Imagine algo que você sempre quis fazer ou uma ideia que quer colocar em prática. É difícil sair da teoria, do mundo das ideias e, efetivamente, tirar do papel os seus conhecimento, não é mesmo? Volte, inclusive, para o momento da graduação e tente lembrar de como foi difícil aplicar tudo que era aprendido em sala de aula dentro do ambiente de trabalho.
O learning agility é uma opção para quebrar essas barreiras e facilitar a aplicação de conhecimentos teóricos, incluindo o movimento de sair da zona de conforto para testar coisas novas. Traduzido como agilidade para aprender, esse conceito se refere a uma nova modalidade de ensino e, inclusive, uma habilidade a ser desenvolvida que permite facilitar esse processo de aplicação.
Quer saber mais sobre o assunto? Então descubra agora a importância da evolução com o learning agility.
O que é o learning agility
O learning agility é uma modalidade de aprendizagem voltada para a experiência, para a prática. Enquanto no passado as instituições de ensino tradicionais focavam em um aprendizado muito teórico, dentro da sala de aula, o learning agility propõe algo mais conectado ao mundo dinâmico no qual você e os seus colaboradores estão inseridos na atualidade.
Existem métodos de ensino voltados para o learning agility, que colocam os estudantes a experimentar coisas novas e, a partir dessa experiência, adquirirem novos conteúdos e habilidades. Porém, existem também profissionais que têm essa competência, o que significa que eles estão sempre em busca, ativamente, de novas experiências, desafios e, dessa forma, do autodesenvolvimento baseado na prática.
A importância desse conceito
É nítido que o mundo está mudando cada vez mais rápido. A realidade é incerta, volátil, com problemas e situações novas a todo momento, desafios nunca antes vistos e decisões difíceis de serem embasadas em conhecimentos anteriores, por se relacionarem com algo muito novo e inédito.
Dessa forma, o learning agility é uma modalidade de ensino voltada para essa nova realidade. Pessoas com essa competência são capazes de aprender com as novas situações, além de antecipar problemas e riscos, buscando sempre soluções inovadoras e voltadas para o crescimento, seja ele o próprio, seja o da organização na qual estão inseridas.
Os pilares da mentalidade learning agility
A boa notícia é que a mentalidade learning agility pode ser desenvolvida. Essa característica é baseada em quatro pilares. Entenda agora quais são eles:
- aprender com os erros e evoluir: a aprendizagem se volta para a realidade, a experiência, de forma que os erros são a principal forma de aprender novas competências e, com isso, evoluir, alcançando novos patamares;
- inovar: as soluções buscadas sempre são novas, o que significa que o learning agility está voltado para a inovação e o pensamento fora da caixa;
- encarar as transformações: em vez de se prender ao antigo, o learning agility se baseia na aceitação das mudanças de forma calma e tranquila, buscando sempre a melhor forma de se adaptar;
- adaptar-se a situações adversas: o learning agility não envolve apenas uma adaptação a situações novas, mas também a novas adversidades, obstáculos, desafios, buscando soluções em vez de travar diante de um problema.
Como você pode perceber, o learning agility é um conceito que veio para ficar nesse novo mundo dinâmico e inovador. Empresas que querem ser competitivas precisam contar com treinamentos que utilizem essa metodologia e ter colaboradores com essa habilidade. Só assim é possível se destacar e garantir resultados extraordinários em um mercado cada vez mais instável e competitivo.