Learning Agility: Significado e Importância da melhoria contínua

Compreenda melhor o conceito e significado de learning agility, seu papel no mundo VUCA e como faz parte do RH.

Escrito por:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
learning agility

Imagine algo que você sempre quis fazer ou uma ideia que quer colocar em prática. É difícil sair da teoria, do mundo das ideias e, efetivamente, tirar do papel os seus conhecimento, não é mesmo? Volte, inclusive, para o momento da graduação e tente lembrar de como foi difícil aplicar tudo que era aprendido em sala de aula dentro do ambiente de trabalho.

O learning agility é uma opção para quebrar essas barreiras e facilitar a aplicação de conhecimentos teóricos, incluindo o movimento de sair da zona de conforto para testar coisas novas. Traduzido como agilidade para aprender, esse conceito se refere a uma nova modalidade de ensino e, inclusive, uma habilidade a ser desenvolvida que permite facilitar esse processo de aplicação.

Quer saber mais sobre o assunto? Então descubra agora a importância da evolução com o learning agility.

O que é o learning agility

O learning agility é uma modalidade de aprendizagem voltada para a experiência, para a prática. Enquanto no passado as instituições de ensino tradicionais focavam em um aprendizado muito teórico, dentro da sala de aula, o learning agility propõe algo mais conectado ao mundo dinâmico no qual você e os seus colaboradores estão inseridos na atualidade.

Existem métodos de ensino voltados para o learning agility, que colocam os estudantes a experimentar coisas novas e, a partir dessa experiência, adquirirem novos conteúdos e habilidades. Porém, existem também profissionais que têm essa competência, o que significa que eles estão sempre em busca, ativamente, de novas experiências, desafios e, dessa forma, do autodesenvolvimento baseado na prática.

A importância desse conceito

É nítido que o mundo está mudando cada vez mais rápido. A realidade é incerta, volátil, com problemas e situações novas a todo momento, desafios nunca antes vistos e decisões difíceis de serem embasadas em conhecimentos anteriores, por se relacionarem com algo muito novo e inédito.

Dessa forma, o learning agility é uma modalidade de ensino voltada para essa nova realidade. Pessoas com essa competência são capazes de aprender com as novas situações, além de antecipar problemas e riscos, buscando sempre soluções inovadoras e voltadas para o crescimento, seja ele o próprio, seja o da organização na qual estão inseridas.

Os pilares da mentalidade learning agility

A boa notícia é que a mentalidade learning agility pode ser desenvolvida. Essa característica é baseada em quatro pilares. Entenda agora quais são eles:

  • aprender com os erros e evoluir: a aprendizagem se volta para a realidade, a experiência, de forma que os erros são a principal forma de aprender novas competências e, com isso, evoluir, alcançando novos patamares;
  • inovar: as soluções buscadas sempre são novas, o que significa que o learning agility está voltado para a inovação e o pensamento fora da caixa;
  • encarar as transformações: em vez de se prender ao antigo, o learning agility se baseia na aceitação das mudanças de forma calma e tranquila, buscando sempre a melhor forma de se adaptar;
  • adaptar-se a situações adversas: o learning agility não envolve apenas uma adaptação a situações novas, mas também a novas adversidades, obstáculos, desafios, buscando soluções em vez de travar diante de um problema.

Como você pode perceber, o learning agility é um conceito que veio para ficar nesse novo mundo dinâmico e inovador. Empresas que querem ser competitivas precisam contar com treinamentos que utilizem essa metodologia e ter colaboradores com essa habilidade. Só assim é possível se destacar e garantir resultados extraordinários em um mercado cada vez mais instável e competitivo.

Lembre-se de compartilhar este artigo!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba as últimas novidades sobre treinamentos e desenvolvimento humano

tudo sobre desenvolvimento de pessoas, capacitação & RH.

Mais do Portal

ser proativo

Descubra como ser proativo

O que significa ser proativo. O que fazer para desenvolver a proatividade. Como saber se você tem iniciativa. Entenda a diferença entre ser proativo e reativo.

employee experience

O que não é Employee Experience

O que Employee Experience não é, significado, exemplos, vantagens, employee branding, employee journey, experiência do funcionário, implementação e guia.

ser proativo

Descubra como ser proativo

O que significa ser proativo. O que fazer para desenvolver a proatividade. Como saber se você tem iniciativa. Entenda a diferença entre ser proativo e reativo.

Conheça um de nossos treinamentos pela voz do nosso CEO.
Vídeo online sem interação humana.

Assistir agora

Fique por dentro dos próximos treinamentos, webinários ao vivo e programe-se para participar de algum deles no melhor momento para você.

Agendar

Quer mais informações?
Descubra como o Google, Facebook, Bradesco, Syngenta e outros clientes tem investido na formação de seus líderes e como você pode trazer nossas metodologias para sua empresa.

Solicitar contato