Liderança

Como desenvolver liderança nos profissionais e despertar grandes líderes

Como desenvolver liderança nos profissionais e despertar grandes líderes

Desenvolver liderança profissional, apesar de ser um desafio, é um objetivo muito buscado no âmbito corporativo. Isso porque uma equipe só trabalha bem e em união caso o seu líder tenha "jogo de cintura" para encarar os diversos desafios do mundo empresarial.

O mercado não é estático, suas necessidades mudam constantemente e as empresas precisam de gestores que saibam acompanhar essas mudanças a fim de se adaptarem aos novos cenários. Por esse motivo, elaboramos este artigo sobre as qualidades de um bom líder e apresentamos algumas dicas de como desenvolver liderança nos profissionais. Continue com a leitura para saber mais!

O que é um bom líder?

Antes de tudo, é importante destacar que líder e chefe são duas coisas totalmente diferentes. Isso porque nem todo chefe consegue, de fato, liderar de forma satisfatória. E, como estamos prestes a vivenciar mais uma Copa do Mundo, vamos fazer uma metáfora para ficar mais fácil de entender.

Imagine um time de futebol cujo treinador não é respeitado por ser extremamente autoritário e não saber as melhores estratégias para o seu time. O que ocorre nessa situação é o fracasso de todo o conjunto de jogadores, certo? O mesmo acontece com a equipe de trabalho de uma empresa se não for bem liderada.

Assim como um técnico deve estar atento às qualidades e posições que cada jogador desempenha melhor para traçar sua estratégia de jogo, um gestor também tem que observar as qualidades dos seus subordinados a fim de melhorar os resultados organizacionais.

Como desenvolver lideranças na empresa?

Muito se fala em desenvolver liderança nos profissionais que já estão no mercado, conforme os ambientes de trabalho demandam formas mais dinâmicas e produtivas de supervisionar atividades. Isso é necessário para que haja um verdadeiro aproveitamento das qualidades de seus colaboradores e, consequentemente, o aumento da produtividade. Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa.

Peça indicações para seus colaboradores

Para facilitar o início dessa jornada, uma boa tática é estimular os próprios colaboradores a indicarem quem são os seus colegas que apresentam uma capacidade nata de liderança. As pessoas tendem a sempre buscar um representante, alguém que seja flexível e que consiga interligar os diversos setores de uma empresa.

Provavelmente, o colaborador que tem esse perfil já se destaca entre os demais e, em muitos casos, é aquele que leva aos superiores as indignações dos outros. Aliás, esse já é um ponto muito importante para um bom líder: saber ouvir e acolher os colaboradores, além de representá-los e dar a devida atenção às suas demandas, realmente buscando uma solução.

Na procura de um novo líder, é importante ficar atento a esse elemento, e pedir indicações pode ajudar bastante. Diante disso, alguns nomes surgirão naturalmente, e é preciso muita observação para discernir quais deles realmente têm capacidade para desenvolver liderança e características de um bom líder.

Veja quais profissionais se destacam com perfil de líder

Já parou para perceber que, em alguns casos, o colaborador desempenha muito melhor uma atividade que não é a dele? Isso é mais comum do que se imagina e acarreta o não aproveitamento das habilidades originais desse funcionário.

Portanto, quem deseja desenvolver liderança profissional na sua equipe deve observar em quais setores os profissionais seriam mais bem aproveitados e — até mesmo — se tornar uma referência naquela esfera.

Para isso, algumas características podem ser observadas, já que líderes têm algo em comum. Abordaremos mais a fundo algumas dessas habilidades mais à frente, mas, agora, você já pode conferir alguns exemplos abaixo:

  • capacidade de delegar funções para organizar a equipe;
  • aptidão para definir metas e caminhos para alcançá-las;
  • comunicação transparente e saudável;
  • honestidade e autoconfiança;
  • seriedade e proatividade na execução do seu trabalho;
  • interesse em conhecimento e aprimoramento das suas habilidades com regularidade e constância.

Desenvolva um processo adequado de feedback

Muito mais do que simplesmente avaliar o trabalho dos colaboradores, o feedback é também uma forma de dar um retorno — e deve ser feito da maneira correta para que não provoque a desmotivação no funcionário. Assim, é importante desenvolver um processo que consiga repassar assertivamente as falhas no trabalho desempenhado, mas também elogiar os pontos fortes. Isso é essencial para motivar o colaborador a sempre dar o seu melhor e aprimorar suas habilidades.

Além disso, a regularidade dos feedbacks é outro ponto muito importante nesse processo. O acompanhamento deve ser uma prática constante na empresa. Nada de procrastinar e deixar para depois! Acúmulo de serviço nunca é a solução.

Observe se os objetivos do colaborador estão de acordo com os da empresa

Sabemos que toda empresa tem a sua própria cultura organizacional, um agrupamento de princípios e comportamentos que resultam na essência da organização. Saber identificar, portanto, se o colaborador está alinhado com os objetivos da empresa é essencial para que se possa desenvolver liderança de forma efetiva.

O que foi dito pode parecer muito evidente, mas ainda há empresas que se baseiam apenas na competência prévia de um funcionário, sem levar em consideração as especificidades do novo ambiente de trabalho. Assim, é importante desenvolver mecanismos que sirvam para alinhar os funcionários às metas da corporação, considerando todas as características importantes para o êxito do negócio.

Avalie habilidades técnicas

É muito comum focarmos em habilidades comportamentais quando falamos de liderança, mas habilidades técnicas também são importantes. O líder precisará saber lidar com determinadas ferramentas, como as avaliações de desempenho, por exemplo, já que ele deve contribuir para sua aplicação.

Parte do desenvolvimento de liderança profissional é, portanto, ficar atento a essa questão e oferecer as capacitações necessárias, para que o líder consiga realizar essas tarefas de maneira adequada. Vale lembrar também que o conhecimento prático da liderança é fundamental.

Desenvolva a capacidade de aprendizado e compartilhamento de informações

Outra questão muito importante para um líder é compreender a necessidade de aprendizado e de adquirir novos conhecimentos. Isso faz toda a diferença para o seu trabalho de lidar com pessoas e contribuir com a organização. Por isso, no desenvolvimento de liderança é preciso verificar se o profissional tem interesse e reconhece a importância dessa ação, além de conscientizá-lo ainda mais sobre o assunto.

É preciso lembrar aqui que, muitas vezes, uma pessoa não acredita na sua capacidade de aprendizado e, por isso, acaba se barrando de alguma forma. É necessário, portanto, estimular o profissional a acreditar no seu próprio potencial. Isso também é algo relevante, inclusive para o líder transmitir a sua equipe de colaboradores.

Avalie habilidades de relacionamento interpessoal

Grande parte do trabalho de um líder está relacionada a lidar com pessoas, então essa é uma das habilidades que exigem atenção no desenvolvimento de liderança. É preciso que o profissional consiga se relacionar bem com os colegas, as equipes, os gestores e com os clientes, ou seja, com todos os componentes da empresa de modo geral. Ser rude ou grosseiro, por exemplo, pode prejudicar o seu trabalho.

Saber lidar com relações interpessoais muitas vezes é eficiente até mesmo para a resolução de conflitos em uma equipe. Assim, também estamos nos referindo ao fato de a liderança fazer intermédio e intervenções entre as pessoas, quando necessário.

Valorize a empatia

Para representar os colaboradores, incentivá-los e compreender suas demandas é muito importante que um líder pratique a empatia. Não se deve guiar por julgamentos pessoais, mas sim respeitar e buscar se colocar no lugar dos outros, entendendo seu ponto de vista.

Sem empatia, a liderança não consegue acolher e compreender as dificuldades e interesses de seus times de forma qualificada, o que acaba afetando em seu relacionamento, na busca por atender às demandas e, consequentemente, na satisfação dos colaboradores envolvidos.

Estimule a inteligência emocional

O trabalho de um líder é permeado por diferentes desafios, que podem ser bem desgastantes emocionalmente. Por isso, parte fundamental do desenvolvimento de liderança deve ser cuidar e estimular a saúde mental do profissional. A inteligência emocional entra, nesse contexto, como algo de extrema relevância.

Ela ajuda um indivíduo a lidar com desafios sem se desequilibrar ou se abalar tanto, promovendo o seu bem-estar e até a sua produtividade. Essa é uma habilidade que todos podemos ter e que se desenvolve de maneira gradativa no tempo de cada um, sendo importante fazer a sua parte, mas sem nos apressarmos ou nos cobramos demais.

Fazer terapia e buscar a saúde psíquica, por exemplo, são ótimas formas de colocar isso em prática.

Invista em treinamentos e aprendizado

Como você pôde perceber, o alinhamento comportamental dos colaboradores é essencial para que uma empresa consiga desenvolver lideranças de forma plena e eficaz. E uma das melhores formas de fortalecer esse processo é por meio de serviços especializados em treinamento comportamental corporativo.

A Aspectum oferece vários treinamentos que podem ser escolhidos com base nas necessidades da sua empresa. O foco é desenvolver habilidades comportamentais e superar os desafios que surgem a todo momento. Tudo isso com o objetivo de desenvolver o clima da sua organização.

Quais dinâmicas utilizar para desenvolver lideranças?

Há, ainda, a possibilidade de utilizar dinâmicas para desenvolver lideranças. A seguir, a gente trouxe alguns exemplos que podem ser implementados na rotina de seu negócio. Confira!

Dinâmica do caos

Essa dinâmica tem o diferencial de ser muito fácil de aplicar, com resultados bastante satisfatórios quando há o interesse de identificar e desenvolver o perfil de líder entre as pessoas da equipe. É uma espécie de brincadeira, na qual todas as pessoas são retiradas da sala. A partir disso, o local de trabalho deve ser transformado em um verdadeiro caos, como o próprio nome sugere. Muita bagunça, computador desligado, tudo jogado no chão e desorganizado.

Quando as pessoas voltarem para o local, diga para que elas ajam como se você não estivesse ali. Assim, há a possibilidade de identificar características no modo como as pessoas vão agir. Vai haver aqueles que procrastinarão para essa organização, outros vão arrumar as coisas por conta própria. Porém, há a possibilidade de algumas pessoas organizarem um grupo para que a organização aconteça de forma mais positiva.

Por meio da análise desses contextos, você pode identificar potenciais líderes que envolvem o time para concluir uma demanda e tenham o interesse de chegar a um bom resultado ao final do trabalho.

Dinâmica do nó humano

A dinâmica do nó humano é mais uma atividade que contribui para identificar quais são as pessoas que mais têm tendência para trabalhar em equipe e se organizar para um bom resultado.

Para isso, basta reunir as pessoas em uma sala e pedir para que dê as mãos umas às outras. Depois, peça que elas soltem as mãos e caminhem livremente por uma sala. Depois, é preciso que elas parem onde estão e deem as mãos para as mesmas pessoas de antes, mas sem sair do lugar.

Certamente, vai se fazer um nó entre todos, pois cada um estará em uma região diferente da anterior. O objetivo é que elas voltem a um formato de círculo, ainda sem soltar as mãos. Vai precisar de um verdadeiro trabalho em time, além de ser necessário ter alguém com um espírito de liderança para comandar toda essa atividade.

Líderes que admira

Dinâmica bem interessante e fácil de ser executada. Para isso, é preciso que cada pessoa cite uma liderança que ela admira bastante e os motivos que a levam a isso.

Deve-se levar em conta que liderança é um processo de aprendizagem contínua. Inclusive, isso contribui para que as pessoas lideradas percebam que os seus próprios líderes desejam continuamente se desenvolver, o que traz mais motivação e engajamento ao processo de desenvolvimento individual.

Por meio dessa atividade, há a oportunidade de cada profissional entender características consideradas importantes por um time em relação à sua liderança. Consequentemente, sempre que alguém se interessar por um papel de gestão dentro da empresa, terá como base alguns aspectos que precisa trabalhar para que, continuamente, seja bem-visto como líder por toda a sua equipe.

Muito do que nos tornamos está intimamente ligado aos processos de aprendizado e treinamentos a que fomos submetidos ao longo da vida, e na área profissional não é diferente. Desenvolver liderança na empresa pode ser um grande desafio, mas se você acompanhar nossas metodologias, muito desse trabalho será facilitado. Além disso, como afirmamos, é essencial que as pessoas se desenvolvam continuamente, uma vez que isso contribuirá para que as entregas da empresa sejam sempre baseadas na qualidade.

Gostou do nosso conteúdo sobre como desenvolver liderança dentro da sua equipe? Quer receber mais dicas e informações para os seus treinamentos e outros processos da empresa? Não deixe de assinar a newsletter para acompanhar nossas novidades!

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards