Você já se deparou com um funcionário da empresa que não tem as habilidades, conhecimentos e características comportamentais adequadas para exercer determinada função? Saiba que isso é chamado de gaps de competência. Esse é um problema que precisa ser analisado com bastante atenção, pois pode comprometer todo o processo operacional de uma organização, além de poder levar ao desligamento do colaborador.
Quer entender melhor sobre os gaps de competência e como é possível identificá-los da forma correta? Então, continue a leitura do artigo e descubra mais informações sobre o assunto!
O que é competência
Antes de abordarmos os GAPS ou lacunas de competência, alguns podem se questionar sobre o que são competências ou o que se entende por competências humana. Esse questionamento é bastante válido pois existem diversas variações nas definições de competência.
Em geral, a palavra “competência” é conectada com a capacidade de alguém que é capaz de enxergar e solucionar algum assunto ou realizar uma tarefa. Diz respeito à aptidão, habilidade, vontade e presteza de resolver problemas.
Conhecimentos, habilidades e atitudes são os três pilares que formam as competências de uma pessoa.
A competência profissional traz o conceito para o mercado de trabalho como sendo a somatória de conhecimentos ou habilidades para aplicação no ambiente corporativo. Espera-se que um profissional de competências, profissional competente, tenha mais facilidade para executar tarefas, justamente por conhecer melhor sobre um problema e que vai além e aplica uma atitude correta para resolvê-lo com suas habilidades (sejam elas técnicas, interpessoais, ou outras habilidades pessoais).
Uma busca atual do mundo empresarial moderno também é por pessoas com aptidão profissional. Conectado com o conceito de competência. Aqui trata-se de pessoas com a famosa "fome", "garra", "vontade", de fazer mais e melhor. Tendem a ser pessoas com maior motivação profissional e solucionam problemáticas urgentes e com celeridade. São os profissionais com aptidão profissional que tendem a crescer e se desenvolver mais facilmente em suas carreiras comparado aos que podem até ser bastantes competentes mas deixaram de aliar isto à aptidão profissional.
Saiba como é possível identificar os gaps de competência
Descobrir gaps de competência dos colaboradores deve ser uma das responsabilidades de uma equipe de RH, pois ela costuma ser a porta de entrada dos novos funcionários na empresa. Por isso, preparamos algumas dicas de como esses profissionais podem identificá-las da melhor forma possível. Veja!
Faça avaliações de desempenho
Ao fazer avaliações de desempenho dos colaboradores, é possível entender se o profissional está desempenhando o seu trabalho de forma eficiente. Nesse sentido, se a performance da pessoa não for satisfatória, saberá que se trata de gaps de competência.
Esse problema é identificado por meio de números que levam o gestor a entender as falhas cometidas pelo profissional. Assim, fica mais fácil descobrir quais as habilidades que estão em falta no colaborador e, assim, poder usar as estratégias certas para alcançar os objetivos estabelecidos.
Veja algumas dicas que você deve considerar na hora de realizar a avaliação de desempenho:
- ouvir todos os funcionários envolvidos na avaliação e buscar um consenso entre ou envolvidos;
- avaliar competências comportamentais e técnicas;
- ser objetivo, ao evitar tirar o foco do processo avaliativo;
- realizar uma avaliação justa e imparcial, sem favoritismo para nenhum profissional, entre outros.
Mapeie competências
Para atingir as expectativas necessárias dos profissionais em cada cargo, é necessário que tenha em mente quais são as competências comportamentais e técnicas esperadas nos atuais e futuros colaboradores da empresa. Para isso, o gestor deve se reunir com a equipe de RH e mapear as principais características almejadas em cada pessoa. Assim, fica mais fácil encontrar o time certo para cada vaga que é disponibilizada.
Além disso, a empresa também precisa ter os seus objetivos bem definidos, como visão, missão e valores. Isso contribui para conseguir ter uma equipe com perfil profissional alinhado com a cultura organizacional da companhia.
Faça uma descrição dos cargos
Já pensou que um funcionário pode não executar todas as suas funções corretamente pelo simples fato de não ter recebido nenhum documento com a descrição dos cargos? Pois é! Isso pode parecer besteira, mas não é, pois muitas organizações só dizem quais são as atribuições de uma pessoa na empresa ‘por cima’, ou seja, de forma superficial.
Para mudar essa situação é preciso que você prepare um material, com a descrição de cada cargo. Contudo, não esqueça que todos os itens devem estar diretamente ligados com as competências buscadas pela empresa em cada funcionário.
Descubra quais são as vantagens de identificar os gaps de competência
Agora que você já sabe como identificar os gaps de competência, é preciso que entenda sua real importância. Então, descubra, a seguir, quais são as vantagens que essa descoberta proporciona tanto para a empresa quanto para os colaboradores.
Eleva a produtividade
Ter uma equipe produtiva é o sonho de muita empresa e isso torna-se possível com a identificação dos gaps de competência. Essa estratégia consegue ajudar os profissionais a terem as habilidades de acordo com as áreas e os cargos que vão atuar na companhia.
Dessa forma, o colaborador otimiza o seu tempo de trabalho, pois ele vai se dedicar com mais atenção às suas tarefas diárias. Com isso, suas competências passam a ser desenvolvidas de forma correta e alinhadas com cada tipo de atividade realizada.
Além disso, o profissional tem mais autonomia sobre o seu trabalho e mais compreensão sobre as possíveis falhas que venha a cometer. Isso porque o funcionário passa a descobrir qual o caminho que deve ser trilhado para alcançar o seu êxito profissional.
A partir do aumento da produtividade da equipe, a companhia aumenta o seu índice de desempenho. Isso gera mais rentabilidade para o negócio e mais destaque no mercado de atuação.
Retém talentos
Quando uma empresa resolve identificar os gaps de competência de sua equipe e melhorar suas habilidades, é bem provável que consiga desenvolver inúmeros profissionais de destaque na empresa. São pessoas que antes não conseguiam desempenhar suas funções com eficiência e, hoje, conseguem ser grandes profissionais, podendo ocupar uma posição de líder no seu setor.
Assim, além de desenvolver talentos na organização, você também consegue retê-los, pois eles vão gostar de trabalhar no seu empreendimento. Isso torna-se muito favorável tanto para o colaborador, que vê o seu trabalho ser reconhecido, quanto para a empresa que passa a contar com um time altamente competente. Além disso, evita-se que sejam realizadas demissões por baixo desempenho.
Aprimora os colaboradores
Aprimorar os colaboradores é um dos benefícios que você consegue alcançar ao solucionar os gaps de competência da sua equipe. Isso acontece até mesmo sem você perceber, pois o que parece ser um processo natural para a equipe de RH, tem um grande impacto no desenvolvimento das competências dos funcionários.
Ao colocar essa estratégia em prática, o profissional consegue descobrir falhas que não tinham a percepção. Com isso, ele tende a buscar melhores formas de se desenvolver, por meio de treinamentos corporativos, cursos, palestras, entre outros.
Para conseguir alcançar os melhores resultados profissionais dentro da companhia, é necessário realizar um bom gerenciamento dos gaps de competência. Isso é preciso, pois, antes de identificar os profissionais que não estão de acordo com a função, é fundamental olhar primeiro como o trabalho é realizado e se as atribuições estão em conexão com o cargo atual. Assim, fica mais fácil contribuir com a evolução de outros colaboradores da organização.
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