Cultura Organizacional

Tendências de treinamento corporativo para 2022

Tendências de treinamento corporativo para 2022

Como profissional de RH você já compreende a importância de oferecer treinamento corporativo constante para as equipes da empresa onde trabalha. Tais práticas, além de desenvolver habilidades e competências específicas para a realização do trabalho também são capazes de ajudar em outros quesitos que influenciam os resultados de forma indireta, como a criatividade e a inteligência emocional.

Como você também já sabe, não foi possível oferecer no cenário de distanciamento social, em meio à pandemia de coronavírus, os treinamentos com os quais o universo empresarial estava acostumado, como aulas e workshops oferecidos aos grupos dentro da própria empresa.

Entretanto, é importante ressaltar que os novos formatos de treinamentos empresariais que são tendência também para o próximo ano não surgiram apenas depois da pandemia. Muitos deles já estavam presentes no mercado, enquanto outros viram a sua tecnologia se desenvolver e ganhar espaço.

Neste texto, vamos mostrar as principais formas de treinamento corporativo para que a sua equipe não deixe de se desenvolver, especialmente em um momento tão desafiador. Acompanhe!

Microlearning

Formar grandes grupos de pessoas para treiná-las não é o único desafio das empresas, hoje em dia. A falta de tempo para se dedicar horas a um workshop, por exemplo, impede que muitos profissionais se atualizem e expandam os seus conhecimentos.

Por esse motivo, antes mesmo da crise gerada pelo coronavírus, o microlearning já havia conquistado o seu espaço no treinamento corporativo. Tratam-se de um ensino transmitido em forma de "pílulas", com o conhecimento organizado de forma prática e sem delongas e dividido em várias partes.

Dessa forma, o profissional pode aprender dedicando poucos minutos por vez, em um intervalo, no caminho para o trabalho etc.

Aprendizagem com a utilização do celular

É inegável a importância do celular nos dias atuais — bem como o interesse das pessoas pelos aparelhos, ainda que no horário de trabalho. Então, que tal aproveitar esse contato tão próximo dos colaboradores com os seus smartphones para investir em treinamentos empresariais?

Existem muitos conteúdos e aplicativos já desenvolvidos para essa função, bem como a possibilidade de criar o seu próprio treinamento, que vai interagir com os alunos por meio da tela do celular, gerando interesse, flexibilidade e uma consequente aprendizagem.

Realidade virtual

Esse é mais um exemplo de uma tecnologia que já está presente no nosso dia a dia há um certo tempo, mas que não para de se desenvolver e ganhar espaço — não apenas na educação corporativa, mas também dentro das salas de aulas das crianças e adolescentes.

A realidade virtual é capaz de simular diversas situações do cotidiano da empresa, o que traz muito além do conhecimento teórico aos profissionais. Além disso, essa é uma forma muito interessante e motivadora de aprender, bastante diferente dos treinamentos pouco dinâmicos que já vimos em nossas carreiras, não é mesmo?

Imagine, por exemplo, inserir virtualmente o seu time dentro de um local, para que as pessoas saibam como agir quando finalmente estiverem lá, presencialmente! Um treinamento que é capaz de garantir não apenas a eficiência, mas a segurança dos colaboradores.

Gamificação

Outra tecnologia que faz muito sucesso entre as pessoas de todos os perfis e idades são os jogos. Mais do que simplesmente divertir ou distrair, os games são uma forma lúdica e recreativa de aprimorar o aprendizado, ao mesmo tempo em que possibilitam a aplicação da teoria na prática.

As possibilidades da gamificação são inúmeras, e podem ser aplicadas de acordo com as características da sua empresa, dos colaboradores e do objetivo do treinamento corporativo. Entre as mais comuns, estão as competições, os rankings, as trilhas, os desafios lógicos etc.

Outro benefício desse recurso é que ele é capaz de treinar os profissionais tanto de forma individual quanto coletiva, por meio da criação de grupos de competidores. Dessa forma, o espírito de equipe e a boa convivência ainda são estimulados — o que torna a gamificação uma ferramenta a mais para trabalhar problemas de relacionamento e de comunicação entre os funcionários, por exemplo.

Protagonismo do aprendizado e personalização

Há algum tempo já se notava, na educação corporativa, que o aluno não era mais aquela pessoa que ficava sentada, recebendo o conhecimento de forma passiva, sem se manifestar. Cada vez mais, o protagonismo do aprendizado entrava em cena, bem como a necessidade de personalização desse treinamento.

Com a pandemia de coronavírus, essa realidade foi ainda mais acentuada, e, mais do que nunca, estando fisicamente longe do ambiente corporativo, esse colaborador se tornou o próprio centro do seu desenvolvimento.

É preciso, por exemplo, garantir que o treinamento (tanto o conteúdo quanto a metodologia) seja inserido no contexto do trabalhador e também esteja de acordo com o seu perfil, a fim de gerar interesse e engajamento. Somente assim o conteúdo será, de fato, absorvido e os resultados, alcançados.

Blended learning

Também conhecido como b-learning, trata-se de uma maneira de oferecer aos seus colaboradores uma formação à distância, mas com algum tipo de interação. Por esse motivo o termo "blended", ou seja, misturado. Nada mais adequado ao cenário atual, onde as equipes estão, em grande parte, trabalhando em home office, não é mesmo?

No blended learning, é possível oferecer, por exemplo, o treinamento remoto, mas também garantir a interação e dinâmicas, como discussões, avaliações, apresentações em grupo etc. Assim, essas trocas vão motivar aqueles profissionais que não absorvem bem o conteúdo quando estão totalmente sozinhos e também fomentar a participação de todos os envolvidos.

Acompanhar as tendências do treinamento corporativo, bem como saber como implementá-las na sua empresa da melhor forma é realmente um desafio para os profissionais responsáveis, como o setor de RH. Por esse motivo, é fundamental estar sempre atento às novidades que envolvem o segmento.

O blog e o site da Aspectum, por exemplo, trazem conteúdos atualizados e indispensáveis para quem trabalha com o treinamento de capital humano e o desenvolvimento da performance de suas equipes. Por isso, esteja sempre atento às nossas atualizações e também nas formas que temos de ajudar nos treinamentos empresariais oferecidos aos seus times.

Esperamos que este nosso conteúdo, por exemplo, tenha esclarecido sobre as principais tendências de treinamento corporativo por vir e as formas de aplicá-los na realidade dos seus colaboradores. Para saber mais sobre o trabalho da Aspectum e conhecer o que temos a oferecer nesse sentido, entre em contato conosco agora mesmo!

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