Cultura Organizacional

Projeto de treinamento: entenda a importância e como fazer

Projeto de treinamento: entenda a importância e como fazer

Manter os colaboradores sempre atualizados e em desenvolvimento é algo crucial para proteger a competitividade da empresa. No entanto, é preciso ter um projeto de treinamento bem estruturado para atender a todas as necessidades do negócio. Para saber como fazer isso, é necessário receber as orientações certas.

Neste conteúdo, você vai conferir:

  • o que é um projeto de treinamento;
  • qual é a importância de montar um projeto para treinar os colaboradores;
  • quais aspectos não podem faltar ao montar um projeto;
  • por que é importante contar com ajuda profissional nesse momento;
  • o que considerar na contratação de uma consultoria.

Aproveite!

O que é um projeto de treinamento?

Um projeto de treinamento nada mais é do que um plano documentado que explica todas as etapas de um processo de qualificação de colaboradores. Ele serve justamente para que, depois de realizado, o treinamento possa ser avaliado e validado, caso tenha atingido os objetivos a que se propôs.

Essa é uma ferramenta importante para estruturar os treinamentos e aperfeiçoar seus métodos até chegar a uma versão que realmente atenda às necessidades da empresa. Por isso, ele é montado etapa a etapa, sempre com as indicações do que deve ser feito em cada uma delas.

Qual a importância em montar um projeto para treinar colaboradores?

A elaboração de um projeto de treinamento serve para muitas finalidades. A principal delas é organizar o evento que resultará na qualificação dos profissionais. Mas, além disso, ela também garante maior eficiência no aprendizado das habilidades e competências, bem como um importante instrumento de melhoria contínua.

Os treinamentos são pensados para proporcionar aos colaboradores um maior entendimento e domínio sobre suas atividades e áreas de atuação. Eles são úteis desde o momento em que alguém assume uma função pela primeira vez, até todas as atualizações que podem gerar melhorias no trabalho.

Em alguns casos, os treinamentos são mais generalistas, mas igualmente relevantes, como no caso daqueles que abordam questões como a gestão do tempo, produtividade, liderança, comunicação e assim sucessivamente. Em qualquer um desses casos, é preciso dedicar atenção para planejar como esses conhecimentos serão entregues, algo que é feito no projeto de treinamento.

Quais aspectos não podem faltar ao montar um projeto?

Como você pode imaginar, existem alguns aspectos que não podem faltar na elaboração de um projeto de treinamento para que ele seja efetivo. A seguir, você poderá conferir os pontos mais importantes para isso. Fique atento e acompanhe!

Definição do objetivo do treinamento

Um dos primeiros passos de um projeto de treinamento é a definição do seu objetivo. É em torno dessa finalidade central que todo o restante será organizado.

O objetivo geralmente é definido considerando o problema central que a empresa precisa resolver. Nesse caso, se o problema está sendo a produtividade dos times, por exemplo, esse deverá ser o foco de aprendizado.

Escolha da metodologia e formato

O treinamento deverá ser entregue aos funcionários de alguma forma, por isso, é importante definir se será presencial ou online. O presencial possibilita uma redução nos custos e tempo de deslocamento, por exemplo, além de otimizar a contratação do treinador. Porém, é preciso providenciar uma plataforma de treinamento, equipamento para todos, dispensa do horário de trabalho etc.

Já no presencial, todos os colaboradores são liberados no mesmo período para participar do treinamento. Em alguns casos, isso envolve deslocamento, alimentação e locação de um salão, auditório ou afins. Não se esqueça de estimar a duração do evento.

Medição dos resultados

Não esqueça de determinar já no projeto de treinamento como os resultados serão avaliados. Se a empresa está prestando uma capacitação para promover melhorias na empresa, é fundamental que ela consiga mensurar isso de alguma maneira.

Então, além de pensar em coletar os dados de satisfação dos colaboradores com o evento e a qualidade do conhecimento adquirido, idealize uma maneira de saber o quanto esse aprendizado foi incorporado no dia a dia das equipes. Isso é o que vai ajudar a reconhecer o retorno sobre o investimento.

Aperfeiçoamento e continuidade

No projeto de treinamento, também é possível levantar algumas hipóteses sobre como os próximos eventos podem ser melhorados e de que maneira a equipe pode aprender de forma contínua. Se você está fornecendo um treinamento sobre gestão do tempo, por exemplo, daqui a pouco pode pensar em treinar sua equipe para utilizar alguma ferramenta específica para a gestão integrada dos projetos.

É fundamental pensar na continuidade e na melhoria contínua dos seus times. A pergunta a se fazer aqui é “que outros treinamentos posso fornecer depois deste que permita construir uma curva de aprendizagem?”. A partir disso, você tem a oportunidade de qualificar sua equipe de forma proativa.

Por que é importante contar com ajuda profissional nesse momento?

A melhor estratégia para fazer um bom projeto de treinamento ainda é recorrer a ajuda profissional especializada. Contratar uma consultoria vai contribuir para:

  • determinar qual é treinamento mais estratégico para o momento atual da empresa;
  • que métodos e recursos se adaptam melhor às necessidades da sua equipe;
  • quais profissionais podem dar o treinamento, garantindo um bom custo-benefício etc.

Além disso tudo, profissionais especializados nesse tipo de serviço tendem a oferecer sua expertise a favor da otimização dos resultados, redução de custos, aproveitamento do tempo e assim sucessivamente. Eles têm conhecimento e prática suficientes para encurtar caminhos e garantir excelentes respostas da equipe.

Isso dará um norte mais claro para as suas próximas ações, além de aumentar a segurança no alcance dos objetivos inicialmente propostos.

O que considerar na contratação de uma consultoria?

Escolher a consultoria ideal vai exigir que você adote alguns cuidados. O primeiro deles, é entender quem é a empresa que você está prestes a contratar e qual é a sua história. Além disso, procure investigar o feedback daqueles clientes que já usaram o serviço, descobrindo mais sobre o que acharam e que resultados obtiveram.

A reputação de um serviço de consultoria conta muito, afinal, é uma espécie de imagem da empresa, formada de maneira espontânea pelos seus usuários. Então, esse pode ser um ótimo indício.

A Aspectum, por exemplo, é uma plataforma educacional especializada em desenvolver potencial humano. Acompanhamos desde o diagnóstico cultural da empresa, a implementação de cursos e MBAs e os resultados obtidos. Nossa equipe é composta por facilitadores, pesquisadores, estrategistas e gerentes de projeto.

Quer conhecer mais sobre as nossas soluções? Então, converse com a gente!

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards