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Como implantar a metodologia OKR na empresa?

Como implantar a metodologia OKR na empresa?

Uma das estratégias mais importantes para que a empresa alcance resultados mais significativos está relacionada a ter metas e objetivos bem definidos. Ao estabelecer uma gestão baseada em resultados, os colaboradores passam a aproveitar melhor seu tempo em trabalho, aumentar a qualidade dos produtos e/ou serviços, além de contribuir para a tomada de decisões para o melhor empenho dos profissionais.No entanto, é preciso entender como as empresas mais inovadoras definem suas metas. Nesse contexto, a metodologia OKR se destaca pela sua flexibilidade, por permitir maior foco no negócio e garantir a autonomia dos profissionais envolvidos. Mas, afinal, o que é essa metodologia e como implementá-la na empresa? Continue a leitura deste artigo e descubra!

O que é a metodologia OKR?

Caso a sua empresa tenha dificuldades em estabelecer objetivos para melhorar os resultados, por meio da metodologia OKR, parte desses problemas serão solucionados. A partir dela, há a oportunidade de implementar uma administração que estará focada na definição de metas mais concretas, o que permite estabelecer melhor os objetivos a fim de alcançá-las.Justamente por oferecer maior autonomia aos profissionais — que recebem um maior número de informações e entendem suas funções com mais profundidade —, garante que haja um aumento na produtividade de toda a equipe. Naturalmente, os resultados serão positivos.

Como ela funciona?

Abreviação de Objectives and Key Results, a metodologia OKR pode ser traduzida de maneira literal como "Objetivos e Resultados Chave". Ao implementar esse método, as decisões mais importantes serão tomadas pelos líderes de hierarquia mais alta, como diretores, CEOs, entre outros. Essas informações devem ser repassadas para que cada equipe entenda quais são os principais destinos aos quais a empresa deseja chegar.No entanto, mesmo com um objetivo já pré-definido, cada colaborador deve pensar em seus caminhos, métodos e práticas para alcançar esse resultado. A ideia desse método é de que nem todas as maneiras trabalhadas por determinada equipe funcionarão em outra. O caminho a ser percorrido pode ser o que mais traz facilidade para todo o grupo, desde que os objetivos sejam cumpridos.

Como implementar a metodologia na sua empresa?

Conforme observamos, a metodologia OKR traz vantagens significativas e permite mais motivação por parte dos colaboradores. Mas, afinal, como implementá-la? A seguir, selecionamos as principais dicas.

1. Treine o seu time

Os treinamentos são imprescindíveis para implantar a cultura de que a empresa valoriza o conhecimento dos profissionais, assim como se preocupa em oferecer dispositivos para que eles possam atingir as expectativas almejadas. No caso da implementação da metodologia OKR não é diferente.Diretores, gestores e CEOs devem se reunir com toda a equipe para explicar o que é essa metodologia, por que a empresa escolheu adotá-la, quais são os caminhos a partir de então e os benefícios como um todo que ela trará.Explique de forma didática o que motivou essa adoção e o porquê de estabelecer metas — e qual foi o estudo realizado para defini-las. Sendo assim, o ideal é que capacite o time no "por quê?" e no "como?". Apenas estabelecer metas e não orientar sobre elas pode provocar o desengajamento dos profissionais e a ausência de inovação por parte deles para que a empresa alcance o resultado almejado e vá além.

2. Defina bem as métricas

Inicialmente, é preciso entender que os Keys Results são métricas que vão orientar o negócio a atingir os melhores resultados. Tudo isso porque a cultura deve ser baseada não em cumprir com as tarefas, mas também em melhorar processos. Caso os colaboradores estejam sempre exercendo suas funções da maneira correta, mas não apresentam números mais atrativos, significa que algo está errado.A equipe, proativamente, deve elaborar um plano de ação e analisar o que vem dado certo e o que precisa de um estudo maior para trazer os resultados preestabelecidos. Sendo assim, não basta executar: é preciso alcançar as expectativas.

3. Entenda os conceitos de Top Down e Bottom Up

O crescimento de uma empresa deve ser colaborativo. As metas são definidas pelos diretores, mas todos precisam traçar metodologias para que a empresa se destaque no mercado. Por essa razão, os OKRs devem ser transparentes e contar com participação de todos os colaboradores.É nesse contexto que surgem os significados de Top Down e Bottom Up. Explicaremos por meio de uma situação fictícia: a diretoria definiu quais são as metas e objetivos de uma empresa para os próximos três meses. Dessa forma, também definiu as prioridades que cada área deve seguir para que esses resultados sejam alcançados. Este é o Top Down.A partir disso, o gestor de cada setor se reunirá com seus membros, apresentará o que é esperado pela empresa e quais são os objetivos individuais para que eles obtenham o sucesso pretendido. Este é o Bottom Up. Apesar de o foco ser o resultado, ele deve vir a partir da participação dos colaboradores e permitir com que haja o engajamento de toda a equipe.

Quais os erros mais comuns ao implementar o OKR?

Existem erros bastante comuns relacionados à implementação do OKR. Entre eles, o fato de implantar as metas todas de uma vez. É necessário entender que mudar essa cultura já é uma novidade e tanto para organização. Ou seja, precisa-se dar um passo de cada vez para que os profissionais acompanhem essas mudanças e contribuam para o sucesso da metodologia.Além disso, não ter foco em relação aos objetivos pretendidos pode fazer com que os colaboradores também não estejam alinhados com o que foi definido. Por fim, estabelecer metas inalcançáveis ou desafiar a equipe trarão o resultado contrário: profissionais desmotivados por não cumprirem com os seus objetivos ou até mesmo geração de competitividade — fato esse que traz prejuízos para o clima organizacional.Neste conteúdo, você pôde perceber o que é a metodologia OKR, os benefícios de implementá-la, dicas de como aplicá-la em uma organização, assim como os erros comuns cometidos. Como um diferencial competitivo, além de pensar em estratégias para a atração e retenção de clientes e o aumento das vendas, é preciso desenvolver métodos a fim de melhorar a empresa internamente. Assim, os resultados serão positivos, tornando-a referência no mercado.Deseja se aprofundar no assunto? Entenda como engajar os colaboradores com os resultados e aplique as dicas na sua organização. Boa leitura!

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