Liderança

5 ótimos podcasts sobre liderança para ouvir

5 ótimos podcasts sobre liderança para ouvir

Ouvir podcasts sobre liderança é uma prática valiosa para profissionais em busca de aprimoramento. Os podcasts oferecem insights, dicas e experiências compartilhadas por especialistas e líderes inspiradores. Eles abordam uma variedade de tópicos, desde estratégias de liderança até desenvolvimento de habilidades interpessoais. Ouvir podcasts sobre liderança ajuda a expandir o conhecimento, aperfeiçoar técnicas e se manter atualizado com as tendências do mercado. É uma forma conveniente e acessível de aprendizado contínuo, permitindo que os líderes se inspirem e apliquem novos conhecimentos em sua jornada de liderança.

Deseja conhecer um pouco mais sobre os principais e melhores podcasts sobre lideranças existentes? Que os podcasts estão em alta, não há dúvidas. Hoje, há conteúdos sobre os mais diferentes assuntos e temáticas, de modo que as pessoas possam se entreter, aprender e até mesmo se desenvolverem em seus campos profissionais.

Nesse sentido, existem alguns podcasts sobre liderança que valem a pena ser ouvidos mesmo para quem não ocupa um cargo de gestão. Afinal, desenvolver essa habilidade pode trazer um diferencial em diferentes tipos de projetos e fazer com que haja uma equipe de alta performance.

Neste conteúdo, a gente explica mais sobre o assunto para que você possa se entreter e treinar. Confira!

1. Líder HD

O primeiro deles é o Líder HD. Podcast elaborado por Michael Oliveira, fundador do Instituto Brasileiro de Liderança, o conteúdo tem como objetivo trazer para as pessoas ouvintes insights interessantes para ampliar o conhecimento da gestão e a consciência que eles têm em relação ao seu papel.

Sabemos da importância que esse cargo exerce para os resultados e para o desenvolvimento de colaboradores e, por essa razão, torna-se essencial que haja o conhecimento de todos os profissionais a respeito de suas funções e como eles podem impactar mais os resultados e a organização.

Além de assuntos próprios de liderança, o podcast traz ainda informações sobre autoconhecimento, motivação, entre outras habilidades que são próprias de diferentes tipos de cargos e que as lideranças devem ser um fator essencial para contribuir com o desenvolvimento de seus times.

2. Líder cast Café Brasil

Se você gosta de contar com um conteúdo que oferece um bate-papo mais informal, o Líder cast Café Brasil é o ideal para você ouvir em seus momentos de entretenimento e aprendizado. Nele, não existe nenhum tipo de roteiro prestabelecido. A conversa é mais informal, de modo que as pessoas vão conversando ao longo do programa sobre diferentes tópicos relacionados à liderança.

Além disso, você pode contar com uma visão mais clara dos convidados a respeito do tópico de empreendedorismo. Nesse sentido, há a oportunidade tanto de conhecer um pouco mais sobre gestão, habilidades e competências, quanto ter contato com pessoas que realmente fazem as coisas acontecerem e estão diariamente à frente de empresas que fazem sucesso pelo Brasil.

3. Pitch

O Pitch é mais um podcast sobre liderança que pode estar em sua playlist e que fará abrir a mente para diferentes tipos de temáticas. No material, apresentado por Amauri Pinho, ex-presidente da Associação Brasileira de Startups, o conteúdo é focado de forma exclusiva para o universo de startups.

Sendo assim, se existe o desejo de conhecer um pouco mais sobre essa temática, entender sobre rodadas de investimento, conferir o papel da gestão sempre que rolar fusões e aquisições, bem como tem o interesse de se desenvolver em assuntos para empreender, essa é a melhor pedida!

Deve-se destacar que todas as temáticas apresentadas são importantes para as lideranças de qualquer empresa do ramo, mesmo para aquelas que não desejam um dia abrirem uma startup. Entenda: se você trabalhar no cargo de coordenação de um startup e ela for adquirida por um grupo maior, o seu papel enquanto líder será o de tranquilizar a equipe e garantir que a cultura seja sólida, mesmo entrando em uma empresa maior.

Com isso, você tem a oportunidade de estar alinhado às diferentes temáticas dessa área e se adaptar a contextos completamente desafiadores e próprios do universo.

4. The Employer Branding Podcast

Existem temáticas importantes para o entendimento de qualquer liderança. No tópico anterior, abordamos sobre algumas delas específicas para o universo de startups. Há outros conceitos fundamentais para o desenvolvimento de colaboradores e para o crescimento de um time (o que naturalmente vai impactar o resultado do negócio).

Feedback e motivação são alguns deles. Feedback, como sabemos, é o processo no qual a liderança contribui para que as pessoas de seu time possam se desenvolver a partir de suas próprias percepções. No entanto, nem sempre é uma tarefa fácil. Principalmente quando é preciso oferecer um retorno negativo, existe a necessidade de construir de forma adequada e de trazer oportunidades para que a pessoa possa realmente aprimorar suas habilidades e competências.

No podcast The Employer Branding Podcast, você tem a oportunidade de se desenvolver nessa e em outras temáticas. Produzido por Jörgen Sundberg, CEO da Link Humans, trata-se de um material que conduz esse tópico apresentado, além de outros comuns para o universo de gestão de pessoas.

Sem contar que, a cada semana, uma nova pessoa convidada é trazida para que haja discussões conceituais e também explicações sobre experiências e boas histórias dentro da área.

5. The Foundation

Esse é um conteúdo também voltado para pessoas que contam com mais facilidade de absorver material em inglês. O podcast The Foundation traz temas interessantes tanto para as lideranças quanto para a gestão de pessoas de modo geral. Nele, há a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o marketing, avaliar como é possível implementar práticas no dia a dia dos times, entender sobre gestão, bem como conferir materiais sobre empreendedorismo.

Cada programa conta com um especialista daquele tema, sendo uma oportunidade única de aprender com quem realmente entende do assunto e conta com vivências relacionadas aos desafios de cada setor.

Mesmo se você não deseja empreender, contará com um conteúdo com conceitos que podem ser facilmente aplicados na rotina de uma liderança. Muitas práticas aplicadas por pessoas que fundaram empresas podem ser adaptadas para os times, de modo que as pessoas tenham um entendimento maior sobre o seu desenvolvimento e estejam mais engajadas nas funções.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre os podcasts sobre liderança que não podem faltar em sua playlist para crescer e se desenvolver nesse tipo de assunto. Como vimos, tratam-se de importantes referências de conteúdo que podem ser adotadas para que você consiga aperfeiçoar na área, aumentar o engajamento e a motivação da área, bem como fazer uma gestão que seja mais voltada para os resultados (e consequentemente mais estratégica).

E então, o que achou das nossas dicas? Compartilhe com as suas conexões para que a sua rede também tenha acesso a esses materiais e possa se desenvolver em diferentes temáticas.

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards