Cultura Organizacional

Aprendizagem organizacional: o que é e como aplicá-la

 Aprendizagem organizacional: o que é e como aplicá-la

Os colaboradores da sua empresa estão aprendendo o tempo todo. Seja por meio de treinamentos e capacitações ou através do exemplo dos colegas e líderes, eles estão sempre em desenvolvimento, buscando melhorar os seus resultados e suas competências.

Esse processo é chamado de aprendizagem organizacional e, mesmo que você não saiba, está ocorrendo o tempo todo. A boa notícia é que, quando você tem consciência da aprendizagem organizacional, é possível intensificar e potencializar esse processo, aumentando os benefícios para a empresa e melhorando o desenvolvimento da equipe.

Quer saber tudo sobre esse assunto? Então continue a leitura e descubra agora mesmo!

O que é aprendizagem organizacional?

Aprendizagem organizacional é um conceito que se refere a tudo que o colaborador aprende no ambiente de trabalho, seja de maneira formal ou informal. Isso porque, enquanto o colaborador realiza as suas atividades, conversa com colegas, lida com problemas diferentes e participa de treinamentos e capacitações, ele aprende, ou seja, desenvolve competências e habilidades. Tudo isso faz parte do processo de aprendizagem organizacional.

Dessa forma, a aprendizagem organizacional é um processo que ocorre naturalmente na empresa, o tempo todo. Porém, nos últimos anos, as organizações e pesquisadores vêm percebendo que, apesar de ser um conceito amplo e natural dos negócios, ele pode ser mensurado e, inclusive, potencializado. Isso faz com que os colaboradores se desenvolvam ainda mais ao longo do tempo e criem um diferencial competitivo para a empresa. Não é à toa que a aprendizagem organizacional ganha lugar de destaque na gestão de RH das organizações mais modernas.

Vale destacar que a aprendizagem organizacional pode ocorrer de diversas formas. Geralmente, ela é observada em meios formais de aprendizagem, como treinamentos corporativos e capacitações. Isso quer dizer que, toda vez que o colaborador realiza esses processos, ele está aprendendo na organização.

Porém, também é possível aprender de outras maneiras, como pela instrução de líderes e colegas, observação do comportamento, tentativa e erro e feedbacks. Apesar de serem maneiras indiretas de aprendizagem organizacional, elas também permitem o desenvolvimento de habilidades e competências importantes dentro da empresa.

Quais os tipos de aprendizagem organizacional?

Para entender melhor sobre esse conceito e como ele funciona na prática, é importante que você saiba que existem diversos tipos de aprendizagem organizacional. Um dos principais autores que estudou esses diversos tipos é Guns (1998) e, segundo ele, são 9 tipos de aprendizagem organizacional, sendo que cada um deles é voltado para determinada área e competências.

Veja agora quais são eles:

Aprendizagem cultural

Um dos tipos de aprendizagem organizacional que podem ocorrer dentro da sua empresa é a aprendizagem cultural. Nesse tipo, os colaboradores aprendem a cultura da empresa, ou seja, o conjunto de valores, crenças e comportamentos compartilhados por todos que fazem parte do negócio.

Esse processo pode ser formal ou informal e, na maioria dos casos, ocorre das duas formas. Isso significa que é possível criar treinamentos e capacitações para mostrar aos colaboradores qual a cultura da organização. Dessa forma, eles aprendem os valores da empresa, regras não negociáveis e comportamentos esperados.

Porém, muito da aprendizagem organizacional cultural vem do exemplo dos colegas. Os colaboradores entendem, consciente e inconscientemente quais são os comportamentos esperados e como eles devem agir. É a partir disso que eles vão introjetando a cultura organizacional e adquirindo competências necessárias para colocá-la em prática.

Aprendizagem de liderança

Uma outra aprendizagem organizacional muito importante para as empresas é a aprendizagem de liderança. Ou seja, os colaboradores aprendem competências e habilidades relacionados à liderança e gestão, assim como relacionamento interpessoal.

Isso é importante para quem quer se tornar líder mas, também, para todos os outros colaboradores. Afinal, assumir uma postura de liderança vai além do cargo, envolvendo o comprometimento e responsabilidade com o trabalho e a capacidade de lidar com os colegas. Dessa forma, independente do cargo e dos objetivos dos colaboradores na empresa, desenvolver habilidades relacionadas à liderança é essencial.

Esse tipo de aprendizagem também pode ocorrer de diversas formas. Isso porque ela pode vir do aprendizado com a liderança, tanto por instrução direta quanto por observação. Porém, também é possível mapear as competências de liderança necessárias para a equipe e, a partir disso, buscar meios de desenvolvê-las.

Aprendizagem sistêmica

Outra vertente de aprendizado que ocorre dentro da empresa é chamado de sistêmico. Esse elemento se refere ao aprendizado do funcionamento da empresa como um todo, incluindo processos gerais que ocorrem na organização, horários, comportamentos esperados de todos os colaboradores, entre outros elementos nesse sentido.

Geralmente, a aprendizagem sistêmica começa com um bom onboarding. Ou seja, quando são contratados, os colaboradores devem passar por uma capacitação na qual aprendem como a empresa funciona de forma geral, desde os processos mais básicos, como horário de entrada e saída dos colaboradores, modalidade de trabalho permitido, forma de acesso aos sistemas e informações do negócio, até os mais complexos, como forma de entrar em contato com as lideranças.

Além disso, esse aprendizado também pode vir a partir da observação dos colegas e líderes. Afinal, muito da forma como os colaboradores se comportam e lidam com as situações mais gerais dentro da empresa vem da observação dos outros funcionários da empresa, sendo essa uma importante forma de aquisição de conhecimentos.

Aprendizagem de equipe

O trabalho em grupo é extremamente rico em diversos aspectos. Afinal, na maioria das vezes, os funcionários são capazes de gerar mais e melhores resultados quanto atuam de forma coletiva, colaborando uns com os outros. Mas, para que isso ocorra da melhor forma possível, é essencial que os colaboradores tenham as competências necessárias para trabalhar em equipe.

Dessa forma, esse é um outro tipo de aprendizagem organizacional. Os colaboradores precisam desenvolver competências como boa comunicação, capacidade de colaboração, aprender a lidar com a diversidade, aprender a negociar e delegar, entre outras, de forma a efetivamente trabalhar bem em equipe.

Tudo isso pode ser desenvolvido tanto em treinamentos e capacitações quanto dentro da empresa, de forma indireta. Vale destacar que essas competências são extremamente importantes para que o trabalho em equipe seja bem sucedido, permitindo a potencialização dos resultados dos colaboradores.

Aprendizagem de tarefas

Sabe quando você precisa resolver um problema e, nesse processo, tenta diversas alternativas até que realmente consegue encontrar uma solução? Pois saiba que isso faz parte da aprendizagem de tarefas, um outro tipo de aprendizagem organizacional extremamente importante para a empresa.

Nesse modelo, o colaborador aprende como realizar as principais atividades com as quais precisa lidar ao longo da sua jornada de trabalho. Muitas vezes, o foco da aprendizagem por tarefas são as competências técnicas dos colaboradores, como linguagens de programação para desenvolvedores, dados para quem trabalha com planilhas, entre outras. Porém, também pode ser importante o desenvolvimento de outras habilidades, como comunicação e negociação, dependendo da atividade realizada.

Aprendizagem estratégica

Para além do nível operacional, muitos colaboradores também precisam lidar com atividades que são estratégicas para a empresa. É necessário que eles entendam todo o planejamento estratégico da organização e, além disso, contribuam com a sua construção e com o alcance das metas e objetivos estabelecidos.

É aí que a aprendizagem estratégica entra como uma grande aliada da empresa. Ela se refere à aprendizagem de conteúdos relacionados ao planejamento estratégico, possibilitando que os colaboradores entendam os seus principais conceitos e formas de construção. Além disso, o colaborador também precisa aprender sobre elementos de mercado e posicionamento da organização. E esse conhecimento vem, na maioria das vezes, por meio de treinamentos e capacitações técnicas, sendo mais difícil de ser desenvolvido de forma intuitiva.

Aprendizagem empreendedora

O conceito de empreendedorismo é, muitas vezes, entendido como sinônimo de abrir uma empresa. Ou, para algumas pessoas, ele está mais relacionado à startups ou empresas inovadoras, não estando presente em organizações mais tradicionais.

Ambos são mitos. Afinal, o empreendedorismo é um conceito extremamente importante para o mundo atual, devendo estar presente em todas as organizações. Qualquer colaborador pode ser um empreendedor dentro da empresa, desde que busque soluções novas para os problemas que enfrenta na atualidade e esteja sempre atento às inovações. Além disso, as empresas precisam se posicionar de forma empreendedora no mercado, estando sempre em busca de conceitos disruptivos.

É por isso que a aprendizagem empreendedora faz parte dos tipos de aprendizagem organizacional. Ela se refere ao aprendizado de competências técnicas e comportamentais relacionadas ao empreendedorismo, como proatividade, inovação, pensar fora da caixa, correr riscos, analisar situações diversas, pensamento críticos, entre outras.

Aprendizagem reflexiva

O pensamento crítico é essencial para a melhoria contínua da organização. Afinal, ele permite que os colaboradores questionem os processos vigentes na empresa, assim como valores, hábitos e comportamentos aceitáveis, de forma a buscar melhores soluções e adequação da organização à realidade, que está em constante transformação.

Dessa forma, outro aprendizado importante é a aprendizagem reflexiva, na qual o colaborador adquire conhecimentos relacionados ao pensamento crítico. Ela vem após a aprendizagem sistêmica e de tarefas, uma vez que os colaboradores devem ter conhecimento acerca do funcionamento da empresa para, após esse processo, serem capazes de questionar. A partir disso, é necessário desenvolver o pensamento crítico e, mais importante, permitir que os colaboradores tenham espaço para dar sugestões e soluções para a empresa.

Aprendizagem transformacional

Por fim, vale destacar que outro tipo de aprendizagem importante é a aprendizagem transformacional. Isso porque as empresas, para se manterem competitivas no mercado, precisam investir em mudanças constantes e adaptações, de forma a se adequar às necessidades e demandas da sociedade e dos clientes. Dessa forma, os colaboradores precisam aprender não apenas a sugerir mudanças, mas se adaptar rapidamente a elas.

É importante investir na aprendizagem transformacional. Esse conceito se refere às competências e habilidades que os colaboradores precisam desenvolver para se adaptar às mudanças. Isso inclui pensamento crítico, flexibilidade, adaptabilidade e outros. Todas podem ser adquiridas tanto por meio de treinamentos corporativos quanto no dia a dia da empresa.

Quais os benefícios de investir na aprendizagem organizacional dentro da empresa?

A aprendizagem organizacional acontece o tempo todo dentro da empresa. Porém, você pode investir nesse processo, permitindo que ele ocorra com maior consciência e planejamento e, com isso, gere uma série de benefícios para a empresa.

Quer saber quais são eles? Veja as principais vantagens de investir em aprendizagem organizacional no ambiente do seu negócio:

  • melhora os resultados gerados pelos colaboradores;
  • aumenta os níveis de satisfação dos seus clientes;
  • melhora os índices de motivação e engajamento corporativo do time;
  • aumenta a produtividade;
  • melhora o clima e ambiente organizacional;
  • permite que os colaboradores desenvolvam as suas competências;
  • favorece o processo de melhoria contínua.

Como investir na aprendizagem organizacional no ambiente de trabalho?

Diante dos mais diversos tipos de aprendizagem organizacional e dos benefícios que esse processo pode trazer para a sua empresa, é hora de entender como investir nele. Veja as nossas dicas de ouro para mensurar e garantir a aprendizagem organizacional no ambiente de trabalho!

Busque por treinamentos e capacitações

Uma das principais formas de investir na aprendizagem organizacional na empresa é buscar treinamentos e capacitações para os colaboradores. Porém, esse processo é mais complexo do que você imagina, exigindo que você encontre por cursos e treinamentos de qualidade e adequados às necessidades e demandas do cargo que cada um ocupa.

Portanto, o primeiro passo aqui é entender quais são as competências necessárias para que os colaboradores atuem na empresa. Vale considerar competências comportamentais e técnicas, assim como elementos relevantes para as atividades do dia a dia e para a adequação à cultura da empresa.

Com esses dados em mãos, é hora de entender quais são os melhores treinamentos e capacitações. Busque por profissionais e instituições de qualidade e ofereça cursos para os colaboradores. Marque dadas viáveis para a equipe, podendo oferecer, inclusive, treinamentos online.

Use a metodologia 70-20-10

Existe uma metodologia que pode trazer ótimos resultados quando se fala em aprendizagem organizacional. Ela é chamada de 70-20-10 uma vez que divide o tipo de conteúdo e aprendizagem em três proporções:

  • 70% de aprendizagem por conta própria;
  • 20% de aprendizagem com a ajuda de colegas e líderes;
  • 10% de aprendizagem com cursos.

Isso significa que você pode investir nesses diversos métodos para o desenvolvimento dos colaboradores. A maior parte deve vir de estudo e tentativa do próprio funcionário. Para isso, é necessário delegar atividades desafiadoras e dar espaço para que ele seja capaz de testar novas possibilidades, errar e colocar os conhecimentos em prática, se desenvolvendo cada dia mais.

Além disso, delegar atividades para que ele realize em equipe auxilia no desenvolvimento, entrando no 20% da metodologia. Por fim, vale destacar que 10% das suas estratégias devem vir de cursos e capacitações tradicionais, que podem ser no formato EAD ou presencial.

Investir em gamificação

A gamificação é uma ótima estratégia de desenvolvimento de talentos dentro da empresa, contribuindo para a aprendizagem organizacional. Portanto, essa é uma das formas de colocar esse conceito em prática, podendo ser uma grande aliada da sua empresa.

Para isso, busque ferramentas e plataformas que permitam o uso da gamificação. Você pode usá-la tanto em treinamentos e capacitações quanto no monitoramento de atividades ou delegação de desafios aos colaboradores.

Nesse processo, pode ser interessante criar um universo totalmente novo para a sua empresa, no qual os colaboradores atuem como avatares. Eles podem ter desafios que se relacionam com as competências que precisam desenvolver ao longo do tempo e ganhar pontos sempre que completam esses desafios. A metodologia 70-20-10 pode ser usada nesse contexto, potencializando os resultados.

Por fim, vale destacar que é importante programar um prêmio para os colaboradores que conseguirem colocar tudo isso em prática. Ou seja, para aqueles que alcançarem as maiores pontuações.

Ter um PDI ou PDL para o time

O Plano de Desenvolvimento Individual — ou seja, o PDI — é um outro grande aliado da aprendizagem organizacional na sua empresa. Afinal, ele permite que você crie estratégias individualizadas e personalizadas para cada um dos colaboradores da empresa, de acordo com as principais necessidades, demandas e interesses de cada um.

Para isso, você pode começar mapeando as competências de cada um dos membros do time. Veja quais são aquelas que eles possuem mais desenvolvidas e quais são as que ainda precisam ser trabalhadas. Cruze esses dados com o que você já sabe sobre as competências necessárias para a realização das atividades diárias na empresa.

Esse pode ser o seu principal norte para a criação do PDI. Com esses dados em mãos, determine, junto com o colaborador, as melhores estratégias para que ele se desenvolva ao longo do tempo. Busque por cursos, capacitações e outras atividades que podem ajudá-lo a se desenvolver e determinar planos de ação e prazos para que eles realizem cada um deles.

Incentive o trabalho em equipe

Como você já sabe, uma das formas de aprendizagem organizacional é a partir da instrução dos colegas e, até mesmo, do exemplo. Dessa forma, o trabalho em equipe pode ser um grande aliado da implementação desse conceito na sua empresa.

Você pode incentivar os membros do time a trabalharem juntos, colaborando uns com os outros para a obtenção dos melhores resultados. Nesse processo, você observa que os colaboradores ajudam uns aos outros, sendo que as competências de cada um complementa a equipe, de forma a potencializar os resultados obtidos.

Porém, além de melhorar a qualidade do trabalho, isso também ajuda a equipe a se desenvolver. Os colaboradores são capazes de aprender com os colegas, tanto competências comportamentais quanto técnicas, de forma a melhorar o seu desempenho ao longo do tempo.

Ter uma cultura de feedback

O feedback é uma das melhores formas de empoderar o time para que os colaboradores se tornem responsáveis pelo próprio desenvolvimento e aprendizagem. Afinal, é nesse processo que o funcionário ganha consciência sobre o próprio desempenho e o que precisa melhorar ao longo do tempo.

Portanto, a cultura de feedback pode ser uma grande aliada do fortalecimento do aprendizado organizacional na sua empresa. Para que isso seja efetivamente colocado em prática, incentive líderes e colaboradores a darem feedbacks constantes uns para os outros.

Nesse aspecto, vale a pena investir em uma capacitação para feedback dentro da empresa, de forma a ensinar os colaboradores a darem mais e melhores feedbacks uns para os outros. Além disso, é importante que todos saibam como lidar com o feedback que recebem, buscando a melhoria contínua.

Capacitar os líderes e a Liderança

Uma outra forma de promover o aprendizado organizacional é capacitar os líderes para que eles atuem nesse sentido. Isso porque os colaboradores aprendem muito com os seus líderes, tanto de forma direta, com a instrução, quanto indireta, a partir da observação do comportamento e do exemplo. Dessa forma, quanto melhores líderes, maior é a aprendizagem organizacional na empresa.

Portanto, invista em capacitações para os líderes. Colete feedback com os colaboradores sobre o tipo de liderança de cada um dos membros da gestão e, a partir disso, identifique como melhorar o comportamento de cada um deles. Busque meios de desenvolver as lideranças e torná-las mais abertas e engajadas na instrução do time e desenvolvimento da equipe.

Mensurar o desempenho dos colaboradores

Por fim, vale destacar que todo esse processo é potencializado quanto você investe em meios de mensurar os resultados ao longo do tempo. Afinal, é importante que você identifique se as estratégias de aprendizado organizacional estão sendo eficientes e se há alguma melhoria que deve ser feita.

Portanto, invista em meios de mensurar o desempenho dos colaboradores ao longo do tempo de forma a identificar se eles estão aprendendo e desenvolvendo as competências necessárias para realizar as suas atividades. Para isso, a avaliação de desempenho pode ser a sua grande aliada. Caso perceba que os resultados não estão dentro do que era esperado, tente identificar quais são os problemas e invista em melhorias.

Com esse artigo, você entendeu tudo sobre aprendizagem corporativa. Aprendeu a importância desse processo para a empresa e como ele funciona no dia a dia da organização. Também descobriu quais são os tipos de aprendizagem que ocorrem na empresa e como investir neles para potencializar os seus benefícios. Portanto aproveite as nossas dicas e comece, agora mesmo, a investir em aprendizagem corporativa dentro da sua organização!

A Aspectum pode ser a sua maior parceira nesse processo. Afinal, possuímos uma série de soluções para o desenvolvimento dos colaboradores e aprendizagem na empresa. Entre em contato com a gente e confira!

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