As palestras são uma ótima estratégia para oxigenar o negócio, trazer ideias novas, motivar os times e propor a perspectiva de especialistas e experts em assuntos muito específicos. Ainda assim, pode ser desafiador escolher os melhores temas para palestras em empresas.
Se você também tem dúvida no momento de escolher e não sabe muito bem por qual caminho seguir, não se preocupe. No post de hoje, você descobrirá mais sobre a importância desse tipo de evento no ambiente interno e quais são os temas atuais que mais atraem a audiência corporativa.
Se você gostou da ideia e ficou curioso, continue a leitura. Aproveite!
Por que é importante levar bons profissionais para palestrar na empresa?
No universo corporativo, é bastante comum que as equipes acabem caindo na mesmice e se sentindo limitadas pela mentalidade da empresa. É verdade que é parte fundamental da gestão de um negócio reforçar aos seus colaboradores qual é a visão do empreendimento, o que ele valoriza e que tipo de ambiente interno quer construir. No entanto, com o tempo, isso pode prender a perspectiva dos talentos em uma espécie de bolha.
Cumprir todos os dias as mesmas tarefas, seguir o mesmo padrão operacional e até tomar decisões com base em acertos anteriores gera uma certa zona de conforto. O grande problema é que muitos se acomodam com isso e deixam de se desafiar e correr riscos. Quando a empresa traz profissionais de fora, que estão gerando influência no mercado, oferece aos seus colaboradores uma série de novas possibilidades.
A transformação digital, por exemplo, foi um movimento muito positivo, mas já não é mais suficiente. Hoje falamos em automatização de tarefas e inteligência artificial. Se todas as empresas que tiveram boa experiência com transformação digital se agarrassem a ela por ter sido um sucesso, jamais teriam aberto os olhos para as tendências e oportunidades que vieram depois.
Quais são os temas mais atraentes e importantes?
Como você viu, usamos um exemplo de tecnologia para mostrar o quanto a presença de palestrantes é importante na empresa. Mas esse é apenas um dos temas que se torna mais interessante quando abordados por um especialista. A seguir, você poderá conferir outras alternativas atrativas para o seu pessoal.
Carreira
Todos os seus colaboradores sonham em construir uma carreira ascendente, com conquistas, reconhecimento e boa remuneração. Quando eles encontram uma empregadora parceira para esse plano, as coisas ficam muito mais fáceis. Além disso, palestrantes de carreira ajudam os talentos a planejarem seus passos, se desenvolverem e gerarem ainda mais valor para o negócio. Isto é, uma relação ganha-ganha.
Motivação
Há quem diga que a motivação é um aspecto pessoal e que não possa ser provocada por estímulos externos. Mas ela pode ser despertada e fortalecida por histórias inspiradoras, de pessoas que geram identificação pessoal, admiração e respeito. Não à toa, muitos profissionais se tornam palestrantes de sucesso a partir da sua história de superação pessoal e levam outras pessoas a buscarem a mesma garra e determinação.
Relacionamento e diversidade
Um dos aspectos mais vulneráveis de uma empresa são as relações interpessoais. Por isso, esse é um tema sempre atual e necessário, ainda mais quando combina aspectos delicados e tão relevantes, como diversidade e inclusão, por exemplo. Assim, seus colaboradores podem perceber que sempre existem formas mais produtivas e eficientes de interagir e se relacionar com os colegas e as demais pessoas.
As palestras são eventos curtos, pensados para gerar impacto e resultado nas equipes. Por isso, são um excelente instrumento para provocar novos questionamentos, ideias e insights com valor incalculável para a empresa. Então, agora que você já conhece os temas para palestras em empresas, talvez seja hora de buscar a que mais se encaixa no momento do seu negócio.
Quais outros temas você considera indispensáveis para abordar no momento em que estamos vivendo? Comente!