Carreira

Dicas para impulsionar sua carreira de profissional de Recursos Humanos

Independentemente da sua área de atuação, toda pessoa quer crescer na carreira, e com o profissional de Recursos Humanos não é diferente.

Mas assim como acontece com os trabalhadores de outros segmentos, é fundamental ao profissional de RH estar sempre atento ao seu dia a dia de trabalho, observando não apenas as oportunidades, como também os pontos que podem ser aperfeiçoados.

Vale lembrar que as relações humanas — tão comuns e essenciais na rotina dessa profissão — são um capital essencial para qualquer empresa. Por isso, o sucesso da organização e das pessoas que ali trabalham será diretamente ligado ao impulsionamento da carreira do profissional de RH.

Quer saber, então, como desenvolver a sua carreira a partir de agora? Basta continuar a leitura!

1. Desenvolva habilidades essenciais para a profissão

Entre diversas outras funções dentro de uma organização, possivelmente a que mais se destaca é a interação direta com os demais colaboradores, por tratar dos mais diversos assuntos.

Como dissemos, o capital humano de uma empresa é um dos seus principais bens — e também o mais desafiador. Afinal, as pessoas não são como máquinas, que trabalham todos os dias da mesma forma e não têm nenhuma mudança de demanda. Elas têm as suas vidas pessoais, preocupações, problemas, anseios, e, até mesmo, a relação com os outros colegas é capaz de influenciar na qualidade do seu trabalho.

Por todos esses motivos, é fundamental ao profissional de Recursos Humanos desenvolver habilidades de comunicação. Com isso, ele consegue mediar conflitos e ajudar os profissionais a lidarem com os seus próprios dilemas.

Também é essencial estar pronto para lidar com desafios que podem (e vão!) surgir diariamente. Apenas entre os exemplos mais atuais de fatores com os quais os profissionais de RH tiveram que lidar, podemos citar a presença constante e maçante da tecnologia e a mais recente pandemia do novo coronavírus, que alterou as estruturas e levou muitas empresas ao inexplorado território do home office.

2. Tenha uma atitude de dono dentro da empresa

Um líder deve conhecer a empresa como um todo, inclusive percebendo as potencialidades de seus talentos para ver o negócio prosperando cada vez mais.

Essa atitude é essencial ao profissional de Recursos Humanos, afinal, identificar os talentos dentro da própria empresa é benéfico para ambos os lados: uma junção perfeita entre bons resultados e motivação.

Além disso, muitas vezes o profissional de RH é o contato direto da empresa com os colaboradores, ou seja, a voz da organização junto à equipe. Por isso, é preciso manter-se alinhado aos pensamentos e objetivos do dono (ou dos gestores responsáveis), para que o time perceba em você a postura e a cultura da organização.

Mas é claro que não estamos falando, aqui, daquela imagem de dono, autoritário e mal-humorado — cada vez menos valorizada no mundo corporativo. A atitude de dono envolve a mistura de posturas estratégicas, organizadas, acolhedoras e com foco no desenvolvimento do time.

3. Saiba aceitar e dar feedbacks

Entre as habilidades de comunicação que precisam ser desenvolvidas pelo profissional de RH, sem dúvida está a capacidade de dar e receber feedbacks. Isso porque um dos papeis da função é treinar, acompanhar e compartilhar os resultados obtidos pela equipe.

É nesse momento que muitos profissionais perdem a chance de alavancar a carreira, pois não sabem cumprir esse papel de forma profissional. Isso ocorre, muitas vezes, porque eles não consideram que existe um ser humano do outro lado, na escuta. E essa sensibilidade, atualmente, é bastante buscada pelas empresas.

Ouvir o que os colaboradores têm a dizer é muito relevante, afinal, as organizações têm percebido cada vez mais a necessidade das interações com canais abertos dos dois lados. Os funcionários também têm muito a dizer, não apenas reclamações, mas boas ideias, vindas diretamente de quem trabalha com o problema — e que podem trazer ótimas soluções.

Entre algumas dicas que podemos dar para melhorar os seus feedbacks, vale a pena destacar a necessidade de dar exemplos, de falar individualmente (sem comparar comportamentos e desempenhos), de ser claro e preciso, de usar a primeira pessoa (como "me sinto incomodado", em vez de "você me incomoda") e não deixar para conversar depois que algo tenha ocorrido.

4. Busque o aprendizado contínuo

Citamos algumas ocorrências que transformaram as empresas nos últimos tempos, como a tecnologia e pandemia de Covid-19, mas existem vários outros fatores que exigem uma postura flexível e dinâmica do profissional de Recursos Humanos — afinal, assim também são as pessoas, não é mesmo?

Para desenvolver um bom trabalho e, consequentemente, ser reconhecido e ver a sua carreira impulsionada, é fundamental estar em constante aprendizado. Lembre-se de que não apenas as pessoas estão em constante transformação, como também as metodologias das empresas e todo o universo corporativo.

Boas áreas em que você pode (e deve!) buscar aprimoramento são: desenvolvimento de pessoas, técnicas de entrevista e seleção, comportamento, treinamentos etc. Tenha em mente, ainda, que ao se capacitar, você vai estar melhorando a qualidade do time da empresa, o desempenho individual de cada colaborador e, assim, o dia a dia e os resultados da organização.

E não há como passar despercebido diante de tantos pontos positivos para todos, não é mesmo? Afinal, quando o seu perfil profissional é enriquecido e aprimorado, você ajuda no desenvolvimento das outras pessoas, cumprindo a maior missão do RH.

Por isso, vale a pena conhecer a Aspectum: uma empresa de treinamentos comportamentais corporativos e melhoria de performance organizacional. Por meio de metodologias premiadas e baseadas em pesquisas sólidas, o nosso trabalho orienta sobre temas cruciais ao profissional de RH, como gestão de conflitos, feedbacks, responsabilização das equipes, mudanças profissionais, hábitos de performance e muito mais.

O profissional de Recursos Humanos deve ser tão dinâmico quanto o mercado e a própria sociedade, com conhecimento para reconhecer os talentos individuais e guiá-los da forma correta para beneficiar a equipe e a empresa. Esse é o melhor caminho para que a sua própria carreira seja impulsionada.

Fique informado ao assinar a Newsletter Aspectum

Obrigado! Seus dados foram recebidos com sucesso.
Oops! Algo deu errado. Favor tentar novamente.
Junte-se a milhares de pessoas que recebem dicas sobre crescimento humano, hábitos de alta performance, habilidades de diálogo e liderança de equipes.