Você sabe o que é Design Instrucional (DI)? Essa metodologia, considerada como um dos grandes recursos de tecnologia no que diz respeito à educação, tem o objetivo de facilitar todo o processo de aprendizagem.
Também conhecido como design educacional, o método oferece um conjunto de técnicas e recursos para que os seus objetivos sejam alcançados. Neste post, mostraremos como ele funciona e quais são alguns dos seus maiores benefícios. Confira!
Funcionamento do design instrucional
Por ser uma tecnologia utilizada na área educacional, o DI precisa de métodos que sustentem a sua aplicação de modo prático. Um desses recursos, que é o mais utilizado, é o modelo ADDIE — acrônimo das palavras Analyse (analisar), Design (estruturar), Development (desenvolver), Implement (implementar) e Evaluate (avaliar). A seguir você conhece um pouco mais sobre cada uma dessas etapas.
Análise
Nessa primeira etapa, o público-alvo será analisado, assim como os objetivos da aprendizagem, suas necessidades e a avaliação de métricas. Alguns questionamentos podem incluir quais são os resultados atuais, quais são as forças e fraquezas, as oportunidades e ameaças, o que é esperado ao fim da implementação, entre outros.
Estruturação
Aqui, será preciso pensar em como os conteúdos propostos serão apresentados. Protótipos e storyboards podem ser desenvolvidos para deixar o conteúdo melhor estruturado. Para ajudar nessa etapa, você pode se perguntar como o seu público aprende melhor, quais os principais objetivos da aprendizagem e o que precisa, de fato, ser ensinado.
Desenvolvimento
Em relação à fase de desenvolvimento, o principal foco será colocar em prática as duas etapas anteriores. Aqui, serão produzidos todos os conteúdos necessários e criados os experimentos de aceitação para que o público-alvo consiga aproveitá-los ao máximo.
Implementação
Na parte da implementação, será preciso verificar se todo o processo está de acordo com o que foi esperado e planejado. Também é a hora de definir a forma de distribuição do conteúdo e o material produzido nas fases anteriores para o público. Duas das maneiras mais comuns são as palestras e os treinamentos corporativos.
Avaliação
Nessa última fase é preciso fazer a análise de todo o processo e verificar se os objetivos foram alcançados. O indicado é pensar em questionamentos como:
- O programa foi bem executado?
- Quais foram as lições aprendidas?
- É necessária alguma outra ação complementar?
- O custo-benefício foi positivo?
Benefícios do design instrucional
Veja a seguir algumas das principais vantagens do DI!
Aprimorar as habilidades do time
Uma das principais vantagens do DI é ter a certeza de que todo o processo de educação foi baseado para atender às necessidades do público-alvo. Qualquer que seja o intuito do treinamento, o conteúdo é pensado para aprimorar habilidades, competências e melhorar o desempenho dos envolvidos.
Aumentar o dinamismo e a eficiência da aprendizagem
É possível afirmar que o processo de aprendizagem com base no DI será muito mais dinâmico e eficiente, na medida em que o custo-benefício será cada vez mais otimizado. Tudo para que a empresa possa alcançar os resultados e objetivos esperados.
Como você pôde perceber, o design instrucional é muito importante para o processo de aprendizagem. É claro que é possível desenvolver um curso ou treinamento sem utilizar essa metodologia, mas a possibilidade de insucesso é muito grande, pois não haverá o planejamento necessário e adequado.
Gostou do assunto do texto? Então aproveite para ler um guia completo sobre gamificação com várias dicas para estimular a sua equipe!