Bem Estar

Como conciliar família e trabalho?

Como conciliar família e trabalho?

Manter o equilíbrio entre trabalho e família é muito importante. Além de contribuir para um melhor desempenho no trabalho, esse equilíbrio facilita o relacionamento em casa e ainda ajuda você a manter a sua saúde mental e emocional em dia. Importante destacar antes de tudo que muitas pessoas acreditam ser possível separar por completo nossas vidas em distintas caixas. Todavia, embora bem intencionada, essa ideia de separação completa a fim de evitar que o trabalho afete a vida familiar ou que os problemas familiares afetem nas tarefas do trabalho, é cheia de falhas uma vez que desconsidera que somos seres integrais. Um problema entre membros familiares que porventura você esteja vivendo dentro de casa, com um cônjuge, irmão, filho, etc, o afetará quando você estiver dedicando seu tempo no trabalho e vice e versa, problemas com colegas de trabalho, brigas com líderes, desentendimentos com sua equipe de liderados também poderá afetar a qualidade da sua vida e tempo de lazer. 

Essa dinâmica ficou ainda mais difícil de se equilibrar com a chegada da pandemia pois trouxe o trabalho para dentro de casa e levou um pouco da nossa casa também para o trabalho. Essa não divisão dos ambientes, ou confusão entre os mesmos, dificultou um pouco essa separação saudável da nossa vida, mas existem boas práticas para melhorar sua gestão do equilíbrio entre família e trabalho. Neste post, compartilhamos algumas dicas para que você consiga conquistar a harmonia necessária para aproveitar melhor o seu dia a dia. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

1. Faça um planejamento

O primeiro passo é ter um bom planejamento, distribuindo toda a carga de trabalho que você tem nas horas em que é preciso trabalhar. Quando você cumpre horários predefinidos, isso fica mais fácil, mas quando está em home office ou trabalhando por sua própria conta, é importante ter disciplina para o trabalho não atrasar.

2. Tenha horários bem definidos

É preciso ter horários definidos, com as divisões de quando é momento de trabalhar e quando é hora de relaxar e curtir a sua família. Considere o tempo necessário para colocar suas atividades em dia e para manter uma rotina equilibrada. 

O mais importante é respeitar essa agenda a qualquer custo, dando início às atividades no momento certo e parando quando o horário se cumpre.

3. Aprenda a dizer não

Um passo importantíssimo para ter uma rotina equilibrada entre o trabalho e o relacionamento com a sua família é aprender a dizer não. Isso vale para absolutamente qualquer coisa. Pode ser para aqueles minutos a mais brincando com o seu filho ou mesmo para aquele projeto que vai tomar um tempo precioso do seu dia — tempo no qual você deveria estar descansando.

4. Conte com uma rede de apoio

Tão importante quanto a intenção de manter a disciplina em relação à sua rotina de trabalho e descanso é ter uma rede de apoio que ajude você a cumpri-la. Converse com os membros da sua família e explique a relevância do cumprimento dos seus horários. Da mesma forma, tenha com quem contar no trabalho — alguém para delegar tarefas ou alternar horários, quando for preciso.

5. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é uma grande aliada quando o assunto é organização e gestão do tempo. Desde as ferramentas de agenda até técnicas de produtividade, você pode contar com apps para tudo. Tenha seus compromissos todos agendados, com lembretes programados, se for preciso.

Além disso, considere utilizar ferramentas como a técnica Pomodoro, que divide seu tempo em sprints de trabalho e descanso para aumentar a sua produtividade. As opções são diversas, por isso, vale dar aquela pesquisada e uma olhada com cuidado. Isso fará você render mais enquanto estiver trabalhando, para deixar tudo em ordem e poder aproveitar o tempo livre.

Valorizar os momentos em família é de extrema importância. Não deixe de se organizar para tirar um tempo do seu dia, relaxar, descansar e aproveitar as pessoas que você ama sem culpa ou pressa, está bem?

Fique informado ao assinar a Newsletter Aspectum

Obrigado! Seus dados foram recebidos com sucesso.
Oops! Algo deu errado. Favor tentar novamente.
Junte-se a milhares de pessoas que recebem dicas sobre crescimento humano, hábitos de alta performance, habilidades de diálogo e liderança de equipes.