Liderança

Desafios da liderança na era da transformação digital

Desafios da liderança na era da transformação digital

Os desafios da liderança na era da transformação digital são diversos, pois os gestores têm que lidar com situações novas que, muitas vezes, impedem a empresa de progredir. Por isso, é importante saber quais os impasses que o mercado de atuação tem enfrentado diante das novas tecnologias.

A partir disso, fica mais fácil entender como é possível encarar os obstáculos e fazer com que os líderes consigam ver as inovações como um processo natural, que vai ser benéfico para o crescimento da companhia.

Quer entender quais os desafios da liderança na era da transformação digital? Então, leia os tópicos a seguir!

Ter conhecimento sobre novas tecnologias

É perceptível que a tecnologia tem avançado constantemente e, hoje em dia, não há como ser um líder, sem ter os mínimos conhecimentos sobre o assunto. Entre eles: marketing digital, processo de automação e robotização, dados e analytics, e-commerce, jornada do cliente etc.

A liderança não precisa ter um entendimento sobre tudo, mas ele deve saber o suficiente sobre as ferramentas que terá que trabalhar no dia a dia. Por isso, é importante que a equipe de Recursos Humanos (RH) também desenvolva junto com os colaboradores os treinamentos que eles precisam aprender, para que as atividades sejam desempenhadas com rapidez e eficiência. O que também evita a rotatividade da equipe, por falta de afinidade com o trabalho.

Na hora da contratação dos novos colaboradores, também deve ser levado em consideração se eles têm as hard skills (competências técnicas) suficientes para desempenhar o cargo almejado.

Isso significa que se a empresa em que atua é especialista em marketing digital e você está em busca de um social media, por exemplo, esse profissional deve ter um entendimento aprofundado sobre as redes sociais e suas ferramentas tecnológicas. Assim, o trabalho será desenvolvido de forma alinhada com o que o mercado pede.

Ser adaptável às transformações

Esse também é um dos desafios da liderança na era da transformação digital. Isso porque muitas empresas relutam em incluir os processos tecnológicos dentro da organização. Muitas ainda estão com um pensamento de padrões atrasados e que não dão muitos resultados.

A liderança precisa ter em mente que é necessário ser adaptável às transformações. Isso porque sempre vai haver um método de desenvolver o trabalho com mais rapidez e produtividade, gerando resultados positivos e fazendo com que os processos sejam otimizados.

Contudo, se os gestores e colaboradores não souberem se adaptar às novas formas de trabalhar, o serviço vai ficando cada vez mais difícil, com demandas atrasadas e insatisfação dos clientes externos. Além disso, esse impasse pode até fazer com que a empresa apresente uma queda no faturamento.

O que não é nada bom para a companhia, visto que tende a desencadear sérios problemas, como demissão de funcionários e, na pior das hipóteses, o encerramento das atividades do empreendimento.

Lidar com colaboradores das novas gerações

Saber lidar com os colaboradores das novas gerações nem sempre é uma tarefa fácil, na verdade, esse é um dos grandes desafios da liderança na era da transformação digital. Isso acontece porque ainda existem muitas lideranças com pensamentos conservadores que veem os novos talentos como alguém que não tem muito conhecimento sobre os assuntos da sua empresa.

Mas, quem pretende ter um negócio inovador, deve saber lidar com os colaboradores de idades e estilos diferentes. Isso porque cada geração traz algo novo que pode mudar o pensamento de uma organização e levar melhorias para o desenvolvimento do empreendimento.

Muito diferente do que se pensa, os funcionários que estão ingressando agora no mercado de trabalho tem muito conhecimento e experiência para passar, visto que grande parte desses profissionais já tem um conhecimento empírico sobre todas as inovações tecnológicas que estão no mercado. O que pode ser um grande ponto positivo para os líderes que buscam atingir diferentes tipos de público com o seu negócio.

Dessa forma, na hora de fazer a contratação de novos colaboradores, é fundamental dar oportunidades não só para quem tem um currículo vasto, mas também para quem tem um conhecimento atualizado sobre as diferentes ferramentas tecnológicas que vão influenciar no processo produtivo da empresa. Assim, todos podem trabalhar de forma mais acertada.  

Gerir equipes a distância

Em tempos de mudança na forma de trabalhar, os líderes se viram em um novo desafio, o de gerir equipes a distância. Para as empresas que já trabalhavam em home office, isso já é algo natural. Mas, a realidade é que muitas organizações estão experimentando pela primeira vez o trabalho fora do escritório presencial. O que pode causar um grande transtorno na hora de delegar as demandas e conferir se os funcionários estão realizando o trabalho conforme o solicitado.

Nessa hora, os líderes precisam entender como funciona todo o processo de reuniões online e quais as ferramentas o ajudam a gerir e programar a atividade de toda a equipe. Por exemplo, é possível usar a agenda do Google para lembrar o time sobre datas e prazos importantes e o Trello para conseguir organizar as tarefas e acompanhar o status de execução de cada uma. O que não falta é ferramenta que otimize o trabalho remoto e auxilie a gerir a equipe com mais eficiência.  

Outra dica que ajuda as lideranças a enfrentar os desafios com mais facilidade, é realizar treinamentos corporativos. Por meio deles, consegue-se aprender, entre outras coisas, como é possível lidar com as mudanças na forma de trabalhar e dar feedback construtivos para a equipe mesmo com a liderança a distância.

Ter empenho para enfrentar os desafios da liderança na era da transformação digital é fundamental para superar todas as adversidades que surgem no meio do caminho e conseguir obter êxito com os processos organizacionais.

Contudo, para isso, é preciso saber lidar com as transformações e querer aprender sobre as inovações tecnológicas. Além de se adaptar ao trabalho a distância e entender que as novas gerações podem trazer grandes benefícios para a empresa. Assim, a companhia já vai está a alguns passos à frente da concorrência e gerando resultados significativos.

Gostou do texto que elaboramos? Então, não deixe de conferir o próximo artigo e aprenda a como desenvolver uma liderança transformadora. Você vai adorar!

Fique informado ao assinar a Newsletter Aspectum

Obrigado! Seus dados foram recebidos com sucesso.
Oops! Algo deu errado. Favor tentar novamente.
Junte-se a milhares de pessoas que recebem dicas sobre crescimento humano, hábitos de alta performance, habilidades de diálogo e liderança de equipes.