as novas metodologias que já estão sendo aplicadas nesse tipo de trabalho, como videoaulas de poucos minutos disponíveis aos alunos (ou seja, os colaboradores) por meio da internet.
Nesse novo cenário, a aprendizagem criativa pode ser de grande valia tanto para as equipes quanto para os gestores, pois estarão apostando em uma forma eficiente de transmitir conhecimento e aprimorar as habilidades do time.
Estímulo à criatividade dos colaboradores
Vale lembrar que, na aprendizagem criativa, os alunos podem agir sem estruturação prévia, de maneira fluida, realmente como se estivessem em um jardim de infância. Dessa forma, é possível liberar, em cada colaborador, talentos e habilidades que nem eles mesmos sabiam que tinham.
Com isso, o seu próprio time é aperfeiçoado sem que sejam necessárias mudanças nos colaboradores, com demissões ou admissões de novos talentos. A partir da aprendizagem criativa, você pode encontrar no próprio quadro de funcionários aquilo que estava procurando — o que ainda garante a redução de custos para a empresa.
Por fim, ao oferecer essa experimentação tão diferente aos colaboradores, é possível que eles se tornem mais engajados e motivados com as suas atividades, além de se desenvolverem ainda mais profissionalmente.
Como aplicar o conceito no mercado empresarial?
Agora que você já sabe o quanto é possível — e benéfico — aplicar a aprendizagem criativa dentro da sua corporação, acompanhe como fazer isso obtendo os melhores resultados.
Desenvolva a criatividade dos colaboradores
Abra espaço para que os funcionários possam expressar a sua criatividade, testar hipóteses e compartilhar as suas ideias em um projeto, por exemplo. Ao se sentirem acolhidos e perceberem que as suas ideias serão recebidas de portas abertas e sem críticas, os colaboradores vão se sentir mais motivados e engajados com o trabalho.
Além disso, uma solução surpreendente pode surgir da mente de quem convive com um problema diariamente.
Conte com treinamentos específicos
Apostilas, palestras e outras formas de treinamento podem (e devem) ser substituídas por metodologias de aprendizagem mais dinâmicas e eficientes, como workshops e ferramentas multimídias.
As videoaulas são bons exemplos, bem como outros meios de multimídia e ações baseadas em gamificação. Utilize a tecnologia a seu favor para atrair a atenção, despertar o interesse e envolver os colaboradores.
Conte com um espaço de voz para o desenvolvimento
Quanto mais voz for dada aos colaboradores, mais à vontade eles se sentirão para se desenvolver e, consequentemente, maiores serão as suas contribuições para a empresa.
Por isso, mantenha um RH receptivo, pronto para o diálogo (especialmente para ouvir) e que esteja centrado na busca de soluções e também da satisfação de todos os envolvidos.
A aprendizagem criativa é plenamente possível em uma empresa, afinal, o mercado busca por pessoas dotadas de habilidades criativas e críticas, prontas e motivadas a buscar soluções e aperfeiçoamento de seu próprio trabalho — seja de forma autônoma ou colaborativa. Basta buscar a melhor forma de aplicar o conceito ao contexto da sua empresa e, principalmente, à realidade do seu time.
Você gostou deste assunto e acredita que outras pessoas também vão achá-lo interessante? Então, compartilhe este texto sobre aprendizagem criativa em suas redes sociais e ajude a disseminar boas informações! Até a próxima!