Execução

O que é Canvas e como essa ferramenta pode ajudar as empresas?

O que é Canvas e como essa ferramenta pode ajudar as empresas?

Você sabe o que é Canvas? É uma ferramenta muito utilizada pelas empresas atualmente. Ela utiliza o formato de um quadro, que permite fazer a análise do modelo de negócios que está sendo remodelado, criado ou adaptado.

Por isso, sua principal premissa é o pensamento visual, com o uso de desenhos que buscam representar ideias e situações. Assim, com a ajuda de elementos pré-formatados, é possível organizar melhor as informações da sua empresa, além de conseguir identificar e mapear os processos de cada área do empreendimento.

Quer descobrir em quais sentidos o Canvas ajuda as empresas? Confira os tópicos a seguir!

Parceiros chave

Essa parte vai tratar da sua rede de parceiros e fornecedores que são fundamentais para que a organização tenha um bom funcionamento. Por meio dessas alianças, você consegue aumentar as chances de conseguir recursos e diminuir a competitividade. Além disso, é possível otimizar as atividades e a promover economias no negócio.

Atividades chave

Essas atividades são aquelas essenciais para o bom funcionamento da empresa, ou seja, aquelas que não podem faltar. Assim, dependendo do empreendimento, elas podem ser categorizadas em: produção (fabricação, desenvolvimento do produto, entrega), plataformas para o funcionamento do empreendimento, entre outras.

Proposta de valor

A proposta de valor tem relação com o motivo pelo qual os consumidores optam pelo seu negócio. Isso significa que ela deve resolver determinado problema do cliente ou satisfazer alguma necessidade específica. Com isso, é possível melhorar o desempenho dos serviços e produtos.

Relação com o cliente

Essa é a forma de interação entre a empresa e o cliente. Ela deve ser definida conforme as motivações do negócio em relação à retenção, conquista e ampliação de suas vendas. Isso pode ser feito com o relacionamento automatizado ou por meio da interação humana.

Segmento de mercado

Além de saber o que é Canvas, é importante entender que ele também ajuda a definir qual público deve ser atendido pela sua empresa. Aqui, o importante é agrupar os clientes que têm o mesmo perfil. Ou seja, é necessário saber qual o seu nicho de mercado para desenvolver ações que atendam a todos da melhor forma.  

Recursos chave

Esses recursos são fundamentais para que a sua empresa funcione corretamente. Por isso, é essencial que cada negócio defina quais são os necessários. Os recursos mais comuns são:

  • físicos;
  • financeiros;
  • humano;
  • intelectuais.

Canais

Essa é a área que diz respeito aos pontos de contato com a sua companhia. Eles são compostos de alguns canais de comunicação, vendas e distribuição como:

  • redes sociais (comunicação);
  • telefone (pós-venda);
  • distribuição (correio).

Estrutura de custos

A estrutura de custos diz respeito aos principais gastos que uma empresa tem para atingir o funcionamento adequado. Os principais são:

  • custos fixos: permanecem constantes ao longo do tempo;
  • custos variáveis: mudam conforme as atividades do dia a dia.

Fontes de renda

Tem relação com o dinheiro que o empreendimento gera com o seguimento de cada cliente. Assim, para fazer o cálculo da receita, é preciso subtrair os custos da renda, gerando o valor do lucro. Com as fontes de receita do Canvas, é possível inserir venda de recursos, taxas de uso, taxas de assinatura, aluguéis, licenciamento e empréstimos.

Entender o que é Canvas é fundamental para conseguir implementar essa ferramenta no seu negócio. Além disso, por meio desse quadro, você consegue reunir todos os dados da companhia de forma objetiva, rápida e com fácil formatação. Mas, não é só isso! O Canvas permite que muitos dados sejam adaptados para a realidade do seu empreendimento, o que a torna ideal para qualquer modelo de negócio.

E você, pretende implementar essa ferramenta na sua empresa? Deixe o seu comentário abaixo!

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards