Comunicação empresarial em tempos de home office

Os tipos e níveis de comunicação empresarial, trazem importância para comunidade interna e externa. Descubra para que serve e evite ruídos de diálogo.

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comunicação empresarial

A comunicação empresarial é a verdadeira voz da sua empresa. Para demonstrar quem você é no mercado, é necessário que seu discurso seja bem alinhado, uma vez que as empresas precisam se comunicar durante todo o tempo, com os mais variados públicos. Mas, afinal, o que é comunicação empresarial? É sobre ela que vamos falar agora!

A comunicação, muito mais do que criar sua identidade, tem o poder de abrir portas para novos negócios, melhorar cada vez mais os resultados e engajar seus colaboradores. Da mesma maneira, uma comunicação com falhas pode custar muito caro para o seu empreendimento.

Neste texto, você vai entender de modo simples e bem detalhado o que é a comunicação empresarial, qual sua importância, os tipos e ainda vai aprender a fazer um plano de comunicação empresarial. Boa leitura!

O que é comunicação empresarial e qual sua importância?

A comunicação empresarial é uma atividade estratégica que promove a reputação de um negócio e transmite suas informações para diversos públicos. Todas as informações da assessoria de imprensa até a publicidade passam por esse conjunto de métodos e ferramentas que realiza a adequação da mensagem ao público-alvo.

Em uma corporação existem diversas partes interessadas: clientes, funcionários, investidores, parceiros, acionistas e a própria sociedade. Para cada público, é fundamental ter uma estratégia exclusiva de comunicação. Mais do que a transmissão de mensagens, a comunicação moderna se baseia em relacionamentos e envolve soluções interativas. Atualmente, graças à era digital, as empresas podem construir redes globais de relações.

Quais são os tipos de comunicação empresarial?

Veja a seguir quais são os tipos de comunicação empresarial mais trabalhados pelo mercado hoje em dia!

Comunicação empresarial interna

A comunicação empresarial interna é voltada para o público ligado ao negócio. Nesse campo, se encaixam os colaboradores, os funcionários terceirizados e os prestadores de serviço. É um instrumento de gestão, afinal, permite transmitir os objetivos da empresa a todas as pessoas que são responsáveis pelos processos internos, de forma direcionada e segura. Isso impede “ruídos” que possam prejudicar o trabalho.

A eficiência da comunicação empresarial interna vem da compreensão das necessidades do público atendido. Geralmente são observadas três categorias desse tipo de comunicação:

  • horizontal: é quando o fluxo acontece entre funcionários em um mesmo nível hierárquico dentro da organização;
  • ascendente: quando os colaboradores transmitem informações relevantes para os gestores;
  • descendente: quando a comunicação começa dos postos mais altos para os mais baixos.

Comunicação externa

A comunicação externa é voltada para a audiência que a empresa deseja atrair. Ela não se resume somente a propagandas na internet e em veículos convencionais. Existem muitas outras formas de difundir valores e ações: por meio de assessoria de imprensa, redes sociais, branding, relações públicas e eventos empresariais, por exemplo.

Os modelos mais comuns de comunicação externa são:

  • comunicação institucional: quando existe um diálogo com toda a sociedade e com a imprensa, com foco no posicionamento da marca;
  • comunicação mercadológica: quando a empresa desenvolve ações voltadas para consumidores em geral, focando no posicionamento de serviços e produtos.

Qual é a diferença entre comunicação empresarial e organizacional?

A comunicação empresarial geralmente está mais relacionada a práticas voltadas diretamente para o benefício ou lucro (social, financeiro ou de imagem) da própria empresa.

Por sua vez, a comunicação organizacional é um conceito mais amplo, ligado a ações distintas e com a capacidade de beneficiar não só o negócio, mas também pessoas e, claro, instituições externas a ela. Diferente da empresarial, podemos afirmar que a comunicação organizacional pode ser aplicada em empresas sem fins lucrativos, como associações e ONGs.

Quais os benefícios de investir nesse tipo de comunicação?

A comunicação empresarial traz muito mais vantagens do que você imagina. Conheça a seguir os principais motivos para investir na sua!

Imagem da empresa melhorada

Ao construir uma imagem de credibilidade e de autoridade, a empresa multiplica as oportunidades de negócio, ganhando cada vez mais destaque no mercado nacional e global. Mas é importante deixar claro que a comunicação empresarial vai muito além de apenas promover uma imagem positiva da empresa, pois abrange toda a gestão da informação.

Equipe mais engajada

Essa é, sem dúvidas, uma das vantagens mais notáveis da comunicação empresarial. Quando o empreendimento promove a comunicação aberta e pratica a transparência, os colaboradores se sentem mais motivados a colaborar e a participar das ações para o sucesso do negócio.

Clima organizacional agradável

A comunicação empresarial é capaz de transformar o clima organizacional para melhor. Afinal, os esforços de comunicação acabam refletindo diretamente no humor, percepções e sentimentos dos profissionais, aumentando os níveis de satisfação.

Quais são as ferramentas de comunicação empresarial?

Conheça as 4 principais ferramentas de comunicação empresarial que vão melhorar a rotina da sua empresa!

Slack

Slack é uma das ferramentas de comunicação empresarial que possibilitam o aprimoramento da comunicação interna nos negócios. Estamos falando sobre um chat que permite o diálogo efetivo entre os profissionais.

RD Station

RD Station é uma plataforma de automação de processos de marketing digital. Com ela, você pode fazer a integração de dados do Google Analytics, disparar e-mail marketing, analisar painel de palavras-chave estratégicas para sua empresa e muito mais.

Zmonitor

O zMonitor, de todas as ferramentas de comunicação empresarial, é uma escolha muito boa para agilizar o processo de gestão das mídias sociais. YouTube, Facebook, Instagram e Twitter são bons exemplos de canais que podem ser monitorados de maneira automática.

Canva

Por fim, o Canva é uma das ferramentas de comunicação que facilita a rotina da empresa, uma vez que permite a criação de documentos, publicações para mídias sociais e materiais para marketing, sempre com layouts personalizáveis.

Como fazer um plano de comunicação empresarial?

Definir um plano de comunicação empresarial é um passo imprescindível para alinhar as estratégias da empresa com os propósitos da comunicação para assegurar que esses objetivos sejam atingidos. Veja quais são os passos que você precisa seguir para criar um plano de comunicação empresarial!

Pesquisa e análise

O passo inicial para criar um plano de comunicação eficaz é fazer o dever de casa. Para isso, é necessário determinar quais são os seus públicos, em quais canais de comunicação eles estão, quais os resultados esperados e qual é a mensagem a ser passada.

É importante destacar que a comunicação empresarial abrange a comunicação interna, determinando uma cultura organizacional, e também a comunicação externa, afetando o relacionamento com fornecedores, clientes e assim por diante.

Para fazer o mapeamento do seu público, é essencial compreender o seu comportamento. No caso dos concorrentes, fique atento às suas melhores práticas! Faça uma pesquisa sobre as estratégias de marketing que usam e analise de que forma se posicionam no mercado. Com os clientes, é fundamental conhecer a fundo seus hábitos e suas necessidades de consumo. Assim, a sua empresa vai ser capaz de criar mensagens mais personalizadas.

Definição dos objetivos

Após ter feito toda a pesquisa sobre os canais de comunicação e o público-alvo, por exemplo, você pode partir para a definição dos objetivos. Agora, mais do que nunca, o plano de comunicação precisa estar alinhado com a estratégia do seu negócio. As metas precisam ser mensuráveis e específicas. Por exemplo, a ampliação da divulgação de produtos ou a divulgação de um produto novo para um público diferente.

Plano de ação

Quando os objetivos estiverem definidos é o momento de traçar estratégias para determinar como eles serão atingidos. Toda a pesquisa inicial vai ser muito útil para ajudar a definir um plano de ação eficaz.

As ações precisam ser bem definidas, tudo dentro de um cronograma, com as pessoas responsáveis por cada atividade já delimitadas. Assim que a estratégia for implementada, é possível monitorar os canais usados para estabelecer quais apresentam o melhor retorno e, então, ajustar o plano em torno dos dados levantados.

Enfim, mais do que nunca, os negócios precisam investir em uma comunicação assertiva e eficiente, que converse com os mais variados públicos e leve a reputação da marca adiante. Não é apenas uma questão de imagem, mas de valores e de propósitos.

E aí, gostou do texto? Entendeu o que é comunicação empresarial e deseja melhorá-la por meio de treinamentos eficazes? Então não perca tempo e entre em contato conosco agora mesmo, pois temos várias opções para suas necessidades!

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