Missão, visão e valores de uma empresa: o que são e como defini-los?

Definindo missão, visão e principais valores de uma empresa. Entenda seu papel e como aplicá-los. A importância de uma identidade organizacional bem definida.

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O planejamento estratégico é um ponto crucial no desenvolvimento de qualquer negócio. É ele que define pontos importantes do processo decisório de uma organização, especificando o seu mercado, a direção em que ela deverá seguir e que conduta deve adotar para seguir tais caminhos. Esse conjunto de determinações é conhecido por missão, visão e valores de uma empresa.

Se você não faz ideia do que significam esses termos ou não sabe muito bem como definir cada um, continue conosco. Neste post, você vai descobrir como traçar a estratégia da sua empresa de maneira simples e eficiente. Ficou curioso? Então, aproveite a leitura!

Por que é importante ter esses pilares bem definidos?

Na sua vida pessoal, é importante ter um planejamento de longo prazo que defina quem você é, que diferença quer fazer no mundo, onde quer estar daqui a um tempo e qual é o seu código de conduta particular. O mesmo acontece em uma organização.

É preciso definir a missão, a visão e os valores de uma empresa, para que, juntos, eles direcionem diariamente as pequenas decisões tomadas tanto pelos gestores quanto pelo quadro de colaboradores, por exemplo. Esses três pilares são de extrema relevância para alinhar os objetivos de uma empresa.

Isso é ótimo para motivar os profissionais que fazem parte do negócio, para apresentar a empresa para investidores, clientes e fornecedores e para manter toda a equipe focada em um objetivo comum. Dessa forma, a sua empresa pode crescer de maneira ordenada e sustentável.

Como a missão influencia na organização?

A missão é especificamente aquilo que determina a razão da empresa existir. Quando um empresário decide iniciar um novo negócio, ele sempre tem uma missão em mente, ou seja, aquele motivo pelo qual ele resolveu se lançar nessa jornada.

Existe uma ligação importante entre a missão da empresa e os seus objetivos de longo prazo. Dessa forma, trata-se de uma maneira de definir qual é a grande finalidade de desenvolver o negócio em questão. Geralmente, a missão é definida respondendo às seguintes perguntas:

  • o que fazemos?
  • para quem fazemos?
  • para que fazemos?
  • como fazemos?
  • onde fazemos?
  • que responsabilidade social temos?

É muito importante considerar o propósito da empresa na vida do cliente. Por que ela existe, afinal? Que grande diferença ou transformação ela pode provocar na jornada das pessoas? Descubra qual é o papel da sua empresa no mercado.

Um exemplo disso é a missão do Google, definida pela empresa como: “organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis”.

Qual é o papel da visão na estratégia empresarial?

A visão, por sua vez, é o destino ao qual a empresa pretende chegar. Todo negócio que se inicia conta com o desenvolvimento de um planejamento estratégico que tem o objetivo de conquistar algumas metas. Esse conjunto de aspirações é a visão da empresa.

Em alguns casos, a visão envolve se tornar referência em um determinado mercado, conquistar uma parcela significativa de um tipo específico de clientes e assim sucessivamente. É importante estabelecer um alvo ambicioso, que inclua um grande marco a longo prazo, afinal, essa é a jornada pela qual a empresa será motivada por anos.

Procure responder às seguintes perguntas:

  • como nos vemos a longo prazo?
  • onde queremos estar, quem queremos atender, quais produtos queremos oferecer?
  • como queremos ser vistos pelos clientes?
  • de que maneira faremos isso?
  • isso é algo possível de ser realizado?

Desse conjunto de questionamentos surgirá um direcionamento extremamente relevante para todo o planejamento de curto e médio prazo da empresa. Basicamente, as decisões que se seguem são todas pautadas na visão de negócio.

Como exemplo disso, podemos citar a visão do Itaú: “ser o banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo de marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes.”

Por que definir os valores de uma empresa?

Os valores também são uma determinação essencial para o negócio. Eles direcionam os comportamentos institucionais que são aceitáveis para empresa. Isso significa que, de acordo com o planejamento estratégico, existe um conjunto de prioridades que são apreciados pela direção da empresa.

É importante ter cuidado na definição dos valores porque eles deverão ser seguidos por todos os colaboradores da organização diariamente. Assim, é preciso ter em mente que eles também serão úteis para a definição de um código interno de ética, por exemplo.

Trata-se de um agregado de princípios e crenças que guiam tanto as atitudes quanto as decisões cotidianas. Portanto, sua definição é feita a partir da escolha de palavras que traduzem as qualidades nas quais a empresa acredita.

A Nestlé, por exemplo, define os seus valores de acordo com a seguinte ordem de prioridade:

  1. pessoas em primeiro lugar;
  2. estreito relacionamento das marcas com o consumidor;
  3. liderança de mercado e de atitude;
  4. qualidade superior;
  5. performance;
  6. comprometimento;
  7. respeito;
  8. ética;
  9. transparência.

Como aplicar missão, visão e valores de uma empresa?

A definição da missão, visão e valores de uma empresa não pode ser algo superficial, nem deve ser feita apenas para cumprir com uma formalidade. É preciso utilizar tais princípios de maneira estratégica, alinhados com a realidade do negócio, para que se tornem consistentes ao longo do tempo. Do contrário, se transformarão em algo insustentável.

Então, antes mesmo de querer aplicar essas definições no negócio, é preciso se certificar que elas sejam realistas, que traduzam as motivações da empresa e que sejam passíveis de serem implementadas. A partir disso, é necessário realizar a preparação dos líderes, para que cada um deles transmita e oriente suas equipes sobre cada detalhe da estratégia.

É responsabilidade dos líderes de cada setor implementar essa cultura junto às equipes. Eles devem deixar claro todos os propósitos e objetivos do negócio a longo prazo. Além disso, são os encarregados de cobrar e monitorar a adoção dos valores nas atitudes diárias dos profissionais, especialmente durante a transição para esse novo modelo de conduta.

Esses conceitos devem estar dominados por toda a equipe. Cada colaborador deve ter clareza sobre a razão de ser da empresa, a sua visão e os seus valores. Cada estratégia de marketing, cada atendimento, cada lançamento de produto deve estar alinhado a isso.

Agora que você já sabe o que são a missão, a visão e os valores de uma empresa, entenda um pouco melhor qual é o impacto das organizações na sociedade!

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