Execução

Mundo VUCA: conceito e características

 Mundo VUCA: conceito e características

O mundo está cada vez mais complexo e isso é percebido por todos. Novas tecnologias são lançadas a todo momento, tendências ganham espaço e logo desaparecem e o comportamento dos consumidores, assim como suas dores e desejos, também muda rapidamente. Mas, será que existe algum padrão nessas transformações? Como explicar o mundo diante da realidade que é apresentada?

Foi assim que nasceu o conceito de mundo VUCA. Ao perceber que a sociedade havia se modificado, os pensadores e teóricos começaram a buscar formas de explicar essa nova realidade. Encontraram o conceito de VUCA (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade) e perceberam que ele era adequado para explicar o mundo atual.

Quer saber tudo sobre o conceito de mundo VUCA, suas características e formas de lidar com ele? Então, continue a leitura e descubra!

Qual o conceito de mundo VUCA?

VUCA é a sigla utilizada para se referir a 4 características da sociedade atual: volatilidade (volatility), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e ambiguidade (ambiguity). O conceito de mundo VUCA, criado pelo exército dos EUA na década de 90, ganhou proporções mundiais quando se percebeu que ele não se referia apenas ao contexto militar, mas também social e econômico.

Para entender como surgiu o conceito de mundo VUCA é preciso voltar alguns anos na história. Em meados do século XX, o mundo presenciou uma situação nunca antes enfrentada: a Guerra Fria. Nesse momento, todo o planeta estava submetido às tensões entre os Estados Unidos e a União Soviética, temendo o estouro de uma guerra que poderia ter proporções planetárias.

Porém, com o fim da União Soviética, no final dos anos 90, a sociedade vivenciou mudanças muito importantes. Consequentemente, as ameaças enfrentadas pelos países, para as quais o exército deveria se preparar, também eram diferentes. Foi assim que as forças armadas dos EUA criaram o conceito de VUCA, buscando explicar a nova realidade com a qual estavam lidando e, com isso, se preparar.

No início dos anos 2000 o conceito de mundo VUCA começou a ser difundido entre outras áreas da sociedade, principalmente no que se refere à economia. Isso porque os teóricos começaram a perceber que o mercado também expressava essas características, tendo se tornado um local volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Isso significa que hoje vivemos em um mundo no qual nada é estável e tudo pode mudar a qualquer momento. Para ter um exemplo, basta pensar na pandemia de COVID-19. De uma hora para a outra todas as pessoas do mundo foram afetadas por um vírus, sendo que a realidade que conheciam parecia, em algum momento, não mais existir. A partir disso, você pode perceber que o mundo está em constante mudança, sendo quase impossível prever os próximos acontecimentos que podem causar mudanças tão drásticas e profundas na sociedade.

Quais as principais características do mundo VUCA?

Pelo que você pode perceber, existem 4 características que definem o mundo VUCA: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Entenda agora o que significa cada um desses conceitos e como eles podem ser observados na sociedade atual.

Volatilidade

A volatilidade está muito relacionada à variação, mudança. Dizer que algo é muito volátil significa afirmar que esse fenômeno é instável, pode mudar de forma constantemente e a qualquer momento, sendo difícil prever o comportamento do fenômeno ao longo do tempo.

Essa é uma das características do mundo atual e, principalmente, do mercado. Basta pensar um pouco para perceber como tudo pode mudar a qualquer momento. Algo que é tendência hoje, pode ser ultrapassado e esquecido no dia seguinte. Uma empresa que está com ações em alta pode vê-las caindo do dia para a noite.

O mundo está mudando muito rápido e, dessa forma, a volatilidade se torna uma de suas características. É difícil fazer previsões de longo prazo, uma vez que você sabe que tudo pode mudar a qualquer momento.

Incerteza

Outra característica do mundo VUCA é a incerteza. A dificuldade de prever o que pode acontecer no futuro e a instabilidade faz com que as pessoas, empresas e sociedade no geral enfrentem a incerteza sobre o amanhã e, com isso, fica mais difícil se programar para o futuro e criar planos de longo prazo.

No mercado, a incerteza se mostra como uma característica bastante evidente. É possível fazer análises e previsões, porém o nível de certeza não é tão alto quanto as empresas gostariam. Dessa forma, muitos planos podem ser frustrados devido às mudanças e riscos que não foram calculados anteriormente.

Complexidade

A complexidade é um conceito que se refere aos diferentes níveis de análise e variáveis aos quais cada uma das situações devem ser submetidas para serem entendidas. Isso significa que, quanto mais complexo, maior é o número de variáveis e níveis de análise que devem ser levados em conta na hora de entender determinado problema ou tomar uma decisão.

O mundo atual está cada vez mais complexo. Isso significa que, diante de uma situação, seja ela a contratação de um novo colaborador, gestão de time ou criação de novo produto ou serviço, há diversas variáveis em jogo, sendo necessário analisar muitos elementos ao mesmo tempo para tomar a melhor decisão.

Ambiguidade

Muitas vezes vemos a ambiguidade como um problema, algo que precisa ser resolvido. Afinal, ela se refere a algo que dá margens para mais de uma interpretação.

Porém, diante da volatilidade, incerteza e complexidade do mundo atual, a ambiguidade chega como mais uma característica dessa sociedade. Afinal, todas as situações têm diversas interpretações possíveis e isso não significa que apenas uma delas está correta.

A ambiguidade deixa de ser, portanto, um problema, algo que deve ser combatido, para se tornar uma característica. Aprender a lidar com a possibilidade de que duas visões diferentes de mundo estejam corretas é importante, tanto para os indivíduos quanto para as empresas.

Quais os principais desafios do mundo VUCA?

O encontro do mundo VUCA com estruturas tradicionais da sociedade traz uma série de desafios, tanto para as pessoas quanto para as organizações. Conheça agora quais são os principais deles!

Mudar estruturas rígidas

O mundo mudou, mas muitas organizações ainda estão presas no passado. Estruturas rígidas e burocráticas fazem parte de muitas empresas e órgãos públicos, o que torna desafiador o processo de adaptação e mudança exigido pelo mundo VUCA.

Isso significa que muitas organizações ainda estão presas a uma estrutura do passado, muito ligada a um mundo mais estável e previsível. Mudar essas estruturas é essencial e, ao mesmo tempo, um grande desafio tanto para líderes quanto para profissionais da atualidade.

Lidar com a ansiedade

A incerteza e mudança constante do mundo VUCA traz um outro desafio: lidar com a ansiedade. Afinal, quando você não sabe como será o futuro, é natural que se sinta ansioso e tenha dificuldades para se preparar para os desafios que estão por vir.

Dessa forma, é importante buscar estratégias para combater a ansiedade, transformando-a em energia produtiva.

Analisar riscos

Analisar riscos é essencial tanto para a sua carreira quanto para a continuidade e sobrevivência de qualquer negócio. Mas, em um mundo cada vez mais volátil e incerto, é possível prever e se preparar para as situações adversas?

Sim! Porém, esse é mais um dos desafios que o mundo VUCA coloca para os profissionais da atualidade. Afinal, por ser complexo, incerto e ambíguo, é difícil ter clareza sobre quais são os riscos e ameaças e, a partir disso, buscar formas de se preparar para lidar com cada uma delas.

Encontrar profissionais preparados

Muitos dos profissionais que atuam no mercado na atualidade tiveram uma formação voltada para uma sociedade pré-guerra fria. Ou seja, eles aprenderam a lidar com um contexto estável, com estruturas rígidas e mudanças lentas.

Porém, o mundo VUCA exige outro tipo de colaborador, capaz de se adaptar com facilidade e lidar com as incertezas. Diante desse cenário, pode ser difícil encontrar profissionais preparados para fazer parte do seu time, uma vez que essa preparação exige busca ativa por novos conhecimentos e aprendizado de competências totalmente novas, que não são ensinadas nas escolas e universidades tradicionais.

Habilidades necessárias nesse cenário

Conhecer a realidade do mundo VUCA pode dar a sensação de que é difícil lidar com essa situação. Porém, não é bem assim!

É possível viver no mundo VUCA e, inclusive, aproveitar as brechas e oportunidades que essas características da sociedade e economia trazem. Afinal, é possível se adaptar e fazer o melhor diante do cenário que se apresenta, não é mesmo?

Para lidar com o mundo VUCA, algumas habilidades são importantes. A melhor notícia é que é possível desenvolvê-las. Portanto, conheça quais são as principais habilidades e competências que podem ajudar você a lidar com esse cenário!

Resiliência

O mundo VUCA traz mudanças constantes no contexto no qual você está inserido. Isso significa que, ao criar um planejamento, seja ele para um projeto ou para a sua carreira, você não tem garantia de que todos os seus passos funcionarão e você pode sofrer com obstáculos inesperados e mudanças bruscas ao longo da jornada.

Dessa forma, a resiliência se mostra como uma das competências fundamentais para que você lide com esse cenário. Afinal, é preciso manter o foco nos objetivos propostos e, a partir disso, ter resiliência para superar os desafios que podem surgir.

Liderança inspiradora

O mundo VUCA exige líderes capazes de inspirar a equipe a dar o seu melhor, alinhando os colaboradores em torno de um propósito claro e dando motivação para que continuem o trabalho mesmo diante das incertezas. Dessa forma, uma liderança pela influência é essencial para lidar com o contexto atual.

Isso vale tanto para quem ocupa cargos de gestão quanto para aquelas pessoas que ainda não chegaram nesse ponto da carreira. Afinal, no mundo VUCA, liderança é mais do que um cargo, sendo uma postura que qualquer profissional pode assumir dentro de uma empresa, o que é chamado de liderança informal.

Flexibilidade

Se o mundo está em constante mudança, ser capaz de se adaptar rapidamente às transformações é essencial. É por isso que a flexibilidade é uma das competências necessárias para que você seja capaz de lidar com o novo contexto que é apresentado.

Flexibilidade é a capacidade de mudar rápido, tanto no que se refere às atitudes quanto à forma de enxergar o mundo e de pensar. Afinal, também é necessário ter flexibilidade cognitiva para conseguir entender novos contextos e desafios e, a partir disso, saber qual a melhor forma de lidar com eles.

Foco

No mundo VUCA, a informação corre rapidamente. Todos são bombardeados por diversas informações, notícias e conteúdos o tempo todo. O risco de se perder em meio a tantas demandas é grande e é por isso que o foco é uma outra habilidade essencial para lidar com o contexto atual.

É importante ter clareza de quais são os seus objetivos e, mesmo diante de tantas demandas, manter a energia direcionada para eles. Também é importante ter esse foco quando surgirem desafios e obstáculos, mantendo a atenção no resultado que você deseja alcançar.

Pensamento crítico

O mundo está cada vez mais complexo e isso significa que muitas variáveis estão envolvidas em cada uma das situações com as quais precisa lidar. Dessa forma, ter pensamento crítico é essencial, sabendo diferenciar o que realmente importa daquilo que não faz sentido.

O pensamento crítico é essencial também no momento de tomar decisões e decidir novos rumos. Ele ajuda a refletir de forma mais consistente sobre o mundo e o contexto interno e externo no qual você está inserido, sendo essencial para que você saiba qual o próximo passo rumo aos seus objetivos.

Como se preparar para o mundo VUCA?

Agora que você já sabe quais são as principais habilidades que você deve desenvolver para lidar com o mundo VUCA, é hora de entender as atitudes que ajudam você a se preparar para esse cenário. Continue a leitura e confira!

Utilizar dados a seu favor

O mundo VUCA é, sim, um lugar de instabilidades e incertezas. A previsão é difícil e é impossível ter em mãos todas as possibilidades do que pode acontecer no futuro. Porém, isso não significa que você não possa tentar entender essa complexidade e analisar riscos na hora de solucionar um problema ou tomar uma decisão.

É aí que os dados entram como grandes aliados. Afinal, hoje há diversas tecnologias capazes de analisar uma grande quantidade de dados para identificar tendências e riscos. Por mais que a previsão seja difícil e parcial, é possível fazê-la. Dessa forma, você tem em mãos uma grande quantidade de informações capazes de ajudar a entender o cenário atual e as possibilidades de ação.

Saber mudar a rota

Se o mundo está cada vez mais complexo, dinâmico e com mudanças rápidas, a capacidade de entender quando algo não está mais funcionando e, a partir disso, mudar a rota, é fundamental. Afinal, muitas vezes as pessoas tendem a insistir em uma ideia que já começou a dar indícios de que não está funcionando. Isso gera atrasos e deixa a adaptação mais difícil.

Portanto, fique atento e saiba quando é o momento de mudar de rota. Para isso, é necessário ter atenção aos mínimos detalhes e indícios de que algo precisa ser modificado. Com isso, mesmo diante da incerteza, você consegue se adaptar mais rapidamente a novos cenários.

Manter-se atualizado

Em um mundo que está em constante mudança, novidades surgem a todo momento. Portanto, se manter atualizado é fundamental.

Há muitas informações disponíveis e elas estão em constante atualização. O que era fato ontem pode já não ser válido para o dia de hoje. Dessa forma, é importante que você fique atento às transformações e invista no aprendizado contínuo para se manter por dentro do que há de mais novo.

Aproveitar as oportunidades

O mundo VUCA está repleto de oportunidades para quem está atento. Afinal, os problemas e desafios enfrentados pelas pessoas e empresas estão em constante mudanças e você pode fazer disso uma oportunidade para aprender, melhorar e, até mesmo, inovar.

Portanto, aproveite as oportunidades que o mundo VUCA coloca diante de você. Tente entender quais são os novos desafios que estão colocados para a sociedade e descubra como você pode inovar nesse aspecto. Mesmo que você não tenha interesse em criar um negócio, essa pode ser a oportunidade de se destacar na sua área profissional e atingir os resultados que você tanto deseja.

Como liderar no mundo VUCA?

VUCA é a sigla para volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Mas VUCA também pode ser uma sigla para as características de uma liderança que faz diferente, que sabe lidar com essa realidade. É por isso que surgiu, também, o conceito de VUCA como um potencial para a liderança, na qual algumas características são centrais: visão (vision), compreensão (understanding), clareza (clarity)e adaptabilidade/agilidade (adaptability).

Vamos entender mais sobre essas características de um líder VUCA? Então continue a leitura e veja mais sobre cada uma delas!

Visão - Liderança Visionária

Se o mundo impõe volatilidade, o líder desse contexto precisa ter visão de futuro. Ou seja, precisa entender qual o futuro que deseja para, a partir disso, entender qual a melhor forma de atuar e alcançar os objetivos.

Isso também é importante para que ele saiba como engajar e motivar o time diante do mundo volátil. Quando você tem uma visão de futuro e passa isso para o time, os colaboradores conseguem se manter alinhados e motivados, mesmo diante dos desafios que o mundo VUCA apresenta.

Compreensão - Liderança Servidora

Em um mundo repleto de incertezas, a compreensão é fundamental tanto para o seu trabalho quanto para a liderança do time. Isso porque é necessário ter uma visão global sobre o contexto, tanto interno quanto externo, e desenvolver uma compreensão abrangente da realidade para traçar metas e organizar os planos de ação.

Além disso, também é importante compreender as potencialidades e limitações do seu time, ajudando-os a lidar com esse contexto de incerteza e volatilidade. Ser um líder no mundo VUCA exige que você maneje a ansiedade da equipe e ajude-os a transformá-la em produtividade.

Clareza - Liderança Transparente

Para lidar com o mundo complexo, como é o VUCA, é essencial ter clareza sobre os seus objetivos e onde quer chegar. É preciso entender o que é prioridade, o que realmente importa, e direcionar as suas energias para esses locais.

Também é importante, quando se fala em liderança, saber como alinhar o time em torno desses objetivos. Ter clareza como líder faz com que você seja capaz de transmitir exatamente o que é necessário para o time, auxiliando os colaboradores a entender onde é necessário focar, mesmo diante de tantas possibilidades e variáveis.

Adaptabilidade/Agilidade - Liderança Ágil

Diante do mundo VUCA, volátil, complexo, incerto e ambíguo, a capacidade de se adaptar rapidamente é essencial para o líder. É preciso entender bem o contexto e, diante de mudanças no meio interno ou externo, saber como ser flexível para adaptar o planejamento a elas.

Essa adaptação deve ser rápida, assim como a condução dos projetos e processos com o seu time. Implementar a cultura ágil é uma ótima forma de gerar resultados rapidamente, antes que o contexto se transforme novamente.

Qual o papel do RH no desenvolvimento desses líderes?

O RH tem um papel central no desenvolvimento de líderes capazes de atuar no mundo VUCA. Afinal, ele é o setor responsável por identificar potenciais de lideranças e, com isso, buscar as melhores formas de capacitar esses colaboradores para atuar no contexto atual.

Nesse aspecto, é importante que o RH seja capaz de identificar quais são as competências que precisam ser desenvolvidas em cada um dos colaboradores para que eles se tornem líderes VUCA. Nesse aspecto, o primeiro passo é realizar um mapeamento de competências no time e cruzar essas informações com as habilidades que são necessárias para atuar nesse contexto.

Com isso em mãos, que tal criar um plano de desenvolvimento? Isso pode ser feito tanto para cada um dos colaboradores individualmente quanto para a equipe como um todo. Com isso, você é capaz de desenvolver as competências necessárias para desenvolver lideranças 4.0, capazes de atuar no cenário complexo que se apresenta na atualidade e conduzir o trabalho do time da melhor forma possível.

O mundo VUCA está presente na sociedade e no mercado e ele traz uma série de impactos tanto para as pessoas quanto para as empresas e outras organizações. Entender esse conceito é fundamental para aprender como lidar com essa realidade volátil, incerta, complexa e ambígua na qual está inserido. Portanto, aproveite tudo que aprendeu nesse artigo e comece, agora mesmo, a desenvolver as competências necessárias para aproveitar as oportunidades que o mundo VUCA tem para oferecer!

Fique informado ao assinar a Newsletter Aspectum

Obrigado! Seus dados foram recebidos com sucesso.
Oops! Algo deu errado. Favor tentar novamente.
Junte-se a milhares de pessoas que recebem dicas sobre crescimento humano, hábitos de alta performance, habilidades de diálogo e liderança de equipes.