Cultura Organizacional

Desafios ao escolher uma empresa de treinamento in company

Treinar a equipe de trabalho é crucial por uma série de razões, inclusive porque gera alinhamento e aumenta a produtividade diária. No entanto, é preciso saber selecionar a melhor modalidade — e, nesse aspecto, o treinamento in company tem destaque.Em resumo, treinamento in company refere-se àquele que acontece nas dependências da organização, presencial e geralmente restrito à equipe de trabalho. É um modelo de capacitação mais eficaz, pois permite contato direto e profundo com os talentos.Nos tópicos seguintes, esclarecemos como deve ser um treinamento in company e quais quesitos avaliar ao escolher uma empresa especializada em aplicá-lo. Confira!

Como deve ser um treinamento in company?

O treinamento in company deve ser muito bem preparado, afinal, tudo acontece presencialmente e não há muita margem para erro. É preciso planejar o que será feito, o tempo total da capacitação e as dinâmicas para aprendizagem da equipe.Além disso, é importante que o treinamento seja dinâmico. Caso seja teórico demais ou conte apenas com informações casuais, pode se tornar chato e desestimular a equipe de trabalho. E mais, pode não gerar conhecimentos significativos aos ouvintes.Por essas razões, é importante contar com uma empresa especializada. Ela tem know-how para criar e executar um treinamento adequado ao time. Também conhece técnicas para elevar o interesse dos talentos e gerar retorno sobre o investimento.

Quais quesitos avaliar para escolher uma empresa especializada?

Escolher uma empresa especializada é um processo que exige atenção, afinal de contas, a má escolha pode prejudicar a aprendizagem do time e gerar baixo retorno sobre o investimento. Confira, adiante, algumas dicas!

Estrutura dos conteúdos

Todo treinamento tem uma estrutura específica, ou melhor, tem um início, meio e fim oferecidos em módulos. Quando há uma estrutura interessante, o conhecimento é mais facilmente transmitido e também absorvido pela equipe de trabalho.Portanto, comece avaliando os treinamentos oferecidos — e se eles são relevantes à sua equipe. Estude, também, a estrutura desses treinamentos, se eles estão bem divididos e oferecem informações pertinentes. Assim, terá mais chances de escolher com acerto.É preciso, entretanto, considerar a variável “tempo”. Treinamentos longos costumam ter uma estrutura mais completa e bem desenhada, pois há tempo suficiente para isso. Treinamentos curtos, porém, têm uma estrutura mais enxuta e direta.

Abordagem de ensino

Você já deve ter percebido que alguns assuntos, mesmo complexos, se tornam fáceis e até prazerosos de aprender. Em grande parte, isso se deve ao método de ensino. Certas abordagens tornam o processo de aprendizado mais fluido e hedônico.Em vista disso, preocupe-se em conhecer a abordagem de ensino da empresa especializada. É uma aula-padrão ou conta com um método ativo de ensino? De que forma a equipe de trabalho participa do processo de aprendizagem?O mais interessante é contar com uma empresa que tenha uma abordagem de ensino fora do lugar-comum, capaz de envolver a equipe e tornar a aprendizagem agradável. Desse modo, o nível de participação e aprendizado do time será superior.

Experiência de mercado

Outro ponto importante é avaliar a experiência de mercado da empresa especializada. Há quanto tempo ela está na ativa? Quantos projetos já desenvolveu e quantos talentos ajudou a capacitar? Quanto mais experiência, melhor para o seu negócio.Para avaliar essa experiência, é interessante fazer contato com a empresa especializada. Ouvir um pouco da sua história é um bom começo, bem como perguntar sobre os seus métodos de ensino, projetos desenvolvidos (e em desenvolvimento) e assim por diante.Outra possibilidade é buscar por feedbacks de clientes que já recebem o serviço de treinamento in company dessa empresa. Estude casos de sucesso, avalie os resultados obtidos após o treinamento e de que maneira isso pode beneficiar sua empresa.

Possibilidade de customizar os cursos

Uma das maiores vantagens do treinamento in company é sua capacidade de adaptar o conteúdo ao time, o que não acontece em treinamentos EAD e Mobile Learning. Porém, se a empresa de treinamento não permite a customização, essa vantagem é perdida.Em vista disso, avalie de que forma os treinamentos podem ser adaptados para atender as características dos funcionários. Por exemplo, é possível usar mais estudos de caso alinhados à indústria na qual seus colaboradores estão inseridos (varejo, por exemplo)?A possibilidade de customizar o curso, mesmo que em alguns detalhes, é de grande relevância. Primeiro, porque facilita o processo de aprendizado; segundo, porque faz o treinamento ficar mais interessante. Desse modo, todos os talentos são beneficiados.

Como mensurar o ROI do treinamento in company?

Tanto para escolher uma empresa de treinamento quanto para avaliar a qualidade do seu serviço, o cálculo do ROI (Retorno Sobre o Investimento) é importante. Em suma, ele ajuda a identificar o retorno financeiro obtido com determinado investimento.Por exemplo, imagine que você investiu R$ 5.000,00 no treinamento da equipe de vendas. No trimestre seguinte, graças ao aumento da eficiência em vendas, teve um acréscimo de R$ 20 mil no faturamento. Qual foi o retorno? Veja como calcular:

  • ROI (em %) = (retorno obtido – investimento feito)/investimento feito x 100

No exemplo acima, ao usar a fórmula, identificará um retorno de 300%. Ou seja, você conseguiu um retorno três vezes maior que o investimento inicialmente feito, em um período de apenas três meses.Esse mesmo cálculo pode ser usado de maneira preditiva, com números estimados em termos de investimento e retorno. Desse modo, terá uma projeção de ROI, que poderá se concretizar. Assim, terá mais chances de fazer uma boa escolha.Uma dúvida comum é: qual o ROI ideal? Não há um padrão. Todavia, quanto maior, melhor. É preciso analisar cada investimento, estudar o retorno financeiro obtido com ele e, então, fazer o cálculo. Depois, avaliar se ele atende ou não às expectativas.Agora você já sabe o que é treinamento in company e como selecionar uma empresa especializada. Lembre-se de que, ao investir com acerto no assunto, poderá ganhar em termos de produtividade diária. Também terá um alinhamento do entusiasmo e motivação da equipe de trabalho. Desse modo, toda a empresa poderá ser beneficiada.Gostou do nosso artigo, certo? Aproveite, agora, para entrar em contato conosco e conhecer as soluções que separamos especialmente para você. Vamos lá!

Fique informado ao assinar a Newsletter Aspectum

Obrigado! Seus dados foram recebidos com sucesso.
Oops! Algo deu errado. Favor tentar novamente.
Junte-se a milhares de pessoas que recebem dicas sobre crescimento humano, hábitos de alta performance, habilidades de diálogo e liderança de equipes.