Cultura Organizacional

Desbravando o Palco Corporativo: Temas de Palestras Mais Impactantes

Desbravando o Palco Corporativo: Temas de Palestras Mais Impactantes

As palestras são uma ótima estratégia para oxigenar o negócio, trazer ideias novas, motivar os times e propor a perspectiva de especialistas e experts em assuntos muito específicos. Ainda assim, pode ser desafiador escolher os melhores temas para palestras em empresas.

Se você também tem dúvida no momento de escolher e não sabe muito bem por qual caminho seguir, não se preocupe. No post de hoje, você descobrirá mais sobre a importância desse tipo de evento no ambiente interno e quais são os temas atuais que mais atraem a audiência corporativa.

Se você gostou da ideia e ficou curioso, continue a leitura. Aproveite!

Por que é importante levar bons profissionais para palestrar na empresa?

No universo corporativo, é bastante comum que as equipes acabem caindo na mesmice e se sentindo limitadas pela mentalidade da empresa. É verdade que é parte fundamental da gestão de um negócio reforçar aos seus colaboradores qual é a visão do empreendimento, o que ele valoriza e que tipo de ambiente interno quer construir. No entanto, com o tempo, isso pode prender a perspectiva dos talentos em uma espécie de bolha.

Cumprir todos os dias as mesmas tarefas, seguir o mesmo padrão operacional e até tomar decisões com base em acertos anteriores gera uma certa zona de conforto. O grande problema é que muitos se acomodam com isso e deixam de se desafiar e correr riscos. Quando a empresa traz profissionais de fora, que estão gerando influência no mercado, oferece aos seus colaboradores uma série de novas possibilidades.

A transformação digital, por exemplo, foi um movimento muito positivo, mas já não é mais suficiente. Hoje falamos em automatização de tarefas e inteligência artificial. Se todas as empresas que tiveram boa experiência com transformação digital se agarrassem a ela por ter sido um sucesso, jamais teriam aberto os olhos para as tendências e oportunidades que vieram depois.

Quais são os temas mais atraentes e importantes?

Como você viu, usamos um exemplo de tecnologia para mostrar o quanto a presença de palestrantes é importante na empresa. Mas esse é apenas um dos temas que se torna mais interessante quando abordados por um especialista. A seguir, você poderá conferir outras alternativas atrativas para o seu pessoal.

Carreira

Todos os seus colaboradores sonham em construir uma carreira ascendente, com conquistas, reconhecimento e boa remuneração. Quando eles encontram uma empregadora parceira para esse plano, as coisas ficam muito mais fáceis. Além disso, palestrantes de carreira ajudam os talentos a planejarem seus passos, se desenvolverem e gerarem ainda mais valor para o negócio. Isto é, uma relação ganha-ganha.

Motivação

Há quem diga que a motivação é um aspecto pessoal e que não possa ser provocada por estímulos externos. Mas ela pode ser despertada e fortalecida por histórias inspiradoras, de pessoas que geram identificação pessoal, admiração e respeito. Não à toa, muitos profissionais se tornam palestrantes de sucesso a partir da sua história de superação pessoal e levam outras pessoas a buscarem a mesma garra e determinação.

Relacionamento e diversidade

Um dos aspectos mais vulneráveis de uma empresa são as relações interpessoais. Por isso, esse é um tema sempre atual e necessário, ainda mais quando combina aspectos delicados e tão relevantes, como diversidade e inclusão, por exemplo. Assim, seus colaboradores podem perceber que sempre existem formas mais produtivas e eficientes de interagir e se relacionar com os colegas e as demais pessoas.

As palestras são eventos curtos, pensados para gerar impacto e resultado nas equipes. Por isso, são um excelente instrumento para provocar novos questionamentos, ideias e insights com valor incalculável para a empresa. Então, agora que você já conhece os temas para palestras em empresas, talvez seja hora de buscar a que mais se encaixa no momento do seu negócio.

Quais outros temas você considera indispensáveis para abordar no momento em que estamos vivendo? Comente!

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards