Comunicação

Palavras negativas para evitar

Palavras negativas para evitar

No dia a dia, podemos usar uma série de palavras ou expressões que passam a impressão de que não podemos ou não conseguimos realizar algumas coisas. Elas expressam crenças negativas acerca do nosso contexto ou sobre nós mesmos e passam impressões equivocadas para as pessoas ao redor.

Essas são as palavras negativas a evitar dentro e fora do ambiente profissional. Afinal, mesmo sem perceber, elas podem estar tendo um efeito negativo sobre a sua carreira e podem atuar como sabotadores do seu sucesso.

Quer saber quais palavras negativas para evitar e o efeito delas na sua vida? Então, continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Quais são as principais palavras negativas para evitar?

Antes de falar sobre os prejuízos que essas falas podem trazer para o seu sucesso, é importante que você tenha clareza sobre quais são as principais palavras ou expressões negativas que você deve evitar. Veja as principais delas:

  • não posso;
  • não consigo;
  • não sei;
  • isso não é possível/isso é impossível;
  • não podemos mudar isso.

Por que evitar palavras negativas?

Como você pode perceber, as palavras negativas indicam sempre uma negação de algo. Ou seja, além de prejudicar a comunicação, que é totalmente interrompida com o uso desse vocabulário, ainda passam a impressão de que você não é capaz de realizar determinada atividade ou que isso não é possível.

Com isso, podem prejudicar bastante o sucesso de uma pessoa. Afinal, sempre que você nega algo, seja para alguém ou até para você mesmo, reflete uma crença negativa acerca de si mesmo. Você acaba acreditando que realmente não sabe ou não é capaz de algo, usando a palavra negativa como um escudo para se arriscar e tentar algo novo.

A palavra negativa mantém o foco no problema e não indica uma solução possível. Ela prejudica o andamento de um projeto, bloqueia a criatividade e evita que as pessoas efetivamente busquem soluções novas.

Como eliminar as palavras negativas do seu vocabulário?

Antes de dizer como evitar palavras negativas no seu dia a dia, é importante que você saiba que todos podemos não saber algo ou não ser capaz de realizar determinadas atividades. Porém, essas não são situações estáticas, mas sim passíveis de mudança.

Isso significa que você pode não saber como realizar uma avaliação de desempenho completa na sua empresa. Mas, com estudo e dedicação você poderá aprender a realizar essa atividade. Dessa forma, é possível trocar o “eu não sei” por um “posso pesquisar sobre o assunto e te respondo amanhã” ou “posso aprender”.

E é exatamente dessa forma que você será capaz de eliminar as palavras negativas do seu vocabulário! Troque-as por expressões positivas, como:

  • vamos pensar em outras alternativas;
  • podemos revisar o processo;
  • vou estudar mais sobre o assunto;
  • vou desenvolver essa competência.

Com isso, além de mudar o seu mindset, você ainda combate as crenças negativas acerca de si e evita cair na síndrome do impostor. Isso também favorece a sua criatividade e abre portas na sua carreira.

Nesse artigo você aprendeu mais sobre as palavras negativas para evitar, principalmente no ambiente de trabalho. Também entendeu quais os prejuízos que elas podem trazer para o seu sucesso e como substituir por expressões positivas.

Então, aproveite para deixar o seu comentário com mais palavras e expressões positivas que podem ser usadas ou dúvidas e relatos sobre o assunto. Estamos ansiosos para saber a sua opinião!

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards