Quando se pensa no sucesso estratégico das organizações um dos pontos cruciais a serem levados em consideração é a liderança. Isso ocorre porque uma empresa é feita de processos, resultados, metas e também de pessoas. Logo, o ato de liderar e mobilizar indivíduos com foco no resultado é um processo tático que agrega valor ao negócio.
Nesse contexto, se o líder é aquele que desempenha o papel de inspirar, gerir e motivar pessoas, na busca de um resultado comum, a sucessão de liderança precisa ser planejada de forma eficiente e assertiva. Caso contrário, a organização pode perder todo um trabalho bem desempenhado.
Quer saber porque o processo de continuação da liderança é fundamental para a empresa e como fazer essa transição da melhor maneira? Continue a leitura e saiba mais!
O que é sucessão de liderança?
Toda empresa sabe como é positivo para o negócio poder contar com líderes que se destacam tanto em entrega de resultados quanto em gestão de pessoas. Eles assumem as tarefas mais difíceis, apontam as direções a seguir, gerenciam as crises e conseguem fazer com que seus liderados o sigam pelo exemplo.
Entretanto, a empresa precisa se atentar para o seguinte. É primordial se preparar para lidar com situações eventuais como a saída repentina de um líder, o período de férias ou até um afastamento por motivo de doença. Daí a importância de preparar outras pessoas para estarem aptas a darem continuidade ao trabalho das lideranças atuais.
Como implantar a estratégia na empresa?
Um plano de sucessão de liderança é uma estratégia organizacional que beneficia a empresa em dois pontos fundamentais. Primeiramente, a partir do desenvolvimento das lideranças atuais. O segundo ponto trata-se exatamente de ter um planejamento para preparar as novas lideranças de forma a dar continuidade ao bom trabalho desenvolvido até então.
Qualquer empresa quer que o seu negócio continue a prosperar mesmo que, por uma eventualidade, não possa contar com os líderes atuais. Portanto, investir tempo e recurso na preparação de lideranças promoverá uma espiral de crescimento entre os gestores e os colaboradores que apresentem potencial para assumir uma determinada função de liderança.
Veja, a seguir, dicas de como trabalhar a sucessão na sua empresa:
- elaborar um plano de carreira: o colaborador tem a oportunidade de se desenvolver individual e profissionalmente e tem clareza dos passos que precisa dar para crescer junto com a organização;
- mapear as competências: ao determinar as competências técnicas e comportamentais das áreas de possível sucessão, dá-se transparência ao processo. Assim os candidatos têm a chance de aprimorar as competências que estejam de acordo com a necessidade da empresa;
- identificar os candidatos: a empresa pode selecionar o melhor perfil para a área em questão, de acordo com as suas metas e as necessidades do momento;
- desenvolver os sucessores: é importante criar oportunidades para que os colaboradores que participem dos planos de sucessão sejam acompanhados e desenvolvam as soft skills e as hard skills indispensáveis para o cargo que vão assumir.
Por que o plano de sucessão de líderes é importante?
Se as organizações são feitas de pessoas, podemos dizer que elas são organismos vivos, certo? Pessoas assumem novas posições, saem das empresas para trabalharem em outras, se aposentam, entre outros motivos. As pessoas que estão em um cargo hoje podem não estar amanhã por diversos motivos.
Portanto, a sucessão de liderança pode ser uma ótima estratégia para garantir a longevidade da empresa. Afinal, por meio desse planejamento, a organização consegue analisar de forma estruturada os cargos em que a falta repentina do líder pode ser prejudicial e identificar pessoas dentro da empresa que podem assumir esses cargos no futuro.
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