O sucesso de um negócio depende de alguns fatores importantes, que envolvem principalmente habilidades gerenciais. Entre eles, manter a motivação dos colaboradores, elaborar estratégias que atraiam e retenham clientes, além de oferecer feedback aos profissionais para que eles desempenham boa produtividade, assim como destinem uma atenção especial aos seus clientes — o que contribui para um atendimento diferenciado.
Tudo isso vai depender das habilidades gerenciais bem trabalhadas de um líder, essencial para os resultados positivos da organização. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda quais são elas e possa atribuí-las ao dia a dia de sua gestão. Boa leitura!
1. Foco no futuro e nos objetivos da empresa
Uma das habilidades gerenciais de um bom líder é o fato de ele ter foco nos objetivos da empresa. Para isso, é necessário inicialmente reconhecer as características e o perfil de cada colaborador de sua equipe. Isso permite ao gestor delegar tarefas de acordo com as facilidades de cada profissional, da mesma forma que, juntos, poderão desenvolver aquelas características que mais precisam de atenção.
Ao se deparar com determinada resolução que pode ser destinada a outro colaborador, entenda qual deles apresenta as principais aptidões para apresentar um plano de ação que vá resultar no sucesso daquela demanda.
Dessa forma, o líder terá a liberdade de destinar o seu trabalho para funções mais estratégicas e focadas no crescimento do negócio, no desenvolvimento das pessoas, além de buscar por novas ações que proporcionarão retornos mais significativos para o negócio.
Também permitirá que ele trace um perfil de profissional que mais esteja adequado aos objetivos da organização e que trabalhe alinhado com a cultura adotada. Como consequências, haverá uma maior retenção de talentos, além de contribuir para que colaboradores qualificados do mercado utilizem a sua empresa como referência no nicho de atuação.
2. Autoconhecimento
Conhecer a si mesmo deve ser uma das preocupações principais de um líder que deseja o sucesso de sua atuação na organização, assim como desenvolver o seu equilíbrio emocional.
Hoje, em um mercado competitivo, é preciso saber lidar especialmente com a insegurança e com o medo de investir em algo que inicialmente não apresenta resultados comprovados de que outras organizações obtiveram sucesso com aquele investimento.
Ao entender quais são seus principais anseios e desafios em um cargo de liderança, haverá a possibilidade de entender quem são seus membros, contribuir para que eles se aprimorem em seus cargos e buscar sempre as melhorias internas na equipe.
3. Planejamento estratégico
Planejar todas as etapas da organização e, principalmente, conhecer os diversos tipos de planejamento que levam um negócio a ser bem-sucedido, contribui para resultados mais efetivos dentro da organização.
O planejamento estratégico, por exemplo, é de responsabilidade especialmente dos gestores, que determinarão as metas da empresa, avaliarão quais são as condições externas e internas, os pontos fortes e fracos da organização, além de avaliar qual é a projeção para o negócio a longo prazo e os desafios a serem enfrentados.
Essa habilidade gerencial será uma importante ferramenta ao líder, pois servirá de aparato para traçar as principais ações a serem desenvolvidas no mercado, além de firmar melhor quais são os principais objetivos de todos os setores, como as vendas, o marketing, o financeiro, operacional etc.
Por fim, o líder que desenvolve um bom planejamento para a sua gestão entenderá corretamente a situação atual do negócio, compreenderá de antemão quais são as ameaças que atrapalham o crescimento e os resultados, além de ter informações necessárias para medir os resultados e entender se as metas preestabelecidas estão sendo cumpridas. Ou seja, caso os números não estejam de acordo com o esperado, caberá ao líder traçar medidas para contornar a situação.
4. Oferecer feedback
Conforme abordado, o feedback é essencial para o desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa. Pode ser feito de maneira escrita ou oral, mas o indicado é que se reserve parte do dia para uma conversa franca com o colaborador para desenvolver habilidades e aprimorar pontos que estão deixando a desejar.
O ideal é que em um feedback não tenha apenas um retorno negativo, trazendo também as características daquele profissional que contribuam para o crescimento da empresa — e que podem ser repassadas a outros colaboradores para ampliar o conhecimento da equipe.
As habilidades gerenciais de um líder que focam no desenvolvimento individual do profissional colaboram para a melhoria no clima organizacional, fundamental para diminuir a taxa de turnover.
Uma organização que apresenta esse índice elevado tem custos elevados com contratação e admissão, perde capital intelectual e têm dificuldades para reter talentos, pontos essenciais que devem ser observados por um gestor que se preocupa com habilidades gerenciais.
5. Trabalhar em equipe
Outra importante habilidade gerencial que um bom líder precisa ter é a de que o trabalho em equipe deve ser valorizado. Esse item está diretamente ligado com o fato de entender como delegar tarefas e saber quais são os diferenciais e características ideais de cada colaborador, uma vez que o trabalho em conjunto fará com que todos pensem em soluções para as demandas mais difíceis, assim como permitirá o aprendizado mútuo em relação às tarefas do dia a dia.
Além disso, é preciso ter confiança de que os colaboradores exercerão os papéis sem a necessidade de constante supervisão. Assim, isso conferirá mais autonomia aos profissionais, proporcionando um prazer maior em exercer suas funções.
6. Comunicação
Por fim, um líder que se destaca e faz com que seus profissionais se sintam bem em uma rotina de trabalho desenvolve a comunicação. Por meio dela, será possível proporcionar crescimento para toda a equipe, com o objetivo de direcioná-los sempre para um resultado positivo tanto para a empresa quanto para o desenvolvimento como colaborador em si.
Além disso, uma boa comunicação permite que o líder possa expressar com clareza todos os desafios a serem enfrentados pela empresa, assim como fazer com que os profissionais entendam o porquê das metas e decisões tomadas pelos gestores.
7. Conhecimento técnico
Entre as habilidades gerenciais é esperado do profissional um amplo conhecimento técnico. Isso porque, o domínio dos processos e atividades é que vai destacar o gestor dos demais membros da equipe. Além disso, esse conhecimento é fundamental para que ele possa orientar os seus subordinados, a fim de promover um alinhamento entre o time de trabalho, favorecendo a produtividade da empresa e a qualidade dos processos.
Outro fator a ser considerado é que, quando o gestor tem domínio de suas funções, fica mais fácil contribuir com os demais setores, aumentando a eficiência da empresa como um todo. Por exemplo, um gestor de marketing que domina as suas funções, terá uma visão mais ampla sobre os processos de vendas, financeiro, contábil e até de Recursos Humanos.
Isso porque ele entende como a empresa funciona em sua totalidade, ou seja, não apenas com recortes de atividades ou setores isolados. Como consequência, os processos tendem a ser mais fluidos, o que ajuda a empresa a se diferenciar no mercado.
8. Atualização e aperfeiçoamento constante
Para poder se manter atualizado e garantir a competitividade no mercado, se manter atualizado é fundamental. Por isso, investir em comunicação contínua é cada vez mais importante, seja fazendo uma segunda graduação ou mesmo investindo em pós-graduações e outros cursos e treinamentos que venham a complementar a sua formação para a área em que atua e também deseja atuar. Com isso, você desenvolve as suas habilidades gerenciais e pode almejar cargos mais altos dentro da empresa e também fora dela.
9. Resiliência
Resiliência é a capacidade de se recuperar de situações adversas que mexam com a sua rotina ou emocional de forma rápida. Essa é uma habilidade gerencial muito almejada pelo mercado de trabalho para todas as funções, em especial para os cargos de liderança, visto que o líder serve de exemplo para os demais colaboradores e também é motivo de inspiração e motivação.
A resiliência pode ser desenvolvida com autoconhecimento, perseverança e prática. Ela é um exercício constante e deve fazer parte da rotina de todo líder que realmente queira contribuir para o desenvolvimento da instituição, visto que os mercados estão cada vez mais dinâmicos e, aqueles mais adaptados para seguir em frente, mesmo em meio a desafios, tendem a se destacar e a contribuir com o desenvolvimento dos demais.
10. Visão de resultados
Todo líder precisa ter sentimento de dono e uma visão voltada para os resultados da empresa. Isso significa dizer que é preciso ter ambição e criar para si e para a equipe metas desafiadoras, colocando todo o potencial dos profissionais a serviço da empresa.
Para isso, além do conhecimento técnico, é preciso ser automotivado e também motivar a equipe. Para resultados realmente efetivos, é preciso conhecer bem os mercados de atuação, os produtos e serviços da empresa e estar sempre um passo à frente da concorrência. Nesse sentido, habilidades gerenciais como inovação, criatividade e determinação também são fundamentais para se alcançar os resultados almejados.
Neste conteúdo, você pôde conhecer 10 habilidades gerenciais essenciais que um bom líder precisa ter para motivar seus colaboradores, incentivar o aprendizado dentro da equipe e conseguir resultados mais significativos para a empresa e para seus profissionais.
Ao desenvolver essas questões, certamente alguns problemas da empresa serão amenizados ou, até mesmo, eliminados, como a taxa de turnover elevada, níveis de absenteísmo preocupantes, além de uma má comunicação entre as decisões da empresa e seus colaboradores.
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