Performance

Como premiar funcionários: 8 dicas essenciais

Equipe Aspectum
26/11/2021
Como premiar funcionários: 8 dicas essenciais

Saber como premiar funcionários, com bonificações, prêmios e incentivos baseado em critérios e metas é essencial para auxiliar no engajamento dos colaboradores. Isso porque eles se sentem reconhecidos pelo seu trabalho, passando a enxergar a companhia como uma organização que vê o profissional além de suas atividades. Assim, as pessoas ficam mais felizes e satisfeitas no ambiente corporativo. O que reflete na qualidade das suas demandas e no aumento da produtividade.

Para descobrir como premiar funcionários da melhor forma, confira as 8 dicas que preparamos para você. Boa leitura!

1. Simplifique o programa de bonificação

Na hora de oferecer um programa de bonificação para os funcionários é preciso simplificar o processo. Ou seja, crie um plano que seja facilmente compreendido por toda a equipe, para evitar interpretações equivocadas sobre as premiações.

Por exemplo, “os colaboradores receberão 600 reais a mais se o faturamento aumentar 6% neste mês”. Assim, com uma frase simples, as pessoas conseguem entender melhor como será paga a bonificação, evitando mal-entendidos.

2. Realize o pagamento do bônus em dia

Se você quer manter sua equipe motivada, busque cumprir com o que prometeu. Dessa forma, caso tenha prometido um bônus X para sua equipe no fim do mês, cumpra com sua palavra, pois, certamente, as pessoas já devem está contando com esse valor extra em seu salário, seja para pagar uma conta, comprar um produto, fazer uma viagem, entre outros.

Então, para evitar que os profissionais fiquem frustrados com sua atitude, só prometa os bônus se realmente tiver condições de pagar. Dessa forma, o time ficará mais satisfeito e saberá que pode contar sempre com a organização em todos os momentos.

3. Faça surpresas quando os resultados superarem expectativas

Receber uma surpresa boa é sempre uma grande alegria e no trabalho não é diferente. Imagine quando as pessoas estão no escritório cumprindo suas demandas diárias e chega o gestor dizendo que “nesse mês todos os funcionários vão ganhar um acréscimo no salário” ou então que “vão ganhar um vale presente no valor X”.

Essa é uma atitude que inspira muitas pessoas a sentirem prazer em trabalhar para determinada organização. Por isso, sempre que o empreendimento tiver resultado superior ao previsto, tente surpreender a equipe com uma premiação. Afinal, mesmo que os resultados não estejam diretamente relacionados com as metas pré-definidas, todo o time é responsável pela continuidade da companhia.

4. Incentive a produtividade

Uma ótima forma de incentivar a produtividade dos colaboradores é oferecer cursos, treinamentos etc. Tudo para que as pessoas possam aprimorar os seus conhecimentos e se tornarem profissionais cada vez mais capacitados, prontos para enfrentar qualquer desafio corporativo.

A partir disso, você pode oferecer um plano de cargos e carreiras, para que sua equipe consiga se destacar dentro da empresa, alcançando posições de destaque. O que é uma excelente forma de deixar as pessoas mais felizes e produtivas. Além de fazer com que o empreendimento consiga alcançar os melhores resultados com mais facilidades, aumentando o faturamento no fim do mês.

5. Dê presentes e brindes

presentes e brindes como parte do programa de reconhecimento

Com esse tipo de premiação é fácil agradar o seu time, pois conseguirá dar produtos que eles vão utilizar no dia a dia, como eletrônicos, celulares, notebook ou outro item de interesse do profissional. Mas, para ter certeza que vai acertar na escolha, poderá fixar um valor máximo e pedir para que o funcionário escolha o que deseja ganhar, dentro de um determinado catálogo.

Você também pode usar essa estratégia no dia do aniversário do colaborador. Ele ficará ainda mais motivado e feliz com a sensibilidade do gestor em querer comemorar sua nova idade. O que fará ter ainda mais vontade de produzir um trabalho de qualidade para a companhia. Portanto, não deixe de apostar nesse tipo de premiação.

6. Crie mudanças de comportamento

Na hora de escolher como premiar funcionários, não esqueça de atrelar essas estratégias a pontos de melhoria da empresa, para que ela consiga crescer no mercado. A partir disso, é possível criar uma cultura de colaboradores que pensam constantemente em formas de otimizar a redução de custos, aumentando a produtividade e, consequentemente, expandindo a companhia.

Assim, tanto a organização quanto a equipe mudaram sua forma de pensar e de enfrentar os desafios que surgem. Além de terem a oportunidade de crescerem juntos, pois, geralmente, um depende do outro para conquistar os seus objetivos.

7. Oferte folgas

Com uma rotina bastante corrida e agitada, as pessoas passam em média 8h trabalhando, sem contar no tempo gasto para chegar ao trabalho e voltar para casa. Nessa hora, um descanso é sempre bem-vindo. Por isso, as folgas costumam ser um tipo de premiação muito bem avaliada pelos funcionários, pois é momento que eles costumam recarregar as energias e ganhar mais motivação para trabalhar.

Caso seja possível, você também pode ofertar junto com as folgas, um dia de SPA. Dessa forma, as pessoas vão poder relaxar ainda mais, tirando as tensões do corpo e melhorando a sua saúde física e psicológica. Então, não deixe de ofertar esse benefício a equipe e demonstrar que a empresa também está preocupada com o bem-estar de todos.

8. Crie um senso de comunidade

Sabemos da importância de premiar os profissionais individualmente, mas também é necessário definir critérios para fazer a premiação em equipes. Com isso, conseguirá incentivar a existência de um ambiente colaborativo, ajudando na sinergia e integração do grupo.

Para deixar as pessoas motivadas e criar um senso de comunidade, é possível investir em jantares comemorativos com o time. Isso contribuirá para haver mais união e empatia entre as pessoas, sabendo se colocar no lugar do outro.

Ao entender as diferentes formas de como premiar funcionários, você também pode contar com a ajuda de uma empresa especializada para auxiliá-lo nesse processo de criar premiações. Assim, fica mais fácil acertar nas escolhas e entender o que realmente deve ser ofertado a equipe e que esteja de acordo com o perfil da empresa.

Isso o ajudará a conseguir os resultados mais efetivos para o negócio, com profissionais capacitados, aumento de produtividade, crescimento do faturamento e melhora no clima organizacional. Tudo isso de uma forma simples e prática.

Esta CEO deu US$ 10.000 e 2 viagens de 1ª classe para cada funcionário

Esse é um exemplo de alguém que foi considerada a "Melhor Chefe do mundo" e deixamos como uma inspiração sobre o que é valorizar as pessoas e suas constribuições.

Sara Blakely, é criadora e CEO da Spanx, já participou em shows como o Shark Tank. Alguns funcionários ficaram tão surpresos que até choraram.

Fique informado ao assinar a Newsletter Aspectum

Obrigado! Seus dados foram recebidos com sucesso.
Oops! Algo deu errado. Favor tentar novamente.
Junte-se a milhares de pessoas que recebem dicas sobre crescimento humano, hábitos de alta performance, habilidades de diálogo e liderança de equipes.